Marketing de guerrilha contra Worldcoin, o projeto de registrar íris do CEO da OpenAI

Adesivo colado sobre um QR code: “Diz muito que os investidores estejam desperdiçando dezenas de milhões em um novo esquema de criptografia a fim de ajudar os pobres do mundo. Se eles estivessem realmente interessados em ajudar comunidades de baixa renda, deveriam doar seu dinheiro em vez de investir em mais uma forma de vigilância.”
“Diz muito que os investidores estejam desperdiçando dezenas de milhões em um novo esquema de criptografia a fim de ajudar os pobres do mundo. Se eles estivessem realmente interessados em ajudar comunidades de baixa renda, deveriam doar seu dinheiro em vez de investir em mais uma forma de vigilância.” Foto: @docpop@mastodon.social.

O artista Doctor Popular criou adesivos para colar em cima dos cartazes da Worldcoin, startup/esquema co-fundado por Sam Altman, CEO da OpenAI, que quer registrar a íris de todas as pessoas do mundo em troca de uma criptomoeda fajuta.

Parece o plano diabólico de um filme ruim. O objetivo da Worldcoin é distinguir pessoas de inteligências artificiais, “habilitar processos democráticos globais” (?) e financiar com IA uma renda básica universal. (Sério, eu não estou inventando; está no site oficial.)

É esse cara — que não entendeu Oppenheimer — que está na vanguarda do Vale do Silício, moldando regulações de IA ao redor do mundo. Via @@docpop@mastodon.social (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

2 comentários

  1. Não entendi.
    Qual é o objetivo deles?
    – Ajudar pessoas com baixa renda.
    – escanear a íris das pessoas (pra que?)
    – implementar IA em processos democráticos (?)

    Não achei a coesão entre essas ideias.