Reddit: CEO ameaça destituir moderadores e posts excluídos em protesto reaparecem.

Ainda que o Reddit saia da atual crise, a postura da direção da empresa deve deixar marcas. Steve Huffman, CEO, continua dando declarações afrontosas, como alegar que a API nunca foi pensada para aplicativos de terceiros e ameaçar destituir moderadores das comunidades que sustentam o protesto/apagão. Em outra frente, o Reddit aparentemente está revertendo exclusões de conteúdo feitas por usuários insatisfeitos.

Este bom artigo da Electronic Frontier Foundation explica como o Reddit, que cresceu e se sustenta com trabalho voluntário e boa vontade de moderadores e desenvolvedores externos, está queimando essas pontes. Como confiar numa plataforma que se revelou tão hostil com seus próprios usuário? Via The Verge, NBC News e r/ModCoord (todos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

15 comentários

  1. Olha, eu não lembro de um CEO tão agressivo assim com sua base, talvez o elon mosca seja o mais proximo disso.

  2. Tá parecendo um tiro no pé, além da treta da API (devs) agora treta com a própria comunidade.

    Confesso que estou sentindo falta do reddit funcionando normalmente.

    1. A realidade é que apenas uma pequena parte da comunidade realmente se importa com isso da API, a outra parte só quer usar o Reddit normalmente (sou um deles). Não acho certo a atitudes de vários subreddits de nem questionarem os usuários sobre qual atitude tomar, apenas privarem e agirem como literais ditadores. Todos já sabiam que essa birra de blecaute não iria levar a nada.

      1. Dá para traçar um paralelo com greve de ônibus.
        Sempre tem o usuário que acaba “pagando o pato”.
        Mas sem um protesto, sem cutucar o status quo, não tem como mudar. Ou é muito difícil, pois nenhum lado quer ceder.

        Você usa algum app de terceiro para acessar no celular? Porque se você usar, isso irá te afetar, se importando ou não. E mesmo que você não use, tem um monte de outras pessoas que usam.

        Mas é isso, protesto é pra incomodar e vai afetar os 2 lados.

      2. só que a galera mais engajada, os que mais comentam e moderadores, usam apps de terceiro. Aí pode até ser que pra maioria dos leitores pareça bobagem, mas sem os engajados gerando conteúdo o que a maioria vai ler?

        1. eu nem uso tanto o Reddit e acesso pelo Relay. a versão web é uma porcaria assim como o app oficial. essa decisão do Reddit pode simplesmente destruir o site.

      3. Sem os apps de terceiro, extensões e os moderadores (que ñ recebem nada, enquanto o reddit vale milhões), o reddit ñ seria o que é hoje.

        1. então chegou a hora do reddit acabar. vai entrar pros registros como mais uma tentativa fracassada de IPO

      4. Kkkk preciso admitir que seu comentário me irritou um pouco. O Reddit quer cobrar 20 milhões de dólares pelo uso de uma API, mas você diz que os literais ditadores são os subrredits que fecharam em protesto?

        Esse protesto que te deixará dias sem acesso a *uma parte do serviço* é tudo que os caras têm pra expressar insatisfação. A API serve pra várias coisas, inclusive funções de acessibilidade para PCDs, que podem ser excluídas permanentemente… Pô, nem sei… Acho que você tá trocando as bolas aí. Ainda que não se importe com nada disso, ao menos sobre a fonte do autoritarismo.

        1. Você lembra quando o Twitter foi comprado pelo Elon Musk? Toda a birra feita em relação a isso e a migração para o Koo? Isso resultou em algo? Não, todos continuam usando o Twitter normalmente ou voltaram após algumas semanas. Está acontecendo o mesmo com o Reddit. Minha crítica foi em relação a alguns moderadores (vulgo ditadores) se acharem no total direito de fechar uma comunidade gigantesca porque estão de birra.

          Uso o /r/linux há anos, quase que uma rotina acordar e visualizar o que tem de novo, principalmente para me informar sobre algumas novidades e ele ficou em privado por dias, atrapalhando a minha vida e de várias outras pessoas porque o moderador imbecil decidiu que a opinião dele é mais importante do que a de 800 mil membros. Não sou o único que reclamou disso quando voltou.

          O pior é que vários moderadores só voltaram porque foram ameaçados pela própria moderação do Reddit a perderem o “poder”, e não porque realmente se importam com a comunidade. Depois desse episódio, a única coisa que sinto é nojo desses moderadores e espero que sejam substituídos em breve, ou melhor, tenham as contas banidas para sentirem o gosto.

          1. Essa posição é um tanto insensível com o trabalho dos moderadores, que se dedicam voluntariamente para manter a comunidade sadia e funcional. Se as mudanças propostas vão dificultar o trabalho deles, é questão de tempo para que a sua experiência lá piore também.

            Moderação é um trabalho invisível, difícil e que muita gente só valoriza quando acaba, ou quando é mal feito. Tipo o dos garis. Sejamos um pouco mais empáticos com essa galera.