Anúncio Black Friday: Assine a NordVPN com 72% de desconto

Como ocultar as notificações na tela de bloqueio do Android

Tela de bloqueio do Android 5.

O Android 5.0 “Lollipop” trouxe mudanças que são muito mais do que meramente estéticas. Se por um lado elas melhoraram e estenderam o rol de funções disponíveis no sistema do Google, por outro aumentaram o grau de complexidade. Um desses pontos que ficaram mais complicados é a nova tela de bloqueio do Android.

Até a versão 4.4 “KitKat,” a tela de bloqueio era simples de tudo, exibindo o comando para desbloqueio e, quando muito, acesso rápido à câmera e ao discador. Algumas fabricantes colocavam outros atalhos rápidos ali, mas nada muito elaborado.

Cadastre-se para receber a newsletter semanal gratuita:

Na versão 5.0 e posteriores, por padrão o Android passou a exibir cartões de notificações da mesma forma que o iOS. Isso incomodou uma parte dos usuários. Alguns usuários não gostaram dessa mudança, como a leitora Ana:

“Estou indignada com a falta de privacidade quando o meu Moto G está com a tela bloqueada e as mensagens do WhatsApp aparecem na tela pra quem quiser ver. Já tentei tudo que eu sabia, mas foi em vão. Será que vocês podem me ajudar?”

Sim, eu posso!

A primeira coisa a se fazer é definir um padrão ou senha de bloqueio para o celular. À primeira vista parece uma exigência descabida, mas faz sentido: se não há nada que impeça o acesso ao sistema, não tem motivo para esconder as notificações na tela de bloqueio, né? Para isso, entre nas configurações do sistema, depois em Segurança e Bloqueio de tela. Aí você define algum, seja PIN ou senha alfanumérica.

Em seguida, ainda nas configurações, você terá uma nova opção dentro de Som e notificações. É a “Com o dispositivo bloqueado.” Ela regula a maneira com que os cartões de notificações aparecem na tela de bloqueio. São três níveis:

Definindo o que aparece ou não na tela de bloqueio.

  • Mostrar todo o conteúdo de notificações: é o padrão, e exibe as notificações completas mesmo antes de desbloquear o celular.
  • Ocultar o conteúdo confidencial de notificações: um meio termo. Com essa selecionada, as notificações continuam aparecendo na tela de bloqueio, mas conteúdo sensível, como mensagens de apps como Hangouts e WhatsApp, por exemplo, não aparecem — em seu lugar, o Android coloca um “Conteúdo oculto,” como na imagem que abre o post, lá em cima.
  • Não mostrar notificações: volta ao comportamento do Android 4.4 “KitKat,” ou seja, não exibe nada na tela de bloqueio mesmo quando há notificações ainda não visualizadas.

Note que, embora o Android tenha um comportamento padrão para determinar o que é sensível e o que não é, essa definição está ao alcance do usuário, ou seja, você pode escolher quais apps exibirão notificações completas. O problema é que isso só é possível com a primeira opção, de mostrar todas as notificações, ativada, ou seja, é do zero para os que você quiser, e não o contrário.

Para fazer essa seleção detalhada, entre nas configurações, depois em Som e notificações, e por fim em Notificações de aplicativos. No listão dos seus apps, toque no desejado e, lá dentro, você terá um seletor “Confidenciais.” Ative-o, e as notificações do app em questão passarão a ser ocultadas na tela de bloqueio.

Acrescente exceções às notificações confidenciais do Android 5.

O novo modo ambiente

O Android 5.0 “Lollipop” ainda traz uma outra opção referente à tela de bloqueio, mas que até o momento está restrita ao Nexus 6 e smartphones da Motorola já atualizados. Tentei habilitá-la em um Nexus 5, sem sucesso, e nem Samsung, nem Sony, trazem-na em seus smartphones rodando a última versão do Android.

Estou falando do modo Tela ambiente:

Tela ambiente em ação num Nexus 6.
Foto: Droid Life.

Quem já usou um Moto X entenderá com facilidade do que se trata. O Tela ambiente é o equivalente do Google ao Moto Tela, aquela função que exibe notificações simples em preto e branco sem que seja preciso apertar qualquer botão, apenas com o movimento (e outros critérios meio nebulosos) do aparelho.

Ela também fica nas configurações, mas dentro de Tela. No Moto X e novo Moto E, ao ativar o Tela ambiente, ele automaticamente desativa o Moto Tela. Particularmente, acho uma troca ruim (o Moto Tela é mais esperto), mas para quem tem um Moto G já com Lollipop ou um Nexus 6, é uma boa — para não dizer única — saída.

Com o Tela ambiente ativado, o celular passa a acender a tela esporadicamente, exibindo em preto e branco as notificações ainda não visualizadas. Ela acende quando uma nova chega, ou quando os sensores detectam uma mudança brusca na posição do aparelho, como ao pegá-lo da mesa. Eventualmente ela também acenderá do nada — às vezes isso coincide com o momento em que você olha para o celular, o que é sempre meio espantoso e frequentemente útil.

Como nenhum smartphone fora o Moto X (2014) tem sensores infravermelho na parte frontal, a sensibilidade tende a ser menor e o consumo de bateria, maior — especialmente com telas LCD, como é o caso do Moto G. Mas a comodidade é grande, então pode ser que valha a pena.

Quando as notificações estão na tela, em preto e branco, um toque nelas “ativa” a tela de bloqueio, colorida e funcional. E, claro, dois toques abrem diretamente o respectivo app. O vídeo abaixo, em inglês, explica visualmente o Tela ambiente:

Ah, mas eu queria tanto…

Existe uma saída similar para proprietários de smartphones sem o Tela ambiente. É um app, antigo até, que ativa a tela de acordo com os sensores de movimento do smartphone, o Gravity Screen.

Ele tem alguns modos de ativação, como bolso (a tela acende ao removê-lo do bolso) e mesa (ao ser tirado de uma superfície plana), e configurações bem detalhadas para quem quiser programar cenários mais específicos de ativação:

Os desenvolvedores garantem que o impacto do app no gasto de bateria é ínfimo, mas que dependendo das opções ativas e do uso, pode ser maior. E é bom atentar, também, para o método de desinstalação, que embora não seja nada de outro mundo, é um pouquinho diferente do convencional — é preciso tocar num botão nas configurações do próprio app.

O Gravity Screen é gratuito, mas tem uma versão paga com mais recursos e configurações detalhadas.

Agradecimentos a Alexandre Franco, Diogo Cezar Amaral, Enrico K., Fabricio Piccini, Juan Lourenço, Lucas Herrera, Nuvens Gerais, Rafael Rigues, Rafaelzinho do 15, Rennan Santos Leite e Vanderlei Ventura pela colaboração na redação deste post. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 comentários

  1. Boa tarde só gostaria de receber notificações na tela

    do hats zape ou menserger

  2. Olá galera boa noite eu queria que vocês por favor me ajudassem tenho uma dívida a respeito do Samsung j5 ele não está aparecendo as notificações na tela como está lá tipo tantas mensagens e tantas conversas como aparece na tela de bloqueio e o meu não esta aparecendo

  3. Alguém consegue me ajudar, estou tentando ocultar as notificações do my knox no S4, mas não tem essa opção. A opção de não exibir notificações está travada. Alguém sabe como fazer?

  4. Gostaria imensamente de DESABILITAR a tela ambiente. Às vezes o celular está do meu lado e me distraio com a tela exibindo periodicamente a hora certa. Se eu quiser saber a hora, olho para o relógio, oras. Ah, já desabilitei as notificações.

  5. Olá gostaria de saber se tem a possibilidade de ocultar um aplicativo que está na área dos aplicativos, eu queria deixar meu telegram oculto pra que outras pessoas que pegasse meu celular não ver que tenho, mesmo que tô usando senha, mais eu queria ocultar deixar.. Alguém aí pode me ajudar?

  6. Olá gostaria de saber se tem a possibilidade de ocultar um aplicativo que está na área dos aplicativos, eu queria deixar meu telegram oculto pra que outras pessoas que pegasse meu celular não ver que tenho, mesmo que tô usando senha, mais eu queria ocultar deixar.. Alguém aí pode me ajudar?

  7. Quando meu Zenfone 5 está com a tela bloqueada, de vez em quando a tela acende e fica acesa. tem alguma configuração que posso fazer com que a tela pare de ascender?

  8. Estranhei pois o Ambient Display funciona no meu Nexus 4 e eu sequer ativei, mesmo a tela dele não ser favorável a tecnologia.

    Daí eu lembrei que utilizo uma ROM de um brasileiro que faz um trabalho incrível: http://nxrom.us – é muito bem avaliada no XDA – recomendo.

  9. eu uso o gravity screen desde o galaxy s2 e posso assegurar que o impacto dele na bateria é zero, se você configurar apenas as funções de proximidade. Deixar também ligado as funções de ligar a tela quando tira da mesa faz com que ele fique sempre alerta ao acelerômetro e ao giroscópio, o que gera um alto consumo, a não ser que você seja um usuário bem avançado e consiga controlar o clock máximo com a tela desligada. Usando apenas as funções de proximidade, ele ajuda inclusive a economizar energia, uma vez que não acontece mais o lance de colocar no bolso com a tela ligada, e você ainda economiza os botões físicos também

  10. Gostaria de retirar a notificação de “Novo Correio de Voz” no canto superior esquerdo da tela do Moto G 2a. É possível? No Lollipop estou tendo essa dificuldade.
    Abraços, Tiago

    1. Acho que a dica serve pra qualquer versão do Android:
      Vá para configurações, aplicativos (Apps, no 5.1). Vá para a aba “todos”, que lista todos os aplicativos do aparelho, inclusive os nativos. Procure pelo telefone e mande limpar os dados de cache.

      Eu tava com problema essa semana sobre isso, no 5.1 o ícone voltava alguns minutos depois. Acabei desativando o serviço de caixa postal com a operadora, já que não uso mesmo.

      1. Obrigado, Mateus.
        Acredito que a solução definitiva será mesmo desativar o serviço com a operadora.
        Abs!

  11. Outro meio de acessar a Configuração de confidencialidade é clicar e segurar o cartão de notificação, até aparecer um ícone de “i” (pelo menos no Zenfone é assim).

    1. Acho que é padrão do sistema, testei aqui no Nexus 4 a aparece as configurações de notificação. Claro, não aparece a de confidencialidade porque não está disponível, mas aparece a de prioridade e bloqueio.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário