O relatório de transparência referente ao bimestre junho–julho de 2023, do Comitê de Supervisão do Manual do Usuário, pode ser baixado aqui (PDF).
***
Em junho e julho de 2023, interferi em apenas sete comentários/casos nas conversas que rolaram no site. Isso representa 0,16% do total de 4.133 comentários aprovados no período.
Embora não consiga lembrar de casos específicos, sinto que fui mais tolerante com abordagens e declarações de que discordo pessoalmente. Traçar essa linha, que separa o intolerável do que dá margem ao debate, é o principal desafio na moderação de um espaço como o Manual.
A regra #2, invocada tantas vezes que chamou a atenção do Comitê de Supervisão, preconiza a boa convivência entre quem pensa diferente.
Mais uma vez, agradeço à Cíntia, ao Emanuel e à Michele por terem topado essa iniciativa e pelo trabalho que vêm fazendo no Comitê.
Escrevendo esse comentário apenas para verificar se eu consigo remove-lo depois. Há um tempo, quis remover um comentário meu e não consegui.
Se ainda não for possível, acho que cabe avaliação para adicionar essa funcionalidade. Existem momentos que escrevemos algo e instantes depois já bate um arrependimento.
Ainda não tem, e seria ótimo mesmo se tivesse, Rodrigo. É uma limitação do WordPress, mas estamos fazendo alguns avanços nessa parte. Espero ter boas notícias em breve.
Por ora, mande um e-mail apontando o comentário que deseja excluir. Não precisa dar justificativa, é só pedir. É importante que o e-mail seja enviado do mesmo endereço usado para assinar o comentário — só assim consigo ter certeza de que é o(a) autor(a) que está fazendo a solicitação.
Lá vou eu olhar se falaram alguma coisa sobre meu comentário que foi apagado.
Não sei se é só eu, mas esses relatórios me fazem rir (não o trabalho do relatório em si, mas os comentários apontados). Fico curioso como que o indivíduo pode chegar ao ponto de não conseguir comentar sem ficar de ironia ou ofendendo os outros usando de bobeiras políticas.
–
Ghedin, não sei o que acontece, mas a notificação por e-mail dos seus comentários não chegam pra mim.