Swarm volta a ter prefeituras, como era no Foursquare


22/6/15 às 15h15

Parecia um bom plano, o de dividir o Foursquare em dois. Mas aí tiraram as prefeituras do novo app para check-ins, o Swarm e… bem, o povo não gostou.

Embora o discurso oficial pós-racha seja de prosperidade e alguns números o sustente, o Foursquare ouviu as preces e trouxe de volta as prefeituras — porque o esquema novo-agora-antigo “não era muito divertido,” afinal.

As regras são simples: você será o Prefeito de um lugar se fez mais check-ins que todo mundo nos últimos 30 dias.

Apenas um check-in por dia é contabilizado para fins da disputa das prefeituras, e os do último mês já estão valendo para determinar quem é prefeito do quê. Eu, provavelmente de nada, já que desinstalei o Swarm tem um bom tempo. Mas agora, com prefeituras… Você dará uma nova chance ao app?

Se sim, baixe-o aqui.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários

  1. Eu gostava mais quando era tudo junto, mas estou me adaptando a essa mudança, o que eu ainda não entendi é o fato de 80% dos usuários serem tim beta. Qual a ligação entre uma coisa e outra?

  2. Engraçado, sempre achei que depois da divisão muita gente parou de usar e ele ficou encostado… mas depois de ler o artigo que o Ghedin linkou do bussines insider estou realmente impressionado como foi uma boa escolha separar.

    Tudo cresceu, teve muitos ganhos, não sei se li errado, mas pelos dados do artigo, a separação foi uma sacada genial, mudando as categorias e focos dos aplicativos.

    1. Não sei se a sacada foi genial. Primeiro, o Foursquare perdeu toda sua identidade, sem contar que vem perdendo funcionários e investidores, logo… Voltar as prefeituras só mostrou que o Foursquare tentou seguir por um caminho que não agradou seus usuários.

      Eu usava o Swarm, deixei de lado. Uso o Foursquare para ler e fazer reviews e pronto! Continuarei seguindo esse caminho.

  3. Sempre uso em viagens, pra descobrir lugares novos e fazer listas de locais a visitar em cidades que não conheço… Depois da divisão parei de usar no dia a dia e restringi o uso mais a esses momentos mais raros. Talvez agora eu dê uma nova chance ao app.

  4. Parei de usar quando dividiu. Não pretendo voltar a usar. Acho que perdeu a graça pra mim, que já não achava lá essas coisas.

  5. Eu usava muito o Foursquare, mas depois da divisão quase nem lembro mais dos dois apps. Abro o Swarm de vez em quando e o Foursquare mesmo eu até esqueci que tava instalado.
    Não acho que a volta das prefeituras vai me fazer usar mais o app. Achava mais divertido as pontuações para cada check-in e o ranking com os meus amigos.

    1. No tempo em que usei o Foursquare com check-ins, ele funcionava como um jogo particular, para me estimular a conhecer novos lugares. Era divertido e teve uma ação da Samsung que criava um mapa mundi dinâmico, que mostrava os check-ins em ordem cronológica. Era divertido, mas dava um trabalhão e quando tiraram esses recursos, perdi o ânimo para brincar :/

      1. Agora junte o fato de eu morar numa cidade pequena do interior, onde já conheço todos os locais da cidade, e vai entender porque eu nunca usei o Foursquare :P

      2. Mesma coisa aqui… Quando comecei a usar o app, logo que comprei um “smartphone” em 2011 (Nokia 5230, Symbian s60), virei entusiasta. E como na época eu estava morando em uma nova cidade, sempre era desculpa conhecer novos lugares pelo checkin. E como a cidade era pequena, os locais não estavam cadastrados ou com o cadastro correto. Nessa onda virei super user level 2 e podia fazer alterações de cada local e contribuía com a comunidade.

        Depois veio o iPhone em 2012 e o uso era bem mais rápido e simples, ainda mais com o app Checkie, que mostrava a lista dos locais e era só deslizar para o lado e fazer o checkin em menos de 10s. E tinha também um app para os super users fazerem alterações no locais.

        Mas aí veio o Swarm e agora só tenho instalado o Foursquare para consultas mais rápidas e precisas do que o Maps sobre os lugares. Em viagens, como o pessoal já comentou, é quando (raramente) eu uso ele.

  6. Eu usava muito o Foursquare, mas depois da divisão quase nem lembro mais dos dois apps. Abro o Swarm de vez em quando e o Foursquare mesmo eu até esqueci que tava instalado.
    Não acho que a volta das prefeituras vai me fazer usar mais o app. Achava mais divertido as pontuações para cada check-in e o ranking com os meus amigos.

  7. Gostava muito do Foursquare antigo. Depois da divisão passei a usar o Swarm, mas sem o mesmo ânimo. Olhando agora acho que os caras fizeram uma besteira e estragaram um ótimo app.