Deskmod, uma arte esquecida
pedro.dalbo.me
Pedro relembrou em seu blog a antiga prática do “deskmod”, a alteração do visual do Windows, comum no início nos anos 2000. Era coisa de adolescente desocupado, acho. Eu era um deles, e dos mais entusiasmados.
Hoje, o deskmod encontra espaço entre gente que usa Linux e tem outro nome, “ricing”, herdado da turma da personalização de carros. É um rolê bem mais complexo e com resultados mais diversos, dada a natureza aberta, plural e permissiva das distribuições Linux. No Windows, creio que a partir do Vista ficou mais difícil fazer tais modificações. A interface ficou menos feira, o que deve ter contribuído para o declínio do deskmod.
O único “deskmod” que ainda faço é trocar o papel de parede padrão por uma cor sólida — no momento um azul escuro — devido a uma questão técnica: aqueles vídeos deslumbrantes que a Apple adotou como papéis de parede há alguns anos escrevem um bocado na memória de armazenamento do computador. No longo prazo, imagino que acelerem a degradação da memória.
Até o Windows 7, ainda dava pra colocar uns teminha que modificava tudo. Do 10 em diante foi só ladeira abaixo.
Quando muito, é modo claro ou modo escuro. E até nisso, quando tu acha algum teminha diferente, tá atrás de um paywall.
Sobre o Windows ter se tornado algo mais corporativo, outra grande constatação é o fato de até hoje não existir emojis de bandeiras de países no Windows. Argumentam que não querem ter problemas geopolítica, mas o Android e o iOS tem a anos e ninguém deu piti feio sobre.
Esqueci de adicionar no comentário que fiz sobre o “fim forçado” do Nitter, mas cabe colocar pelo contexto: Aquela internet, pensada pro usuário final, “foi de Oi”.
Considerando que o Wallpaper Engine é um dos apps mais conhecidos e usados da Steam, não sei se é bem “esquecida”, mas talvez “ressignificada”. Por muito tempo usei o Rainmeter, que continua a receber atualizações esporádicas. E, como já comentaram, tem o r/unixporn que é bem ativo.
No Reddit há uma comunidade dedicada a mostrar isso, a r/unixporn. Tem bastante coisa legal.
Usei muito o AlienGUIse no Windows XP
Bons tempos em que eu usava os temas da Alienware no Windows XP
Eu sou muito fã de Deskmodding… Prefiro que assim moldo o ambiente para minhas preferências e não o contrário. Windows tornou-se um sistema operacional corporativo, e mesmo o Mac, parecendo “descoladão” é muito similar na medida que as customizações não impactam em ganhos reais de conforto e usabilidade para o usuário em especial, sendo mensurados no “Usuário Padrão Perfeitamente Esférico Sem Atrito CNTP”
KDE Plasma e BlackBox são os melhores para isso