[Review] Xperia C, o smartphone grandalhão e dual SIM da Sony

Selfies no Xperia C.

Em um mundo ideal todo mundo compraria e usaria smartphones topos de linha. Eles são mais rápidos, bonitos, telas deslumbrantes e câmeras que rivalizam com as dedicadas mais simples. Esse mundo ideal não existe, então as fabricantes “deterioram” seus melhores projetos para diminuir os preços e levar a maravilha do smartphone moderno a mais pessoas.

No caso da Sony, quem não pode bancar um Xperia Z1 tem, entre outras opções, o Xperia C. Por menos da metade do que custa o irmão mais caro, esse grandalhão desajeitado e que aceita dois SIM cards é capaz de deixar seu dono plenamente satisfeito? É o que descobriremos neste review.

Vídeo

5 polegadas e algumas pegadinhas

Xperia C na mão, com a tela ligada.
Foto: Rodrigo Ghedin.

O boom dos phablets reverberou mais do que imaginávamos quando o formato surgiu, há cerca de dois anos. Hoje, com exceção da Apple todas as demais grandes fabricantes aumentaram as telas dos seus modelos flagship para 5 polegadas e, entre os modelos mais simples, telão passou a ser um diferencial com bastante apelo junto ao público. Se for dual SIM, então, melhor ainda.

O Xperia C embarca nessa tendência e apresenta uma tela TFT de 5 polegadas. Como não dá para ser a mesma de modelos superiores por questões orçamentárias, o que sobra em espaço física falta em qualidade. Não é uma tela exatamente ruim, mas a baixa resolução (540×960 pixels), somada a um acabamento estranho, que a faz parecer de plástico, diminuem um tanto a empolgação anterior ao ato de ligá-la. Ah, e tome cuidado: não há Gorilla Glass ou outro revestimento anti-riscos aplicado à tela.

Se em equipamentos melhores a tela grande implica em um gadget grande, a mesma lógica se aplica aqui. Parece ser mais um problema com o design da Sony para a safra 2013 de smartphones, já que o Xperia Z1 também sofre com o excesso de espaço perdido na frente. Neste modelo aqui, o mesmo se nota: há muita borda, e além de esteticamente ruim, isso aumenta o tamanho do aparelho e dificulta um pouco seu manuseio com uma mão só. Apesar de grande, o peso do Xperia C é menor do que o esperado — 153 g.

A parte frontal do Xperia C tem uma pegadinha cruel. O que aparentam ser dois alto-falantes, numa disposição que lembra a dos últimos One, da HTC, são apenas os velhos speaker do telefone e microfone abaixo escondidos por grades idênticas. Eu, que esperava um estéreo potente saindo dali, tive que me contentar com o áudio mono, alto porém sem realce algum, da saída (essa sim!) na parte de trás. Um aspecto em que a Sony tem acertado sucessivamente, o LED de notificação, é outro gol no Xperia C: discreto, colorido e na parte inferior.

A pegadinha com a tampa do Xperia C.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Por falar em pegadinha, outra (isso está parecendo o Topa Tudo Por Dinheiro!): o design dá a impressão de que a construção do Xperia C é unibody, sem tampas ou partes removíveis. Mas é só impressão mesmo. O segredo está no encaixe: a tampa de trás “abraça” o aparelho e se junta com a parte frontal que, por sua vez, tem uma espécie de camada extra brilhante, destoando do acabamento fosco da tampa. É bem engenhoso e conta pontos positivos no visual; por outro lado, é um saco para abrir e a bateria nem é removível.

A unidade que me foi cedida pela Sony é branca e tem um truque que divide opiniões. Há um tom levemente perolado na tampa de trás que, dependendo de como é exposta contra a luz, exibe um brilho meio esverdeado. Tem que goste.

O desempenho do Xperia C

LED de notificações discreto.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Na hora que o Android surge na tela e acessamos o sistema, o Xperia C faz jus à sua categoria. Ele conta com um processador quad-core de 1,2 GHz da MediaTek (modelo MT6589), GPU PowerVR SGX544 e 1 GB de RAM. No papel, parece suficiente para tarefas do dia a dia, essa coisa trivial de redes sociais, fotos no Instagram e um joguinho vez ou outra — rodei Crazy Taxi sem engasgos, por exemplo. E, de fato, dá para passar por essa rotina sem maiores sustos. Por mais estranho que pareça, apesar dessa boa impressão a que ficou é de que poderia ser melhor.

Não posso afirmar qual o culpado, mas é recorrente a sensação de “arrasto” no sistema. Não uma lerdeza generalizada, típica de smartphones mais baratos, mas uns atrasos mínimos, constantes, que no acumulado acabam estragando um pouco a experiência. A área onde esse incômodo mais se faz notar é, sem dúvida, no teclado. Pelo bem da sua sanidade, desative o método “swipe” de escrita se você não o utiliza, porque é bem comum, caso você digite rápido, a tela entender dois toques distintos como um deslize e bagunçar o que você estiver escrevendo.

Talvez seja a GPU, talvez a falta de otimizações da MediaTek, só sei que o Xperia C fica devendo em desempenho. Uma dívida difícil de ignorar em um aparelho que custa o que ele custa.

Agora, imperdoável mesmo é a Sony ter disponibilizado apenas 4 GB de memória interna. Subtraia o espaço que o Android toma e sobra apenas 1,2 GB para o usuário. É pouco, independentemente do perfil. Instale uns apps, baixe umas músicas, tire umas fotos e a mensagem de espaço insuficiente começa a atazanar. Jogos? Não se atreva.

Ameniza um pouco a existência de um slot para cartão microSD (até 32 GB) e o fato de que, ao ser instalado, ele passe a receber a instalação de apps. Se viesse algum na caixa eu talvez nem estivesse criticando esse ponto, mas não é o caso. O cartão deve ser, idealmente, uma saída para quem foge da curva de normalidade no uso — alguém que curta muito música, jogos ou fotografia, por exemplo. Dentro dos meus critérios, smartphone intermediário tem que vir com o mínimo de espaço para que o usuário médio não se incomode, ou não tão cedo, com esse detalhe. Novamente: não é o caso.

A versão branca tem acabamento perolado.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Se existe algo digno de nota, positivamente falando, no Xperia C, é a bateria. Ela tem capacidade de 2390 mAh, o que não chama muito a atenção, mas na prática é duradoura, provavelmente graças à combinação entre baixa resolução da tela e um SoC antigo com processador econômicos (Cortex A7). Consegui ficar mais de um dia com a mesma carga usando o dispositivo normalmente, feito raro entre os aparelhos testados que já passaram por aqui.

Câmera, a máquina de selfies

Selfies no Xperia C.
Foto: Rodrigo Ghedin.

O material publicitário do Xperia C ressalta muito a habilidade da sua câmera em fazer autorretratos, ou selfies. Existe uma configuração no app que promete realçar rostos, smile detection e um guia de voz para usar a câmera principal (atrás) para tirar fotos de si mesmo.

Esse modo é apenas um dos acertos do app nativo da Sony para suas câmeras em smartphones, que é sempre muito bom. Minimalista e recheado de recursos, todos acessíveis a partir de botões na lateral esquerda que podem ser fixados (até três) para acesso mais rápido, não há muito do que reclamar nesse departamento.

O guia de voz, mencionado acima, funciona bem e é divertido, o tipo de coisa que chama a atenção em uma roda de amigos e, para quem gosta de tirar foto do próprio rosto com regularidade, uma ajuda e tanto. Câmeras frontais são mais práticas, mas costumam sacrificar a qualidade. Essa história se repete no Xperia C (a frontal faz retratos a 640×480 pixels e uma qualidade sofrível), mas com a moça que diz para onde virar o smartphone a fim de enquadrá-lo corretamente, não é preciso deixar de lado a melhor câmera na hora de fazer uma selfie.

“Melhor câmera”, claro, tendo a frontal como referencial. Porque apesar de ter uma resolução alta (8 mega pixels) e o sensor CMOS retroiluminado Exmor R, ela deixa a desejar.

Tive muita dificuldade para não borrar as fotos. A abertura fixa é de f/2,6. Não é enorme, obriga o obturador a permanecer mais tempo aberto para capturar imagens em ambientes desfavoráveis — leia-se qualquer coisa abaixo de Sol do meio dia. Em várias fotos que fiz num dia meio nublado, elas foram tiradas com velocidade entre 1/10 e 1/20, um nível em que qualquer tremida inutiliza o resultado. Isso ocorreu várias vezes.

Quando consegui resultados não borrados, esses se mostraram no máximo passáveis. Há ruído aparente em áreas escuras, o alcance dinâmico é baixo (e o HDR nem sempre é uma boa por retardar ainda mais a captura da imagem), há problemas de definição e, especialmente nas selfies, um pós-processamento muito, mas muito agressivo. Para não dizerem que é birra da minha parte, deixo a timidez de lado e mostro esta selfie não muito feliz, mas que prova o meu ponto:

Excesso de pós-processamento estragou a imagem.
Uma selfie particularmente ruim. (Clica que amplia.)

A foto acima é um caso extremo — outras selfies não ficaram tão ruins. Não fiz edição alguma nessa imagem. Ainda assim, repare como minha barba e bigode viraram desenho e meu rosto inteiro parece uma pintura de tinta óleo.

Abaixo, mais alguns exemplos:

Veja as fotos acima e outras, na resolução natural, neste link.

Android e Xperia UI

Muito do que escrevi sobre a personalização da Sony para o Xperia Z1 se aplica ao Xperia C. A Xperia UI é, entre as modificações de fabricantes para o Android, uma das mais agradáveis: apesar do visual estranho, ela não afeta significativamente o desempenho e traz algumas implementações legais, como os atalhos rápidos na cortina de notificações e os mini apps, acessíveis via tela de multitarefa.

O Xperia C vem com o Android 4.2.2, a antepenúltima versão do sistema. Além de mudar elementos visuais e alguns padrões gráficos, e incluir atalhos e facilidades realmente práticas como as citadas acima, a Sony inclui alguns apps exclusivos. Os de mídia, por exemplo, são da própria empresa e embora dividam espaço com as ofertas do Google, têm lá seu charme. Eles são atrelados ao serviço da Sony para streaming e consumo de mídia, o Sony Unlimited, que funciona, ironicamente, de forma limitada no Brasil — apenas a parte musical; a de filmes, ainda não chegou por aqui.

Xperia C, o intermediário da Sony

Xperia C: um smartphone intermediário.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Smartphones intermediários fazem sacrifícios para manter seus preços relativamente baixos. O Xperia C não é exceção e, para ficar abaixo dos R$ 1.000, sacrifica a qualidade da tela, das fotos que a câmera faz e um pouco do desempenho. Em troca, agracia seu proprietário com uma tela fisicamente grande, uma bateria digna de nota, dois SIM cards e um design bonito.

Os pontos fracos comprometem um pouco a experiência, sem dúvida. Os 4 GB de espaço interno são inaceitáveis; se você comprar um Xperia C, reserve uns trocados para um cartão microSD. É indispensável, a menos que você use-o apenas para fazer ligações e trocar mensagens.

Review do Xperia C.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Na linha do Xperia C estão concorrentes fortes, como o Galaxy Gran Duos, da Samsung, na mesma faixa de preço, e o Moto G, da Motorola, que custa menos e tem um conjunto mais equilibrado. Está quase clichê escrever isso, mas esse projeto da Motorola é difícil de bater no custo-benefício.

Existem pontos adoráveis no Xperia C? Sim, existem. Mas eles são esquecidos rapidamente quando seus problemas começam a aparecer. É um aparelho intermediário em muitos sentidos, que custa R$ 999 (preço sugerido, mas há encontrável por até R$ 770 na data da publicação deste review). Nesse segundo valor ele é uma boa pedida, mas tenha em mente que exitem smartphones concorrentes no mercado, com configurações similares e até melhores, a preços mais competitivos.

Compre o Xperia C.

Compre o Xperia C

Comprando pelos links acima o preço não muda e o Manual do Usuário ganha uma pequena comissão sobre a venda para continuar funcionando. Obrigado!

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

100 comentários

  1. Estou com o Xperia C a um mês e não encontrei problema algum, estou com Um cartão de memória de 8 gigas e o celular roda jogos short pesados com N.O.V.A 3 e asphalt 8. Eu gostei muito do smartphone, e o microfone não tem problema algum

  2. Tenho um xperia C e o plug do fone de ouvido não encaixa direito no celular, isto é, não estou conseguindo usar o fone de ouvido, alguém pode me ajudar?

  3. comprei um cartão de 32gb, configurei para o armazenamento ser feito no cartão sd, mas, não consigo baixar nada na play store prq sempre diz que não tem espaço suficiente, o que faço?

  4. vi alguns comentarios aq e reclamaram do espaço de memoria o caso e q eu tenho o meu xperia c a 10 meses e vi q o espaço era pouco apaguei alguns app q nao uso meu cartao e de 32gb so q o espaço do cell msm e muito pouco p muitos app baixados baixe apenas o suficiente e da p usar numa boa o meu nunca travou vlew

  5. Ridículo a memória desse celular, não indico para ninguem. Não tenho me instalado com 3 dias de uso não consigo nem atualizar app básicos por falta de espaço

  6. gente,minhas ”selfies” saem terríveis,embaçadas e a noite selfie????nem pensar!!!no que diz respeito a memória,optei pelo memory card ao invés de interno!quanto a isso não tenho o que reclamar,mais ou menos!rs!!!estou muito decepcionada,pois todos diziam que a sony era a que possuia a melhor resolução,e não é!!pode ser que eu não saiba configurá-lo e esteja falando besteira….alguém pode me ajudar????

  7. O meu Xperia C tbm com o Mesmo poblema no Audio quando falo no whatsap ninguem esculta nada qe eu falo e eu tenho cartao SD e aiinda nao posso baixa nada que so fica dando memoria cheiia aff..
    Antees eu pegase um MotoG..

  8. Eu até que gostava da sony, mas ultimamente só tenho tido raiva, tenho esse bendito telefone, primeiro começou a apagar sozinho e não voltava mais….parece que era birra… voltava quando queria…Mandei pra assistência em são paulo, pois em Manaus não dispõe de assistência…Voltou do mesmo jeito…Agora para completar as raivas, ele não aceita cartão de memória, quando funciona, apaga todas as informações que estiver no cartão….Não sei mais o que fazer…Estou super descontente com a sony… Esqueci de citar…quando coloco o cartão de memória em outro aparelho, funciona normal…

  9. Estou a 2 dias com o meu xperia c, e não sei como reiniciar o telefone se caso ele travar!! E gostaria de saber se dar para da print na tela???

  10. Meu xperia c não reconhece os chips. Aparecem as operadoras, mas indica só chamadas de emergência.Me ajudem

  11. Na consigo fazer chamadas, o call settings esta desactivado e me pede um PIN, o que faco pois nao conheco o tal PIN

  12. ESSE SONY XPERIA C É UM LIXO, “””” ATENÇÃO NÃO COMPREM **** PARA NÃO JOGAREM DINHEIRO FORA !

  13. Tenho o meu xperia a 1 meses não consigo mandar áudios no meu whatsapp, a camera frontal dele é péssima, n consigo baixar nada no play store, não consigo salvar uma foto do facebook ou qual quer um outro aplicativo. Se alguem puder ajudar agraço.

  14. Coloquei hj o cartão de 16… E para minha surpresa nap estou nem conseguindo tirar fotos…não consigo tranferir as fotos e vídeos da memória para o cartão… Alguém consegye me ajudar? Os App consegui, mas o resto…

  15. Tenho o meu xperia a 5 meses não consigo mandar áudios no meu whatsapp, a camera frontal dele é péssima, n consigo baixar nada no play store! Oq eu fasso?… Ja acabou a garantia!

    1. eu tbm nao consigo mandar áudios,as pessoas dizem:tá falhando!!!que ódio!!!mil reais no lixo!!!!!e a minha câmera frontal?uma bosta!

    2. tem q baixar um app da sony q permite seus audios serem compartilhados e sempre atualizar o walkmam

  16. Eu comprei ela há 3 semanas e é muito BOM! Os 4GB é pouco mas eu ganhei 1GB de memória do dispositivo e sobrou apenas 1,20GB do Armazenamento Interno. Porém é ótimo, tenho varios jogos que somando-os dão quase 2GB.

  17. comprei um xperia C, já foi para a assistência, falaram que tava tudo certo, mas não consigo entrar na internet em casa, ele salva a rede, mas diz que esta protegido por wpa/wpa2, e tb não consigo entrar na internet da Tim, já configurei com a atendente um milhão de vezes manualmente, mas nada da certo…. por favor alguém pode me ajudar?

  18. Lixo!!!! Tem um mês que comprei esse modelo Xperia C e está com defeito no microfone, olhem quantas reclamações deste celular no site: reclame aqui

  19. Tenho um xperia c, comprei a pouco tempo, existe sim coisas que desanimam o usuário, como a câmera frontal, mas a normal é ótima, o pouco espaço eu resolvi facilmente cm um cartão SD, estou gostando do meu sony… espero que não tenha problemas mas lá na frente…

  20. Comprei o aparelho recentemente e tive o azar de ele dar um problema que só depois que aconteceu é que encontrei pessoas reclamando também. Que é um problema no sistema do microfone interno dele, onde em chamadas ou gravações de áudio ou vídeo há presença de ruídos ou som muito baixo.
    Em alguns fóruns ví pessoas dizendo que tinham resolvido o problema ativando ou desativando os recursos de Clear Phase e xLOUD na configuração de audio do aparelho, ou até mesmo atualizando o sistema via Sony PC Companion, mas no meu caso nada disso resolveu.
    Então abri um chamado via (www.sonymobile.com/br) e enviei para a Assistência Técnica. Quase uma semana depois me surpreendo com o pessoal dos Correios trazendo o aparelho de volta e pra minha alegria o problema estava resolvido. Junto veio um papel informando que eles fizeram uma atualização do sistema e um reparo na placa sub num sei das quantas…
    Agora pouco mais de uma semana depois, o aparelho parece estar em ordem e espero que esteja mesmo.
    Estou relatando isso porque já tive outro aparelho da linha Xperia e não tive problema algum com ele e porque o pessoal da Sony foi super correto no atendimento desse meu problema com o Xperia C. É claro que como cliente o que eu esperava era não ter passado por isso já que eu tinha comprado um aparelho que se mostrava acima da média do que tinha no mercado, todavia, com as produções em massa de hoje em dia acredito que isso seja um male que acomete até as boas marcas.
    O bacana do aparelho é que ele é bem corajoso, tem uma câmera razoavelmente boa, tem a opção de mandar apps muito grandes para o cartão de memória e o tamanho do aparelho, embora seja um pouco incômodo para carregar no dia-a-dia, proporciona uma boa experiência em jogos e assistir vídeos.

  21. A memória interna do meu está sempre cheia… E não consigo inserir um cartão Sd.. Como eu faço pra colocar o cartão sd?

  22. Estou ha uns 3 meses com o xperia c, mas todos me ouvem baixo e com ruído, pelo que vi é do telefone mesmo e pelo jeito não adianta trocar! Agora o problema é com os apps do google play, tem um espaço gigante no cartao de memoria e ele diz: Não há espaço suficiente no disco.
    Não sei mais o que fazer com esse telefone!!

    1. Raquel, o meu veio com esse defeito no microfone, mas troquei por outro ainda na loja que não apresentava este defeito. Mas soube que houveram varias trocas por essa mesma causa. Se já passou seu prazo de troca vale a pena procurar a assistência técnica.

    2. Pelo visto são todos, o meu veio que eu não conseguia ouvir nada numa ligação…mandei p assistência, trocaram uma peça, aí prestou….

  23. Comprei um Xperia C roxo, achei lindo, mas ele está com defeito na saída do som durante as chamadas, causando muitos ruidos. Dei uma pesquisada na net e várias pessoas estão com o mesmo problema. Estou aguardando a troca do aparelho, mas estou com o pé atrás de pegar a mesma marca e o mesmo modelo. :(

    1. Quer um conselho?! Pegue outra marca, comprei um e amei,porém tinha esse pequeno detalhe, as pessoas não me ouviam. Sabe quantas trocas fiz? Quatro!!! E todos com o mesmo defeito. Cansei e troquei pelo Moto G, inicialmente não era o que eu queria,mas supriu minhas expectativas. Contatei a Sony e eles não demostraram nenhuma importância e ainda quis culpar a Loja que comprei.

  24. Meu Xperia C caiu na agua ontem, e ta dando umas zicas, tipo: nao ta carregando a bateria, toda hora diz que ha super aquecimento da bateria e pede para desligar o aparelho e religar mais tarde. nao sei mais o que fazer, alguem pode me ajudar? To desesperada….

  25. URGENTE
    Estou há 2 meses , comparando celular e a cada dia só cresce a minha dúvida ‘ :/
    MINHAS PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS É:
    (Dual chip, Câmera traseira e frontal de Ótima qualidade, Tela de 5 ou mais ‘
    E com boa memória interna ‘ que seja rápido o acesso a internet e sem travamentos em nenhuma das funções ‘)
    —————————————
    Estou em dúvidas entre o ‘
    Xperia T2 ultra dual – ( Esse ouvi falar que risca com alta facilidade )
    Galaxy Grand Duos
    Galaxy S4 mini ‘
    LG G2 MINI ‘
    POR FAVOR MIM AJUDEM , aceito indicação de outros também ‘

    1. Ola tenho o lg pro lite dual,D685 ele e otimo com 8 gigas de memoria interna completo. Tudo. Comprei no soubarato.com .br. Espero que tenha ajudado

    2. opte por um grand duos ou um grand duos prime, o grand duos vem com uma memória de 8 GB, e ainda tem entrada para cartão SD, a camera traseira é de 5mp e a frontal, é um pouco melhor q a camera do sony xperia C. já o grand duos prime, a câmera traseira é de 8 mp (se eu nao me engano) e a frontal, 5 mp, (isso, 5 mp). boa sorte, eu tinha um grand duos, mas infelizmente fui assaltado, e agora estou com o sony xperia C, q até agora não deu nenhum problema e tomara q nao de

  26. Ele permite instalar jogos, apps no cartão de memória ?
    Pq se não permitir então nem adianta pq 1GB e pouco demais ‘

  27. eu comprei um xperia c e não sei se posso comprar qualquer marca de catão de memória por favor se souber me avisa obrigada

  28. Olá Rodrigo,

    Eu não tenho o Sony C e sim o E dual chip C1604, vc poderia me ajudar como fazer um bom uso dele?
    Ele está desligando toda hr, ta mto dificil de mexer nele.
    Já tentei atualizar o sistema dele, como estão me pedindo, mas tbm não consigo, não finaliza a atualização trava no meio!
    To muito desanimada!!

    Me ajude.

    Obrigada!

  29. ah !entre esses do relato anterior tem o ( moto x ) se pode ser uma opção melhor e uma duvida fundamental é sobre o( gps ) queria um que eu possa traçar a rota e ouvir pelo fone de ouvido ,pois eu ando de moto e fico meio perdido quem pude me ajudar ????

  30. Rodrigo,

    Estou com um grande problema com este celular… quando faço ligações fica chiando e o aparelho em si fica com o tom baixo, li em alguns lugares que vários aparelhos tiveram esses problemas, só acontece quando uso o chip da Oi (utilizo Oi e Claro) mas nem com a atualização o problema foi sanado, troquei o chip, o aparelho, mas o problema persiste. Existe salvação?

  31. quero comprar um smartphone e estou em duvida ,quanto funcionalidade dos aparelhos . ( xperia c 5″ — LG L90 Dual D410 Preto com Tela de 4.7 — Moto G™ Dual Preto com Tela de 4.5 ) minhas duvidas miores são entre cameras com flash, audio bom e video em hd , resolução de tela , memoria interna externa , custo beneficio…..e outros que vc pode me ajudar.

  32. Tenho um xperia c e todo mundo diz que me ouve mt baixo nas ligacoes ficam dosendo pra falar mais alto outros tb tem ou o meu ta cm problema ?

    1. Não é só o seu não, fiz três trocas devido a isso, na quarta peguei um Moto G. Queria muito ficar com o Xperia C, amei o aparelho, mas por causa disso tive que trocar.Quer um conselho, torque por outro modelo. Contatei a Sony e eles não demostraram nenhum sinal de que se importava com a minha satisfação.

  33. Muito bom aparelho, satisfação mesmo, ganha de outros com facilidade. Recomendo para jogadores! minha análise: tela de 5, camera 8mpx, filma em hd, 4 gigas de memória interna que tem soma real com seu micro sd! sim isso mesmo, descarrega jogos e aplicativos androids diretamente p micro sd, vc ainda opta por(sistema determina, direto p micro sd ou memória interna) nativo do próprio aparelho best of best! tela e processador quad core fazem a festa dos gamers ou iniciantes a jogos como eu…obs. poderia ser melhor(4G, bateria 3000, tela gorilla gass) show de bola com 32gigas de micro sd class 10!!! valeu sony agora ve se faz isso em todos po…só nesse não dá lucro. 03/06/2014 (799,00).

  34. Comprei o Xperia C recentemente. Adorei, a não ser por um problema. Quando ligo para alguém, a pessoa me ouve muito baixo(mesmo com o volume do microfone no máximo) ou com ruídos. Troquei o aparelho 3 vezes na loja onde comprei, e sempre esse mesmo problema. Tenho que usar um headset para me comunicar bem. Queria saber se é só o meu(o lote da loja), ou isso é comum do aparelho. Porque se for, irei trocar por outra marca. Detesto falar alto pelo celular. Se alguém puder me responder…

  35. Comprei o Xperia C e tomara que não me arrependa! Sempre fui muito fã dos intermediários da Sony, pela qualidade razoável da câmera e principalmente pela qualidade do áudio, além de preços acessíveis! Meu último foi um Xperia L, mas já passei pelos antigos Xperia X10, Xperia P e Xperia Live Walkman. Gostei muito do L. vamos ver o C…

  36. Tenho, muito bom, em relação memoria ao colocar o cartão sd tudo jogos app vao para memoria do cartão, então memoria interna não é problema, filma e tira foto au mesmo tempo…
    e por 700 reais nada se comprara a ele.

  37. Bom dia. Adorei o review, bem informativo!
    Eu tenho esse celular, e estou mto feliz com ele. Mesmo usando bastante a bateria esta durando quase dois dias, e me surpreendeu mesmo.
    Mas esse celular realmente tem várias pegadinhas. É fácil fácil se perder nas configurações e ficar sem algo que vc gostaria.

  38. Vou comprar meu smartphone amanhã e se possível gostaria de uma sugestão.
    Preciso de um telefone bonito, imponente, que tire boas fotos e acesse redes sociais e e-mails. SOMENTE ISTO. Qual seria a melhor indicação no meu caso? o Xperia C ou o Moto G? Sendo que encontrei os dois na mesma faixa de preço R$ 600,00 a R$ 699,00. Gostaria de sua opinião!

  39. Olà,gostaria de saber se a noite camera frontal dele fica escura,na verdade até de dia ela não funciona bem.Devo ligar para à assistência?

  40. comprei esse celular na pressa de ter um smartphone da sony
    tinha um galaxy s2 lite a tela superamoled é incrivel e confesso que quando comecei a usar o xperia c me decepcionei bastante o espaço interno é uma vergonha além da camera frontal ser de pessima qualidade
    o que se destaca pra mim é a duração da bateria
    já estou doido pra vender ele e voltar a ter um galaxy

    1. Pior…tambem tive o galaxy s2 lite i9070, depois dele comprei o atual xperia c…qualidade da tela desanima e o sistema de voz auto-retrato nao funciona, me arrependo de ter passado o s2.

  41. Este celular é muito ruim pra carregar no bolso?
    Fora a tela e a memória qual outro ponto fraco se destaca?

  42. Este smartphone é uma porcaria, apesar da tela grande, uma ótima camera e otimo precessador, tem um inaceitavel defeito, memória interna muito pequena, apesar de ter quatro Gigas de memória, ela é quase totalmente usada para seus aplicativos padrões de fabrica, e mesmo você colocando um cartão de memória de grande porte como é o meu caso que coloquei um de 16 GB, mesmo assim ele ainda fica dando sinal de memoria cheia. Não entendo como, ja que meus aplicativos estão todos instalados no cartão de memória. Gostaria de uma sujestão…..

      1. Exatamente ! Fiz no meu e virou outro telefone. A memória interna de 0,98 como vem de fábrica passou para 1,98 com o root. Coloquei um cartão de 8gb que nem é tão grande assim e resolvi todos os meus problemas. Agora a única coisa realmente que deixa a desejar é a câmera frontal. No mais para mim está ótimo.

      2. Exatamente ! Fiz no meu e virou outro telefone. A memória interna de 0,98 como vem de fábrica passou para 1,98 com o root. Coloquei um cartão de 8gb que nem é tão grande assim e resolvi todos os meus problemas. Agora a única coisa realmente que deixa a desejar é a câmera frontal. No mais para mim está ótimo.

  43. Eu paguei 900,00 e faz 1 mês q estou com ele, por ter 1 GB de memória até q ñ é ruim para quem usa redes sócias ou até mesmo alguns jogos, pois ele te dá a opção de salvar a maioria dos app no cartão que comprei de 16GB e até desativar aqueles app desnecessários, o que mas consegui sentir de problema foi a tela, quando vc da zoom aparece alguns riscos pretos que somem imediatamente, acredito que seja os pixels mas ñ interfere muito, claro existem usuários bem detalhista, mas quem hj em dia tem aqueles 1.800 a 2.500 para comprar aquele top do mercado? E outra, o visual do aparelho é bem legal pois a Sony pelo menos muda o visual ao contrário dos concorrentes q só aumentam e muda pra g2, g3,g4,g5 e é tudo igual kkkk
    Parabéns pelo post bacana do celular!

  44. Esses 4g de memória é uma droga, mesmo com um cartao de 16g, já passei tudo que consegui para o cartao, desativei aplicativos e não adianta, fica reclamando de pouco espaço e eu nem sou daquelas pessoas que instalam de tudo. Como resolver isso? Tenho vontade de devolver o aparelho, quando comprei olha a câmera de 8 e achei que a memória também era de 8.

    1. Lilian, você conseguiu resolver a questão da mensagem de memória baixa? Estou com o mesmo problema, também comprei um sd de 16gb e não resolveu…
      Abraço!

  45. Não recomendo a compra desse aparelho. Todos os seus positivos são ofuscados pelo ridículo espaço de armazenamento interno que a Sony dá de esmola. Nem com ROOT melhora. Se vc usar o G+, FB, Wha, e algumas outras uinquilharias, ele te ameaça dizendo que não há espaço para receber seus sms. Revoltante por ser um Sony. Se fosse um CCE, Multilaser, etc., ts bem, mas, sinceramente, não recomendo. Não caiam no mesmo erro que eu. Pelo menos desisti da compra antes de uma semana e reavi meus R$700.

  46. olha eu gostei ate bem basico hj estou com o aparelho nokia lumia 720,mais o 720 tem uma camera otima eu amo tirar fotos e filmar nisto o lumia e bom mais o poblema eo softer pq e windows phone e muito complicado mais ainda estou em duvida se compro o x-peria c pq a camera ainda me deixa cm duvidas..algume me ajude

  47. Comprei um Sony Xperia C e para minha surpresa e decepção não consigo conectar o aparelho ao meu PC. Não adianta seguir as instruções do PC Companion e etc. Sempre não há reconhecimento do telefone. Ora, é um atraso, pois vários outros smartphones (LG, Samsung, …) basta serem ligados ao PC e são reconhecidos ( o tal de plug and play). O Xperia C necessitar de programa e etc e ainda não reconhecer o telefone é um atraso sem explicação.

  48. Olá ,tenho xperia C gostaria que alguem me informasse onde consigo muda a cor do led de notificação , para eu mesma escolher as cores que quero. Obrigada

    1. Bom dia. Tbm tenho esse celular. Pelo que fui fuçando só consegui mudar a cor do led no whatsapp, que tem uma variedade bem brande de cores, mas msgm sms e facebook, por exemplo, só consegui ”ativar” e ”desativar” o led, sem escolha de cores :/

  49. Bem… eu já tenho uma boa experiência (excelente, quer dizer) com o Xperia E dual, já que o mesmo apesar de ser bastante básico, ele me satisfez. Eu tenho uma plena confiança na Sony. Tanto é que decidi em adquirir o Xperia C.

    Simplesmente ele é um excelente aparelho. Não me incomodo tanto com a baixa resolução do mesmo, já que pretendo fazer companhia com o Galaxy Note (tablet), mas como aparelho de reforço. A decisão foi o tamanho da tela, fluidez do sistema e também a confiabilidade da Sony.

    E o antigo aparelho pretendo dar a minha namorada.

    1. faça o contrário. dê o novo pra namorada e fique com o velho. vc ganha muito mais…. mais beijos, mais tesão, mais dengo, mais tudo….rs.

  50. Cara, comprei um Xperia C por 799,00, tinha um Galaxy S duos antes e confesso que a primeira impressão foi desanimadora, senti saudade do Galaxy. Porém, pelo custo benefício, depois de mais de dois meses utilizando o smart, não posso reclamar. Tive alguns problemas que travaram a tela, e senti falta de retirar a bateria e forçar aquela reiniciada, mas depois que foi atualizado para a última versão do Android, percebi uma melhora grande.
    De qualquer forma, para quem quer um celular para suas atividades normais (redes sociais, fone, fotos e outros) o celular é uma boa pedida. Mas aconselho procurar bem por um preço justo.
    Abraço.
    Matheus Nunes

    1. hey cara blz, eu tenho um xperia c e curti bastante, deve ser pelo fato de ser meu primeiro smartphone, mas em relação ao travar o celular é só retirar a tampa q tem um botão de reset do lado oposto do cartão de memoria…

    2. Matheus, quando você quiser reiniciar o celular tem um buraquinho quase em cima da bateria que está escrito Reset, do lado e abaixo do SIM 2. A Sony pensou nisso também, você tem que usar uma ferramenta fininha,contanto que não seja agulha para não danificar o aparelho.

  51. Amigo se eu tivesse lido antes teria desisto de comprar o Xperia C. Os pontos que pra mim foram decisivos foram de poder tirar auto retratos, instalar apps no cartão de memória, tela de 5″ e o valor que consegui achar no efacil.com.br por R$673.00. Do que ter que comprar capinhas coloridas empurradas pelo fabricante concorrente e ainda andar com um cabo e mais um pendrive pendurado no smartphone não é nada recomendável e pagar praticamente o mesmo valor. Muito mais negócio ficar com Xperia C.

    1. Gustavo, ao escolher um smartphone é preciso pesar as prioridades. Aqui, dou um enfoque baseado na minha experiência e no que imagino sejam as necessidades da maioria. O Xperia C é capaz de satisfazer muita gente, mas dentro dos meus critérios, acho que ele falha em alguns pontos — todos explicados no review.

      Para você pode ser bobagem, mas personalizar o aparelho com capas coloridas é um ponto importante para outras pessoas. Viva a diversidade! :-)

      1. Realmente, também vou ficar com o Xperia C que consegui achar no efacil.com.br por R$673.00. O Moto G está sendo encontrado por R$ 615,00 a R$ 630,00 em outros sites, mas enfim, sua câmera e outras funções deixam a desejar, a única vantagem que vejo é no Moto G é o espaço para armazenamento e qualidade em pixels da tela. Por que a relação custo benefício é quase a mesma se tratando de Xperia C X Moto G . No mais não tem grandes diferenças assim. Sendo que convenhamos o Xperia C é bem mais atrativo aos olhos e para clientes que quase não baixam nenhum apps e jogos é um excelente smartphone.

        1. Também fui de Xperia C, vale lembrar que além dos infinitos problemas da motorola, o pos venda é um lixo, já o da sony mobile sempre foi bom!

  52. O xperia C ele é bom, mais eu queria saber se ele também é a prova da água, alguém podia me informa? Por favor!

  53. por < R$ 1.000, parece que é altamente recomendável um MOTO X, assim como um MOTO G, nos R$ 700. Acho que pra quem compra um Xperia C, tendo em vista sobre seus concorrentes até melhores que custa um pouco menos, o cliente gosta da marca Sony, teve uma experiência boa antes, talvez é o único pensamento para se adquirir o aparelho.

  54. Essa câmera é a maior revolução dos últimos anos!
    Selfie com Photoshop incluso!

    Mas falando sério agora: realmente esse mercado de smartphones é complicado… Às vezes nem os tops conseguem agradar, entregando uma experiência “satisfatória” cobrando caro.
    Chegou na categoria do mid, a coisa complica. Mesmo aparelhos de 1000+ reais, conseguem ter mais contras do que prós. Se não pesquisar MUITO, é fácil levar algo que não vale o preço…

  55. Além da Apple, temos a Motorola que apresenta o Moto X com uma tela menor. Apesar de não ter um grande hardware este ainda é o flagship da nos aquisição da Lenovo.

    Parece claro que a Sony se empenhou, mas deixou detalhes para trás e isso dificulta.

    1. Por 999 você compra os tops Lumia 920/925 ou um Moto G. Até um nexus na promoção. Difícil encontrar justificativa para comprar esse celular

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!