Cortana no Windows 10 para computadores.

O guia descomplicado para conseguir o Windows 10 de graça


23/6/15 às 10h17

A Microsoft vem fazendo um desserviço ao anunciar e, logo em seguida, se retratar a respeito de situações em que o Windows 10 será gratuito. Como o assunto gerou polêmica às vésperas do lançamento, escrevi este guia simplificado sobre a gratuidade do sistema.

(Post atualizado em 29 de julho.)

Atente também ao fato de que todas essas informações se referem a consumidores domésticos. Usuários corporativos, que compram o Windows via licenciamento por volume e outros acordos, seguem regras e prazos diferentes.

Se você tem uma licença genuína do Windows 7 ou 8.1…

Parabéns, você tem direito ao Windows 10, de graça, na faixa, sem precisar pagar um tostão! É sério, eu juro! Já dá até para “reservar” sua cópia!!

Atenção: Essa é uma oferta temporária, válida por um ano. Para garantir a atualização sem custos, é preciso fazê-la até 29 de julho de 2016.

Importante: Esse prazo é para a instalação, não de validade da licença. Ela é como todas as outras do Windows, ou seja, vitalícia. Instalou uma vez, o Windows 10 é seu para sempre.

Outro detalhe: caso queira fazer uma instalação limpa, ou seja, formatando o computador, faça a atualização antes. Dessa forma, a licença do Windows 10 ficará vinculada ao computador usado e não será preciso sequer inserir a chave de ativação do Windows nas reinstalações posteriores.

Caso queira ou precise da imagem ISO do Windows 10, baixe-a aqui.

Se você estiver no Windows Insider, usando versões de testes do Windows 10…

Também, mas desde que você vincule sua Conta Microsoft à build que estiver usando (Configurações > Contas > Sua Conta). O programa Insider fornece versões preliminares a interessados em testá-las e reportar problemas encontrados à Microsoft. Veja aqui como participar.

Atenção: Diferentemente da versão “normal,” essa aqui tem prazo de validade. Antes dele chegar, porém, a Microsoft deverá disponibilizar novas builds (versões) preliminares, com prazos de validade estendidos. É essa a pegadinha: você recebe o Windows de graça, mas segue como beta tester eternamente…

Importante: Para se livrar disso e usar a versão instável, é só instalar a versão final do Windows 10 de graça (caso tenha uma licença genuína do 7 ou 8.1; vide cenário acima) ou comprar uma licença e instalá-la.

Se você estiver usando Windows XP, Vista ou alguma versão pirata do 7 ou 8.1…

Aí não tem choro: será preciso comprar uma licença do Windows 10, que custa a partir de R$ 330 (versão Home).

Atenção: Em março, a Microsoft causou (outra) confusão com um discurso equivocado de que o Windows 10 seria gratuito a todos, inclusive usuários piratas. Não é bem assim. Quem estiver rodando Windows 7 ou 8.1 não genuínos conseguirá atualizar ao Windows 10, mas o sistema continuará com o mesmo status de antes, ou seja, pirata. Existe um prazo pós-instalação para legalização do sistema em casos assim, o que permite tal situação.

Qual edição do Windows 10 receberei?

Depende. Para o consumidor final, são basicamente duas, Home e Pro. A que virá com a atualização depende da versão-base do Windows 7 ou 8.1 que você tiver.

A tabela abaixo (daqui) esclarece todas os cenários:

Tabela de versões para atualização do Windows 10.

Atenção: no caso do Windows 7, é necessário ter o Service Pack 1 instalado para estar elegível à atualização para o Windows 10. No Windows 8.1, você precisa do Windows 8.1 Update.

Se você tem um celular com Windows Phone…

Receberá o Windows 10 Mobile gratuitamente, desde que seu dispositivo seja compatível. A Microsoft não esclareceu quais ficarão de fora, ou mesmo se algum ficará sem a atualização, mas é bem provável que nenhum atualmente com Windows Phone 8.1 deixe de receber a nova versão do sistema.

Atenção: O Windows 10 Mobile, a versão para smartphones do Windows, não será lançada no dia 29 de julho. Ela virá depois, numa data ainda não revelada.


TL;DR:

  • Tem Windows 7 ou 8.1 original? Windows 10 de graça para você.
  • Está no Windows Insider? Windows 10 de graça, mas em um beta eterno.
  • Tem Windows XP ou Vista, ou 7 ou 8.1 pirata? Windows 10, só pagando.
  • Tem celular com Windows Phone 8.1? Atualização garantida, e de graça.

Acredito que esses quatro cenários cubram todos os possíveis, mas se ficou algum de fora, pergunte aí nos comentários.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

76 comentários

  1. Meu problema: Comprei a versão do win 8, atualizei para o win 8.1 e tive a chance de ter o win 10 por pouco tempo… qdo perdi todo o HD. agora o técnico instalou um win 8 professional aqui e não consigo atualizar mais nada. Já tentei ir ao site da MS para achar a chave de compra do win 8 e nada… e agora?

  2. caros, alguém sabe me dizer se depois de instalado o win10, a partir de um win7 ou mesmo win8, eu ainda consigo fazer uma nova reserva pra download do win10 se eu formatar a máquina?

      1. opa! eu tenho um win7 original… e, bom, vou ter q formatar a máquina por conta de um problemas meio chatos com o wireless. se o download liberar novamente depois, ótimo! mas fiquei na dúvida qto a isso, pq como eu já fiz a reserva e já baxei, não estava claro se isso poderia ser feito novamente – o download do win10 outra vez. mas acho q vai dar certo :)

      2. opa! eu tenho um win7 original… e, bom, vou ter q formatar a máquina por conta de um problemas meio chatos com o wireless. se o download liberar novamente depois, ótimo! mas fiquei na dúvida qto a isso, pq como eu já fiz a reserva e já baxei, não estava claro se isso poderia ser feito novamente – o download do win10 outra vez. mas acho q vai dar certo :)

      3. Também vi um alerta no Windows Update que tenho 30 dias pra voltar pro win7, depois disso, pelo visto, essa funcionalidade será desativada.

      4. Também vi um alerta no Windows Update que tenho 30 dias pra voltar pro win7, depois disso, pelo visto, essa funcionalidade será desativada.

  3. Quem tem Licença Win7 Home Premium e instalou Win8.1 pirata?

    Há a possibilidade de baixar a versão 10 e colocar a Licença do Win7 para ativar o Win10 de graça?

    *Obs.:Estou atualmente com a versão 8.1 e já apareceu em meu sistema para baixar o 10.

  4. Eu vou poder fazer downgrade sem perder a licença original do 7? Eu li em algum lugar que ao fazer a atualização do 7 para a 10, a chave do 7 deixa de funcionar. É verdade?

  5. Gente, alguém sabe se a versão do Windows 7 Home Basic não receberá o Windows 10?

    Tenho um notebook antigo com essa versão, é original e está atualizado. Mas, não recebi até hoje nenhum aviso do Windows 10.

    Já o meu computador com Windows 8.1 recebeu rapidamente o aviso para reservar o Windows 10. =(

    1. Todas as versões do windows 7/8/8.1 vão receber, ao menos até hoje é o que a M$ disse, da um force update no notebook e vê se vem a att.

      1. Já fiz isso várias vezes e até hoje nada. Vou esperar até o lançamento e qualquer coisa entro em contato com a Microsoft.

        1. Lendo melhor, veja se a sua versão é a SP1, se sim contate a M$ sobre, se não tentar atualizar para e assim deverá funcionar.

  6. O trabalho bacana que a Microsoft tem feito no desenvolvimento do sistema vai sendo manchado por essa confusão que estão fazendo em relação às licenças…

    1. Falta um bom RP e alguém para ler os textos dos Devs, que eles sabem escrever, mas não tem a pegada dos jornalistas para deixar o texto conciso e claro.

  7. Se eu atualizar agora e depois trocar de pc posso continuar usando a mesma chave? (obviamente utilizando a chave somente no pc mais novo)
    A chave é atrelada ao hardware?

    1. Depende da sua licença original. Se for retail, ela pode seguir para o novo PC. Agora, se for OEM (Windows pré-instalado no computador), aí ela está atrelada ao hardware.

  8. faltou um item a ser esclarecido, se tiver o win 8.1, no meu caso 8.1 pro com midia player, original é claro, totalmente atualizado, em um notebook com especificações de sobra para receber o w10, mas por algum motivo estranho, não recebeu o “icone” da reserva para o w10, vou poder formatar e instalar o w10 usando minha chave do 8.1 pro, ou vou poder atualizar essa chave, ou oque?

    1. Sim. Veja se você tem a atualização KB3035583 instalada — é ela que habilita aquele sistema de reserva. Se sim, e considerando que seu Windows é 64 bits, procure o arquivo GWX.exe na pasta C:WindowsSysWOW64GWX e execute ele.

      1. Ok, fiz o procedimento, mas mesmo assim nada, executei até em modo administrador e nada. to pensando em formatar o note e instalar o W8.1 novamente. Se alguém tiver alguma ideia, estou escutando.

    2. Você deve esperar o app dizer que sua maquina está pronta para o W10, ai você reserva com uma conta M$ , se o app não apareceu essas são as possibilidades:

      The Get Windows 10 App is available on most PCs running Windows 7 Service Pack 1 (SP1) and Windows 8.1 Update.

      You won’t see the app if:

      Your device isn’t running Windows 7 SP1 or Windows 8.1 Update.

      Need to check what version of Windows you are running? See here for instructions.

      You are running an Enterprise version of Windows which is not eligible for this offer.

      Windows automatic updates are not enabled on your device.

      Your device does not meet the minimum system requirements.

      Your device is not connected to the Internet.

      Your device is eligible however, we are still working on updates that may improve your device’s experience, like getting a new driver.

  9. E sobre atualização para tablets, vai ser tipo a versão Insiders, com você tendo instalado uma build de teste, ou vai vir atualização automatica como no desktop?

    1. Minha dúvida é exatamente essa. Mas creio que quando atualizar para o W10, a “ativação” deixa de funcionar.

    2. a maioria desses ativadores emulam uma chave genuína toda vez que a máquina é ligada. Logo, quando a pessoa instalar o windows 10, esse loader vai parar de funcionar, deixando o windows pirata de novo.

      Em alguns casos, esse processo chega a ferrar o boot do windows. ai só via disco de recuperação do windows ou o famoso método milagroso da formatação.

  10. O que mais me deixa de cara é a quantidade de versões disponíveis a venda. Nunca soube identificar qual é qual.
    Já pesquisei em lojas online para comprar uma licença do Windows 8.1, achei versão OEM, Full, Update, Single Language. Eu até sei a diferença de cada uma, mas algumas lojas não deixam claro qual é que está a venda…

    EDIT: Outra dúvida. Ao comprar apenas a licença, sem a mídia físca, onde baixo a ISO? Esses dias tentei procurar no site da Microsoft e não achei… A maioria é MSDN ou TechNet, o que necessita de uma conta…

      1. Pro consumidor final são só duas versões, aparentemente: Home e Pro. Não acho complicado, desde que a MS não complique rs

    1. Vamos lá, você nunca vai comprar OEM na loja, Full/Update são apenas chaves para você registrar no site da M$ e baixar lá a .ISO, single language é auto-explicatório. Se for comprar em loja de varejo, vai vir uma chave e só.

  11. Agora uma questão a se pensar:

    Como ficará a fiscalização depois da atualização?

    Na ultima fiscalização que passamos na empresa, apresentamos a nota fiscal dos computadores (versões OEM) e das licenças avulsas. Continuará a ser assim?

    Se continuar, o que vai impedir que depois de 26 de julho de 2016 o pessoal instalar o pirata e alegar que instalou durante o ano da atualização?

    Creio que a Microsoft deveria gerar algum tipo de comprovante de atualização ou da reserva.

    1. Para empresa o esquema será diferente, acho. A menos que vocês tenham comprado as licenças/PCs no varejo normal… Aí, acho que a nota antiga continua valendo. (Afinal, de que outro modo se provaria, né?)

    2. Vai estar vinculado à sua conta da Microsoft, logo não precisa de nota fiscal, se o cabra já atualizou.

  12. Um adendo:

    Há também a questão de versões Home e Pro.

    – Pra quem tem Windows 7 Professional ou Ultimate e Windows 8.0/1 Pro, receberá o Windows 10 Pro
    – Pra quem tem Windows 7 Home Basic e Premium e Windows 8.0/1, receberá o Windows 10 Home

    Nada de versão Enterprise pra ninguém, pelo que estou entendendo. Só comprando mesmo.

    Isso é importante para quem trabalha em TI, pois necessitamos dos recursos de rede da versão Pro.

    Não encontrei informações sobre o Windows 7 Starter (talvez nem devesse ser considerado mesmo rsrsrs)

    fonte: http://arstechnica.com/information-technology/2015/05/details-of-free-windows-10-update-become-a-little-clearer-but-questions-remain/

    1. Exatamente.. E faltou a questão de como virar um “Windows 10 Pro” sendo um “Windows 10 Home”…

      Tenho um Windows 7 Home Premium original, mas instalei um Ultimate alternativo pra ver o que acontece… Já fiz a reserva, cruzando os dedos pra rolar um bug e virar genuíno! õ/

    2. Até falando sobre isso, alguém sabe ou tem um link de onde mostra, as diferenças do Win10 home para o PRO?

        1. é ajudou um pouco, mas queria saber algo mais especifico, uma coisa que sei é que normalmente o suporte de redes no PRO é diferente (domínio corporativo e tal).

          mas valew…

    1. Sei não… Mas ainda acho que rola alguma promoção bacana por conta da MS no lançamento.

      Semelhante ao que foi feito no lançamento do 8. A atualização, para quem vinha do 7 saía por 69 reais. Muita gente que fez essa opção descobriu depois que a versão “de atualização” era como qualquer outra, permitindo inclusive fazer instalação limpa.

        1. Sim. Eu sei.
          Mas digo promoção para os outros. Os que não têm o Windows 7 ou 8.1 ou os que têm uma instalação genérica por assim dizer…rs

          1. Acho que não é uma situação binária, de certo ou errado. A Microsoft tem interesse em ter mais gente usando seu software e quem o usa pirata, muito provavelmente queria legalizá-lo.

            Acho pouco provável que a Microsoft faça algo para o povo que está nesse limbo, @disqus_oaBoiStct4:disqus, mas seria uma boa ideia dar uma facilitada na legalização mesmo. É esperar para ver.

          2. Tinha um win7 ultimate pirata e “legalizei” para o 8 Pró por 29 reais na época. Depois fiz upgradede placa-mae e processador e…tive que voltar à pirataria! Essa MS é muito confusa. Hj uso Linux Mint nesta máquina.

          3. Eu tmb tenho esse de 29 reais. Pq voltou a pirataria? Essa key funciona, porém precisa instalar o 7 primeiro e atualizar para o 8,depois p o 8.1
            Mas funciona ainda, independente de hardware