Windows 10 será lançado dia 29 de julho


1/6/15 às 8h17

A Microsoft oficializou a data de lançamento do Windows 10 para computadores e tablets: 29 de julho. Ela vale tanto para quem já tem um PC e fará a atualização gratuita, quanto para a venda de novos com o sistema pré-instalado.

Aos que já estiverem rodando uma versão compatível com a atualização gratuita (Windows 7, 8.1 ou mesmo as preliminares do 10), uma alerta de agendamento deve aparecer em breve, na bandeja do sistema (imagem abaixo). Ele permite marcar uma data futura para baixar e instalar a atualização, e emitirá uma notificação quando o dia chegar. Alguns leitores, no nosso grupo secreto do Facebook, receberam esse aviso ontem à noite; por aqui, nada ainda.

Notificação para agendar a instalação do Windows 10.

Como a meta da Microsoft é chegar a um bilhão de dispositivos rodando Windows 10 em dois anos, não é de se estranhar esse cuidado em alertar a base atual sobre a atualização gratuita.

Vale lembrar que a data se refere apenas à versão para computadores e tablets. O Windows 10 Mobile, para celulares, virá num segundo momento, provavelmente mais próximo do fim do ano.

Você atualizará o seu Windows 7/8.1?

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

47 comentários

  1. Meu pai está com um PC idoso sofrendo, acho que vou testar. Interessante essa proposta de avisar que tem uma atualização major, isso é algo mais comum para smartphones…até porque os riscos envolvidos nesse caso devem ser meio altos né? Espero que essa atualização não gere problemas para ninguém.

  2. Isso chegou em uma hora bem propícia!
    Já estava com vontade de formatar e iria instalar o Windows 8.1 (até baixei a ISO).
    Mas agora com o 10 batendo na porta, vou esperar mais um pouco.

  3. No meu não tinha aparecido, fui no windows update e atualizei as opcionais e uma importante, quando reiniciei apareceu a notificação de atualização.

    1. Você deixou no automático ou só instala quando aparecem as atualizações? Aqui tem uns 800MB por baixar, e eu instalei aquela KB305… Mas não recebi a notificação.

  4. Faltou detalhes disso:

    – Como será o Upgrade? Por exemplo, se pode ser apenas via Atualização Automática, ou usando uma ISO? Se posso fazer uma instalação limpa ou apenas upgrade em cima de uma instalação?

    – A licença vai ser baseada na licença original (no caso de upgrades do 7 / 8 para o 10)? E com isso, posso usar uma licença (serial) do Win 7/8 no Win 10?
    (esta dúvida tem um ponto: No Win 7, a licença fica geralmente em um arquivo de Token na instalação do Windows, e basea-se no número de série que fica no corpo do equipamento. No Win 8, a licença fica na tabela SLIC, na UEFI (Firwmare de inicialização) do computador. Este último geralmente não tem a licença exposta em um numero de série exposto.)

    Vamos esperar a Microsoft e seus detalhes :)

    1. Atualizações são sempre via update automático mesmo.
      Faça essa atualização e depois dê um reset no windows que ele vai ficar limpo. É mais rápido e mais fácil que colocar uma iso em um pendrive e ir formatar.

      Ao fazer a atualização, sua licença do W7, 8 estará atrelada ao Windows 10.
      Mesmo depois de 2 anos, se trocar de pc, poderá usa-la no windows 10 que vc for instalar.

  5. Tenho uma dúvida em relação a computadores que vem com software da fabricante, no caso a Vaio. Tirando a lixarada que vem instalada, há algumas ferramentas muitos boas com opções que o Windows não oferece nativamente em gerenciamento de energia, velocidade da ventoinha, luminosidade do teclado e por aí vai.

    Se eu atualizar para o Windows 10 será que eu perco ou tem como recuperar esse software? Ou deve ter alguma ligação com a BIOS proprietária ou outra questão que me impeça de baixar de novo, ou seja, o computador deixa de ser reconhecido como um Vaio nas configurações e fica impossível instalar o software proprietário?

    1. Cara, acho que tem que se pensar assim:

      – Do WinXP para o 7, quem atualizou, perdeu todos os programas.
      – Do 7 para o 8, muitos programas do 7 de manutenção de hardware (do fabricante) puderam ser mantidos.

      Se a base do Win 10 for a mesma do 7 e 8, acho que você poderá usar os aplicativos de manutenção do hardware sem problemas.

      Quanto a ser reconhecido com Vaio, isso é um “Selo OEM” que é colocado quando se usa a instalação de fabricante. Mesmo se quisesse reinstalar o sistema de forma “limpa”, o uso do programa para Vaio não tem problema caso fosse necessário. Um ou outro programa exige o “Selo OEM” (uma identificação que fica próxima a licença do Windows). E caso use o instalador automático do fabricante, pode pegar as licenças de uso do mesmo, os instaladores que quer e usar para fazer na nova instalação limpa. Claro que há casos que não dá certo. Mas já fiz algumas vezes e foi quase sem problemas.

      1. Poisé, me preocupo pq já vi casos de gente que reinstalou o Windows 8 e por algum motivo perdeu esses programas, pq a Sony usa um instalador proprietário que pode não instalar se perceber que o computador não é um Vaio. Seria a mesma coisa que tentar instalar software da Lenovo, por exemplo. Meses atrás apareceu uma pesquisa perguntando se os usuários tinham a intenção de atualizar para o Windows 10, provavelmente pra Sony preparar algum procedimento, mas enfim…

        1. Toda instalação de fábrica fica geralmente em uma partição oculta no HD. Basta um programa para “liberar” a partição e aí você pega o instalador.

  6. Atualizarei com certeza! Mas tô pensando em aguardar o primeiro Update, devido a experiência que tive com o preview.

    Testei o Windows 10 por uns dias no mês passado e no meu caso não funcionou o menu iniciar, nem qualquer aplicativo moderno. O sistema parava de responder com frequência e ainda tinha muitas falhas. Como acho meio difícil corrigirem tudo em dois meses, tô pensando em aguardar um pouco antes de atualizar, só por precaução.

    1. A versão final tende a vir redonda, até pode ter alguma falha grande mas é raro. A taxa de erros pro consumidor final tem que ser miníma para o usuário não ter dor de cabeças, as versões Preview são assim mesmo.

      1. Pelo histórico da MS, a versão final vem redonda em operação, mas com falhas localizadas que acabam gerando os famosos “Services Packs” ou “Upgrades”. É esperar para ver :)

        1. O bom que os updates serão on-the-go para corrigir coisas pontuais, tende a ser mais rápido que um SP.

  7. Já apareceu aqui, mas eu fico com um receio em relação a compatibilidade de drivers. Basicamente para impressora e headphone, será que serão compatíveis com facilidade ou posso acabar tendo dor de cabeça?

    1. Cara, vai de boas, os drivers de Audio da Nvidia/Realtek já suportam o Windows 10, a impressora é só ver no site da fabricante, a não ser que tu tenha um modelo bem antigo vai poder atualizar na paz.

  8. Com certeza vou atualizar! Até porque estou usando o Win 8.1 e pelo que vi pela internet o win 10 tem um bom refinamento em design e desempenho em relação a ele.

      1. Você tem, a microsoft tem uma ferramenta para queimar as .Iso tanto em USB como em mídia fisica, o Windows já o faz nativamente. Mas é só esperar um pouco para M$ falar como proceder nesse tipo de situação.

        1. Na época comprei a versão de atualização do Windows 8, consigo atualizar para o Windows 8.1 somente pela Windows Store. Mesmo no site da Microsoft, na opção de baixar ISO do Win 8.1 quando insiro a chave informa que não pode baixar porque é uma chave de atualização.
          Teria que instalar o Windows 7, atualizar para o Windows 8 e só então atualizar para o Windows 8.1 via Windows Store.
          Se por acaso trocar de HD tenho que fazer todo este processo.
          Espero que com o Windows 10 seja diferente.
          Alguém tem alguma solução pra este problema?

          Obs. Não tenho Windows 7 original e a versão de atualização do Windows 8 faz instalação do zero, o problema é atualizar para Windows 8.1 e futuramente Windows 10 via Windows Store.