Você não precisará mais abrir apps de bate-papo para responder mensagens no iOS 9


17/6/15 às 9h04

Um dos recursos mais subutilizados do iOS era o de respostas rápidas a partir da notificação. Ele apareceu no iOS 8, porém limitado ao iMessage. Por quê? Ninguém, fora o povo da Apple, sabia dizer.

Felizmente, isso mudará com o iOS 9. Na nova versão do sistema, os desenvolvedores poderão incluir essa função em seus apps. Ao receber uma mensagem no WhatsApp ou Telegram, bastará puxar a notificação para baixo, escrever a resposta no campo de texto e mandá-la. De onde você estiver, sem ter que abrir o app inteiro.

Na Quartz, Zachary Seward ainda cita outras duas mudanças no iOS 9 que beneficiarão apps de mensagens:

  • Notificações em ordem cronológica na Central de notificações. Será que agora ela se tornará menos inútil?
  • Pesquisa global. O iOS 9 indexará os apps, e isso inclui apps de bate-papo. A pesquisa do WhatsApp funciona bem, é verdade; a grande virtude dessa pesquisa no nível do sistema operacional é que ele abrange todos os apps. Aquele dilema moderno de não saber onde tal conversa com fulano aconteceu pode estar com os dias contatos.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. “Aquele dilema moderno de não saber onde tal conversa com fulano aconteceu pode estar com os dias contatos.”

    …desde que a conversa tenha ocorridoem algum dos apps do seu iPhone. :P

    1. Cara, não consigo pensar em apps de menssagem que sejam exclusivos para o desktop, é bem dificil ver uma plataforma de menssagens que ainda não aderiu ao Mobile.

      1. É, é bem isso. Mesmo conversando no desktop, é só instalar os apps para sincronizar as mensagens e tê-las disponível na busca.

        Agora, se você estava se referindo a Android… é, aí tem que esperar o Google aparecer com alguma solução :P

  2. O título do artigo tá estranho, inclusive confundi “precisará” com “poderá” (o que mudou todo o sentido). “Recurso de resposta rápida será disponibilizado para desenvolvedores no iOS9”

    E realmente não existe explicação plausível pra não terem liberado isso antes.

    1. Até existe, mas não é algo que deveria demorar um ano para ser lançado, eles poderiam ver como os apps reagem com a iteração, mas isso poderia e deveria ter sido implementado antes sim.