O que você precisa saber do Windows 10

Wallpaper oficial do Windows 10.

A partir de hoje o Windows 10, nova versão do sistema operacional que você provavelmente usa no computador, está disponível em sua versão final. Há mudanças importantes nele e, como a distribuição será gratuita à maioria, incentivos para no mínimo considerar a atualização. O que há de novo? O que é importante, o que é balela e com o que você deve se preocupar? As respostas, a seguir.

O que é, exatamente, o Windows 10?

É uma nova versão do Windows, em resumo. Mas não só: ele marca uma transição importante. A partir de agora, o Windows será tratado como serviço, não como produto. Na prática isso significa que a Microsoft aperfeiçoará o sistema constantemente em vez de só fazê-lo em uma nova versão daqui a três anos, como era até agora.

Outra implicação dessa nova filosofia é que as atualizações serão obrigatórias e automáticas, mais ou menos como ocorre em smartphones. Nada muito grande, pelo menos para usuários domésticos. (Empresas terão, opcionalmente, uma versão com um controle maior sobre as atualizações do Windows.)

Quais os destaques do Windows 10? (Ou: Por que eu deveria me preocupar em atualizar?)

A Microsoft apostou alto com o Windows 8 — e perdeu. O povo do teclado e mouse torceu o nariz para as mudanças drásticas na interface, e a adoção de dispositivos com tela sensível a toques, foco dos esforços naquela versão, foi menor que o esperado.

O Windows 10 dá um passo atrás nesse sentido. Ele traz de volta o menu Iniciar, talvez a maior bronca dos usuários insatisfeitos com o Windows 8, mas um menu híbrido, com os velhos atalhos à esquerda e os blocos dinâmicos à direita:

Menu Iniciar volta no Windows 10.

O sistema também trabalha com apps universais, que funcionam em computadores, tablets, smartphones, Xbox One e HoloLens, e flexibiliza o funcionamento dos ditos apps modernos, que agora rodam tanto em modo janela, quanto tela cheia.

Se, apesar das críticas, você gosta da interface do Windows 8, sem problemas. A do Windows 10 é adaptável, variando de acordo com os periféricos de entrada no sistema em uso. Em outras palavras, se você usa teclado e mouse, o Windows se apresenta de um modo, otimizado para esse cenário. Se estiver rodando ele num tablet, o esquema muda. E se for um 2-em-1, a interface alterna entre os dois modos, no que a Microsoft chama de Continuum:

Outro atrativo é a Cortana, que aprenderá português do Brasil até o fim do ano. Ela é uma assistente pessoal, como a Siri, mas com poderes para antever eventos e ser proativa, como faz o Google Now. Ela está sendo bem adaptada a cada novo mercado/país, como a Microsoft comentou recentemente:

E tem ainda o Edge, novo navegador da Microsoft que substitui o Internet Explorer e, em testes preliminares, mostrou-se bem rápido:

Há outras melhorias e ajustes em diversas áreas do Windows 10, da Central de notificações à nova identidade visual (ícones e cores), e um universo de pequenos detalhes nesse meio. A olhada que dei numa versão preliminar do sistema agradou bastante, e não há motivo para cogitar uma surpresa desagradável na final, que começa a ser distribuída hoje. O vídeo abaixo, produzido pelo WinBeta, faz um passeio pelas mudanças menores da versão final do Windows 10:

Meus programas “clássicos”, como o Office 2010, funcionarão?

Sim, sem problemas.

O Windows 10 é gratuito?

Quem usa Windows 7 ou 8 tem direito à atualização gratuita, sem custo, nem prazo para expirar. É gratuito mesmo, ponto. Sem pegadinhas, nem asteriscos ou letras miúdas. Existem dois requisitos importantes, porém:

  • Seu sistema deve estar atualizado para receber a atualização (é, parece um pouco confuso). No caso, rodando o Windows 8.1 Update ou Windows 7 SP1.
  • A janela para requisitar o Windows 10 de graça tem prazo, de um ano. Você tem até 29 de julho de 2016 para fazer a atualização sem custo.

Reforçando: o prazo que acaba é aquele para fazer a atualização. Depois de feita, o Windows 10 jamais expirará ou deixará de funcionar, ou exigirá algum pagamento para continuar funcionando. Como a Microsoft garante atualizações para o Windows por dez anos, você não terá que se preocupar com isso por um bom tempo…

Como eu instalo o Windows 10?

Se você fez a reserva antes do lançamento e tinha espaço suficiente em disco, a atualização foi baixada ou está a caminho, e pode ser iniciada com um clique. Ela preserva seus aplicativos e arquivos.

Outro caminho, esse o preferido de usuários mais experientes, é baixar o arquivo ISO e fazer uma instalação limpa. A Microsoft oferece essas imagens aqui. É importante atualizar seu sistema para o Windows 10, mesmo que posteriormente você queira fazer uma instalação simples. Esse procedimento (de atualização) garantirá a validação da sua licença do Windows 10.

Qual versão eu receberei?

Embora exista cerca de meia dúzia de variações, o Windows 10 para computadores domésticos e tablets virá em apenas sabores, Home e Pro. A tabela abaixo, da própria Microsoft, indica quem receberá qual:

Tabela de versões para atualização do Windows 10.

Onde descolo aqueles wallpapers do ninja cat?

GIF do Ninja Cat.Eu não sei como, nem de onde ele surgiu, mas ao longo do período de testes do Windows 10 o ninja cat se tornou uma espécie de mascote extraoficial. E que foi “adotado” pela Microsoft! Abaixo, links para baixar wallpapers dele:

O GIF animado acima também está disponível como emoticon no Skype. Escreva  (Win10) ou (trex) numa conversa para vê-lo por lá.

Devo atualizar?

O Windows 10 é uma evolução natural tanto do Windows 8 quanto do Windows 7. É, na realidade, o que o Windows 8 deveria ter sido: uma atualização de olho no futuro, mas que não renega o passado, tampouco negligencia o presente.

Não é preciso pressa, porém. Esperar algumas semanas, ou mesmo meses para fazer a atualização não fará mal algum. Embora tenha diminuído drasticamente nas últimas versões do Windows, incompatibilidades e bugs críticos podem aparecer nos primeiros dias. E, a julgar pelas opiniões de quem já testou, bugs menores e inconsistências estão por toda a parte.

Se você faz algum trabalho importante no PC ou não terá um dia livre para se dedicar a isso, adie. O importante, caso haja o interesse, é fazer a atualização antes de 29 de julho de 2016, que é quando a gratuidade da atualização acaba.

Eu atualizarei o meu assim que encontrar uma lacuna na agenda. Aos mais apressados, que já atualizaram, ajudem a gente nos comentários: o que estão achando da versão final do Windows 10?

Texto revisado por Guilherme Teixeira.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

106 comentários

  1. Um negócio que me decepcionou foi a necessidade do Office 365 pra usar o Office Mobile, que até então parecia grátis igual ao do Android e iPad. Meio sem razão de ser, já que quem assina o 365 tem acesso ao Office completo.

  2. Instalado. E tou pensando em sair fora já…

    – O visual ficou bonito, mas a Microsoft capou bastante as possibilidades de personalização, isso em relação ao Win 7 (ao 8, já notava uma possibilidade menor de personalização).

    – O menu iniciar está mais ou menos como tem que ser. Mas está esquisito ainda assim. Se eu for obrigado a usar o Win10, vou adotar o Classic Shell.

    – Apesar da beleza, eu já estava acostumado com os diversos atalhos do painel de controle do Windows.

    – Como já citaram nos comentários, a EULA e as opções de instalação mostram que a MS está bem mais intrusiva em relação a privacidade. Lembrando que mudou agora o posicionamento, isso já bem claro no EULA – É um software licenciado, não vendido

    – O paciência agora tem propagandas! :p : :(

  3. Instalei ontem de manhã “forçando” o download através da dica do BQEG e foi melzinho na chupeta. 20min de download e mais 20min atualizando e… tudo fufando perfeitamente.

  4. Não sei se cabe nesse post, mas como anda o desempenho do PC de vocês? Estou achando tudo muito rápido, até melhor do que era no Windows 8. No entanto, desliguei o notebook ontem a noite, com 61% de carga e agora fui ligar e a bateria foi completamente drenada. Isso nunca aconteceu antes e estou meio preocupado com o que pode ter causado.

      1. Já configurei toda essa parte e foi desligado sim. Além disso, quantas vezes já não deixei suspenso por dias a fio, com pouquíssima carga drenada no fim. Talvez foi feita alguma calibração da bateria com um software da Vaio, mas achei estranhíssimo.

        1. Isso me lembrou: o meu é um Lenovo G475. Depois de uma atualização que fiz para o Win8, depois revertida para o Win 7, ele perdeu a função de “manutenção de bateria” (manter a bateria em um nível que evite fadiga da mesma).

          1. O meu é um Vaio Flip e também tem várias funções dessas, como deixar a bateria em 80 ou 50% quando for ficar muito tempo na tomada. Mas por alguma burrada que eu fiz, logo no segundo mês tudo isso parou de funcionar e inclusive, quando conectada, ficava aparecendo “conectada, mas sem carregar”, mas carregando mesmo assim. Atualizando para o Windows 10, nada disso tinha voltado até isso ter acontecido essa noite, agora o sistema reconhece que está sendo carregado e imagino que as outras funções devem ter voltado.

    1. Sim. É grátis até o ano que vem.

      Mas, se possível evite atualizar agora. Estão pipocando os relatos de bugs e milhares de pessoas que migraram de versões anteriores nem estão conseguindo ativar, o que deixa o Windows 10 ilegal e não permite utilizar vários recursos.

      A própria Microsoft já confirmou que isso está acontecendo e não tem ainda uma previsão para correção. Mas, de acordo com ela será em breve.

    2. Sim, é grátis pra qualquer um que for elegível por um ano a partir de hoje. Quem reservou só vai receber antes.

  5. A Microsoft parece que se programa para fazer um lançamento problemático.

    Estão chovendo relatos de bugs, a maioria está precisando forçar a atualização e o Windows 10 não está ficando ativado em milhares de casos, de quem migrou de versões anteriores.

    Nessas horas dá para entender porque tanta gente fala da qualidade dos serviços Apple.

  6. Considerando que o meu PC estava com as atualizações em dia, foi tudo bem rápido; meia hora aproximadamente.

    O SSD também ajudou rs.

    1. Sim e não.

      O W8.1 é ótimo e injustiçado. O W8 era um lixo. Pior que ele só o Vista. Não é possível a Microsoft errar tanto de novo.

      1. Pois então… eu apostei que o Win8 ia ser um sucesso… até fazer minha primeira aplicação Metro. O modelo de loja de aplicativos é altamente dependente dos desenvolvedores. E o Metro era um inferno. Hoje estou muito reticente com o UniversalApps: Windows que tem pouca adesão, Windows Phone que a própria MS já deu um passo atrás, X-Box que é um hardware de nicho e HoloLens que é vaporware ainda.

        1. Foi horrível conseguir instalar o Windows 10. Foram umas 8 vezes que baixei tudo e na instalação ocorria o problemas, mas consegui instalar.

          Depois disso e instalar as atualizações tudo funcionou perfeitamente.

          E os aplicativos da própria Microsoft estão muito bons. O email está bem completo e funcional. O Groove Music ficou bonito. A Loja ainda está ruim e desorganizada. O Xbox é bem completo, mas pelo que monitorei tem um consumo excessivo de recursos.

          O ponto negativo do Windows 10 até agora é uso excessivo de dados do usuário. Falam tanto do Google, mas a sensação que tive ao gerenciar a privacidade é que a Microsoft vai tentar à todo custo vender os dados do usuário para qualquer um.

          1. Depois dessa fiquei até com medo de instalar. Vou fazer backup da VM em que rodo o Win 8.1 Pro no Parallels. Essa semana a coisa está meio crítica no trabalho, então vou aguardar para fazer na semana que vem. Não dá para correr o risco agora.

          2. Pelo que li a melhor forma é usar um pendrive e usar a ferramenta oficial da Microsoft. Depois disso fica tranquilo. Só precisa atualizar tudo.

            Fique de olho na privacidade, pois a Microsoft fez de tudo para conseguir os dados do usuário do Windows 10. A instalação padrão é muito intrusiva.

          3. Não sei se vou conseguir fazer isso por que é uma VM, então talvez tenha que usar o update de dentro do próprio Windows 8.1. O bom de ser uma VM é que qualquer coisa é só restaurar o arquivo original (que hoje está com 101,3 GB).

  7. Não se esqueçam que, de acordo com a Microsoft, quando vocês forem baixar o ISO:

    Você precisará escolher o mesmo idioma quando instalar o Windows.

  8. Baixei pelo instalador do post e em uma hora e dez deu conta de baixar e fazer uma instalação limpa. Achei muito rápido, assim como o sistema.

  9. Esse novo app de musica, o Groove, não me deixa fazer drag’n drop de pastas dentro dele.
    alias, alguem está conseguindo usar o skype? a loja diz que já está instalado, mas o que tinha era apenas um atalho para a pagina web do skype

    1. Não entendi a questão do Groove. Você quer jogar pastas pra dentro dele? Não é necessário, é só jogar as pastas para dentro da pasta “Músicas” (no PC ou no OneDrive) que ele reconhece os arquivos de áudio e sincroniza.

      Quanto ao Skype, o aplicativo moderno dele foi descontinuado, por isto que o app moderno é só um link para download da versão clássica. A justificativa é que a versão desktop tem todos os recursos da versão moderna e muitas outras, e possivelmente a Microsoft está trabalhando numa versão moderna universal do Skype.

      1. nao é assim que as coisas funcionam aqui. hahaha. eu tenho uma partição separada apenas para as musicas e demais documentos.
        E eu ouço musica por pastas! no WMP era só jogar a pasta dentro que ele reproduzia.

        poderiam ter ao menos removido o skype da loja. tambem nao consigo instalar o facebook…

        1. Acredito que o Skype na loja continue para que os usuários não fiquem a ver navios quando procurarem ele por lá. Deve ser mais pro usuário leigo mesmo.
          No Groove você pode selecionar qual pasta sincronizar (nas configurações), mas ainda assim não vai funcionar bem do jeito que você quer, ele vai pegar todas as músicas da pasta que você escolher e categorizar de acordo com as tags.
          O jeito vai ser continuar no WMP mesmo, que continua disponível.

    1. Não, você não pode fazer uma instalação limpa. Mesmo usando a ISO, você tem que fazer uma ATUALIZAÇÃO a partir dela para o Windows voltar ativado. Depois, é só resetar o Windows a partir do app Configurações que ele fica como uma cópia limpa.

        1. Se ele estava ativado antes de resetar, deveria voltar ativado. Entra em contato com a Microsoft através do aplicativo “Contatar o Suporte”, tem um chat com representantes dela.

        2. A Microsoft já respondeu hoje vários sites especializados que isso é um bug e estão trabalhando na correção.

          Milhares de pessoas que atualizaram de uma versão anterior não estão conseguindo ativar.

          Agora é esperar e entrar em contato com a Microsoft.

  10. Quando a ferramenta é executada ela pergunta se quer atualizar o próprio computador ou gravar em mídia. Ou seja, quem estava esperando a atualização vir em “ondas” não precisa mais. Pode instalar agora mesmo.

      1. Acho que se baixar a .ISO limpa não vai ter nenhum problema, mas se extrair do WindowsUpdate ai deve complicar a compatibilidade com outros hardware.

        1. Digo, se eu puxo a imagem da ISO, ela é obrigada a ser usada no hardware onde ela foi puxada. Pelo visto não, já que a opção que dá no “Media Creator” é “Criar uma imagem para uso em outro computador”.

          1. Com certeza, não.
            É o mesmo procedimento do W8. Só baixar, criar um botavel e ser feliz :D

          2. Acho que por ser Windows, a ISO vai ser genérica, e deve funcionar em qualquer hardware.

          3. Na verdade, a minha dúvida é se na hora de instalar o Win 10, como é o uso do serial – se uso o do próprio Win7 ou se tenho que pedir um. Acho que é a dúvida que não quer calar.

          4. cara, aqui nao pediu serial durante a instalação. fiz uma instalação limpa a mais de 1 semana.
            nao sei como é depois, pois faço parte do Insider e ativou com minha conta.

          5. No Insider, a licença é sua devido a sua condição de participante. A minha dúvida é para usuário comum.

            Tenho costume de reinstalar o sistema e fazer backup da licença do Windows devido aos limites de ativação.

          6. Você tem que atualizar antes para deixar a key adaptável para o Windows 10, para depois fazer a instalação limpa.

          7. Vamos ver se entendi.

            – Faço uma “atualização” do Win 7 para Win 10, sem fazer instalação limpa. Certo? Depois que eu atualizar, aí faço a instalação limpa se eu quiser?

            Se eu quiser retornar para o Win 7, será que pode depois? (pelo jeito sim :) ).

          8. Tanque ô tomate :) (How to your learn English style).

            Quanto ao backup, eu já tinha mencionado em outro comentário – costumo fazer o backup da licença. Só o temor que tenho é em caso de retorno ao Win7, se pedir ativação, o Windows considere como pirata devido a transição :)

          9. O pessoal do MeioBit que instalou disse que o serial é diferente. Por isso que, mesmo que você queira fazer uma instalação “limpa”, primeiro deve instalar por cima da cópia atual, vincular com sua conta Microsoft e pegar o novo serial para W10. Depois pode formatar a máquina para fazer uma instalação limpa e usar o novo serial…

    1. Se instalasse seria ótimo.

      Testei 3 vezes a ferramenta e nas 3 ela não funcionou.

      Fora que é uma vergonha a Microsoft passar meses dizendo que o download será automático e ainda deixar o aviso na barra de tarefas para ter que usar uma ferramenta à parte depois.

    1. Não, você tem que instalar como uma atualização do seu Windows 8.1 (mesmo que seja pela ISO). Depois de atualizado para o Windows 10, no app Configurações você pode resetar o sistema (o que na prática resulta numa instalação limpa).

        1. Você sabe se esse erro de ativação é normal? Instalei o Windows 10 aqui no meu notebook com o Windows 8 de fabrica e resetei pela ferramenta do próprio Windows. Agora quando vou na pasta Computador para ver se esta ativado está escrito que não, e quando clico em ativar dá erro e fala para tentar mais tarde.

          1. Pelo que li é normal pq ele nao precisa mais de serial pra vc, ja que vc atualizou antes.
            Mas no momento nem quem tem serial do proprio w10 tá conseguindo ativar.

          2. Provavelmente os servidores de autenticação da Microsoft estão sobrecarregados… tenta mais tarde.

  11. Procedimentos do dia:
    – Deixar a ISO sendo puxada.
    – Estudar o procedimento de instalação (a instalação do Win 8 para o Win 8.1, ou Win 7 para Win 8 promocional, exige a versão do sistema anterior instalada. Quero ver se existe a possibilidade de instalar de forma pura mesmo).
    – Fazer o devido backup na máquina.
    – Let’s install.

    PS: se sobrar dinheiro, comprar um SSD…

          1. Vou pegar a média aqui. Para mim, pode até ser usado – vou deixar o basicão no SSD e tentar regular a quantidade de arquivos temporários e a memória virtual, para não dar muito ciclo de uso no mesmo.

        1. Acabei de ver no site do Kabum, um SSD de 60GB e um de 120GB da mesma marca e família pelo mesmo preço.

          1. (Ao Jorge também). Como falei, vou ver se caço um usado. O dinheiro que tenho tem outras prioridades, e o SSD + caddy não é uma prioridade, é mais um “luxo”. Vamos ver no que vai dar.

        2. Vagner, tenho um SSD da Corsair de 120GB em meu notebook com caddy. Não recomendo um SSD de 60 GB pois é o que as pastas do Windows e Program Files ocupam de espaço. Se fosse você pensaria no mínimo em 120 GB.
          PS: Já quero/preciso trocar por um de maior capacidade.

          1. A ideia era redirecionar alguns programas para um HDD normal. E ia tentar regular a instalação para ter o mínimo possível de consumo de espaço. O mal do Windows é que quando atualiza, enche de programas muitas vezes até inúteis – geralmente drivers.

            E como falei, vou atrás de um usado, pois a diferença de valores compensa.

          1. Que esse dia chegue logo. SSD é o melhor upgrade pra esticar a vida de um Mac/PC.

          2. Que esse dia chegue logo. SSD é o melhor upgrade pra esticar a vida de um Mac/PC.

          3. Eu uso muito espaço, e preciso guardar muita coisa, à nível de TB, mas não preciso de velocidade de um SSD para isso. Para minha WS um SSD de 480 GB é mais que preciso.

  12. Tenho usado ele no PC da sala (minha central de games e multimídia) desde as versões preview e não tenho o que reclamar.

    Todos os jogos da Steam que rodei estão funcionando perfeitamente.

      1. Eu creio que deve ser meu PC.. No site do Facebook por ex, quando é feita a rolagem, todo o DOM começa a tremer

        1. Não é seu PC não. Estão chovendo relato de bugs no Edge, principalmente lentidão e alguns problemas de compatibilidade.

  13. Já ia procurar a .iso. E esses wallpapers eu só tinha visto eles por aew. Nem sabia que tinha pra download. Valeu, Ghedin.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!