Cabos USB Tipo C, que encaixam dos dois lados, estão prontos para produção em massa

Nunca mais você errará o encaixe do cabo USB.

O Grupo de Promoção do USB anunciou que a especificação USB Tipo C está finalizada e pronta para entrar em produção.

USB Tipo C? O nome não diz muito, mas em breve você deverá vê-lo por aí e agradecer aos deuses da tecnologia pela sua invenção. Tratam-se de cabos encaixáveis dos dois lados. Até hoje, não se sabe bem o motivo, era preciso muita concentração ou sorte para plugar de primeira um cabo USB. O novo padrão acaba com isso, já que funciona de qualquer lado.

A velocidade de transmissão dos cabos USB Tipo C pode chegar a 10 Gb/s. Ele também carrega até 100 watts, suficiente para alimentar um notebook e até monitores, e tem dimensões similares às do micro-USB. Além de mais prático, ajudará a deixar os nossos gadgets mais finos.

O USB Tipo C é similar ao Lightning, cabo proprietário da Apple apresentado junto com o iPhone 5. As dores de cabeça que a transição trará também devem lembrar a migração do cabo de 30 pinos para o Lightning, há dois anos. No caso do USB, em escala maior já que mais fabricantes dependem dele e organizações e governos estabeleceram o micro-USB como padrão para recarregadores de smartphones, tablets e outros gadgets. Não há retrocompatibilidade entre o USB Tipo C e as versões anteriores sem o auxílio de adaptadores (boo!).

Os primeiros gadgets compatíveis com USB Tipo C devem chegar até o fim do ano, mas a transição completa demorará pelos motivos descritos acima. Apesar dos transtornos, tudo indica que no fim terá valido a pena.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Caraca 100w!

    Se este cabo chegasse 2 anos atrás quando meu pai (forçando o pendrive) quebrou a única saída USB da televisão ficaria feliz.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!