Snapchat em um iPhone 4S.

O que significam os emojis na lista de amigos do Snapchat?


10/4/15 às 8h37

Os mais observadores repararam que uma atualização recente do Snapchat, para Android e iPhone, trouxe emojis ao lado dos nomes de alguns contatos. O que eles significam?

Antes, o app exibia uma lista de “melhores amigos” na lista de contatos. Um toque em qualquer um relevava o Top 3 daquela pessoa. Era uma crítica recorrente — como um app que preza a comunicação privada expunha os usuários de tal forma? A mecânica incongruente felizmente foi abandonada em prol de uma mais reservada, baseada em emojis, os populares emoticons japoneses disponíveis nos sistemas móveis.

Talvez o único problema desta novidade tenha sido a comunicação. O Snapchat só explicou do que tratam os novos emojis em seu canal no Discover, a parte do app com histórias de parceiros editoriais. Nem no blog oficial consta qualquer informação a respeito disso. Para quem, como eu, só abriu o Discover no lançamento, ver emojis ao lado de alguns nomes dos meus amigos gerou confusão e dúvidas. Felizmente, o Manual do Usuário está aqui para explicar!

Os emojis se traduzem no nível de intimidade/troca de snaps dentro do Snapchat. Quanto mais fotos e mensagens você troca com alguém, mais aumentam as chances de um emoji aparecer ao lado do nome desse alguém. E eles são cumulativos, ou seja, um contato pode ter dois, três emojis.

Emojis do Snapchat, explicados

? Alguém deu replay em um dos seus snaps: Se Maria manda um snap para João e João vê o snap duas vezes, Maria ganhará essa estrelinha em seu nome. A estrela é visível a qualquer um que tenha ela adicionada como amiga.

? Vocês são melhores amigos: A pessoa para quem você mais manda snaps é, também, quem mais te manda snaps.

❤️️ Vocês são melhores amigos há duas semanas: A pessoa para quem você mais manda snaps é, também, quem mais te manda snaps há duas semanas.

? Vocês são melhores amigos há dois meses: A pessoa para quem você mais manda snaps é, também, quem mais te manda snaps há dois meses.

? Você acabou de se tornar amigo dessa pessoa

? Vocês têm o mesmo melhor amigo #1: A pessoa para quem você mais envia snaps é a mesma que este contato mais envia snaps também.

? Um dos seus melhores amigos: Esta é uma das pessoas para quem você mais manda snaps.

? Você tem um melhor amigo mútuo: Uma das pessoas para quem você mais manda snaps também é uma das que este contato mais manda snaps.

? Você é um dos melhores amigos dele, mas a recíproca não vale: Você é uma das pessoas que mais recebe snaps para este contato, mas não ela não é uma para quem você mais manda snaps.

? Vocês estão numa sequência de snaps: Você e esta pessoa têm trocado snaps pelo número de dias consecutivos exibido ao lado deste emoji. Essa sequência de trocas diárias ininterruptas se chama “snapstreak”.

? Snapstreak de 100 dias: Aparece ao lado do emoji de foto quando se atinge um snapstreak de 100 dias.

⏳ Snapstreak prestes a terminar: Aparece quando um faltam poucas horas para um snapstreak terminar. Mande um snap para essa pessoa caso não queira que a sequência seja interrompida.

? Aniversário do seu amigo: Aparece ao lado de um amigo aniversariante do dia, mas só se ele ativou a função “Festa de aniversário” nas configurações do Snapchat.

Não é tão simples a ponto de ser intuitivo, e alguns emojis dão um nó no cérebro antes de serem compreendidos, porém é uma solução boa e, mais importante, privada — os emojis/as relações só aparecem às partes, não estão disponíveis a qualquer um que tenha você como contato, a exemplo da época dos três melhores amigos.

O que significam os emojis da lista de amigos no Snapchat.
Jay-Z explica.

Outras novidades

A mesma atualização trouxe, ainda, algumas outras novidades. Na lista de contatos que precede o envio de um snap, por exemplo, agora tem um bloco de contatos que “precisa de amor.” Ela é composta por gente a quem você costumava enviar snaps, mas que não tem recebido suas fotos e vídeos recentemente.

Outra é o modo “baixa iluminação,” representado pelo ícone de uma meia lua na interface da câmera. Com ele ativado, fotos em locais pouco iluminados saem mais claras.

O Snapchat está disponível para Android e iPhone e, se você ainda não sabe para que ele serve, dê uma lida nisto.

Atualizada em 28/11/2017 com novos emojis.

Foto do topo: AdamPrzezdziek/Flickr.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês