Foto de banco de imagens aplicada a teste do Kueez.

Não faça o teste “Qual Seria A Sua Aparência Se Você Fosse Do Gênero Oposto?”


20/2/18 às 9h29

Importante lembrete da Tatiana Dias, no Twitter:

não custa lembrar: toda vez que você faz um desses testes obscuros no facebook você concorda em ceder pra sempre suas infos pessoais, lista de amigos, contatos, TODAS as suas fotos, etc etc pra uma empresa sobre a qual você nunca ouviu falar.

podem estar fazendo um grande banco de imagens com fins de vigilância digno das piores distopias, podem estar só criando um enorme mailing pra encher o nosso saco de spam depois. em qualquer um dos cenários: melhor não.

Nos últimos anos, o Facebook diminuiu um pouco o alcance do que apps podem fazer com os dados dos usuários, mas ele ainda entrega bastante informação — suficiente para dissuadir qualquer um bem informado de se submeter a testes como esses testes de personalidade e outros conteúdos interativos. Coisas como nome, endereço de e-mail, data de aniversário e fotos ainda podem ser obtidas pelos apps que usam o Facebook para autenticação.

Especificamente sobre o “Qual Seria A Sua Aparência Se Você Fosse Do Gênero Oposto?”, o Olhar Digital analisou a política de privacidade do site Kueez, responsável pelo aplicativo. Sem surpresa, é bastante invasiva. Ele se apropria de informações pessoais, de todas as suas fotos e traz trechos orwellianos, como:

Nós podemos compartilhar suas informações pessoais parcial ou integralmente com nossas subsidiárias, outros sites operados por nós, joint ventures e outros afiliados confiáveis que nós temos ou possamos vir a ter no futuro.

De acordo com o nosso Termo de Serviços, podemos usar o conteúdo enviado por você (incluindo suas fotos e de outras pessoas vinculadas à sua conta no Facebook) para aparecer como parte integral de partes dos serviços que oferecemos (por exemplo, sua foto pode aparecer em alguns quizzes ou games até mesmo para pessoas que você não conheça).

Se a curiosidade for muito grande, e entendo que ela possa ser, minimize o estrago usando o aplicativo de quem o site Kueez empresta a tecnologia para processar as imagens. É o FaceApp, que embora não seja um pilar da privacidade, pelo menos não vincula o uso ao Facebook e obtém dados de lá.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 comentários

  1. OK, que tipo de informação o aplicativo coleta? Fotos? Lista de amigos? E-mail? Data de nascimento? Como se estas informações não fosse públicas na maioria dos perfis né… Mesmo que você restrinja só pra amigos, você não consegue fazer isso com suas fotos de perfil e quanto ao restante das fotos, qualquer “amigo” seu pode salvá-las e fazer o que quiser com elas. Quer privacidade? Não tenha rede social ou no máximo deixe tudo oculto e só adicione parentes ou amigos próximos. Ate parece que alguém faz isso hoje em dia né… Todo mundo tem centenas ou até milhares de amigos.

  2. Quem escreveu esse artigo e quem fica apavorado com isso não entendeu ainda como funciona a internet. TUDO que você clica coleta seus dados amigo. Tão preocupado com testezinho de facebook? Cês nem imaginam o que o própio Facebook e Google fazem. Eles sabem cada vírgula de cada email que você manda e recebe. Bem vindos à internet.

    1. E só por que boa parte desses sites já coleta informações você vai sair distribuindo ela pra quem quiser ver? Não é uma questão simples de “não tenho nada a esconder” mas simplesmente evitar o máximo possível que a sua privacidade seja invadida. Não importa que você não tenha nada a esconder, você não deveria ser obrigado a dar essa informação em primeiro lugar.

      A partir dessa ideia você começa a prestar mais atenção em serviços como os que você falou e não necessariamente abandona completamente a ideia, mas procura alternativas mais seguras e formas de driblar a vigilância. Como em qualquer assunto: a mudança começa por você.

    2. Ainda assim, você concordar que “sua foto pode aparecer em alguns quizzes ou games” extrapola tudo isso. Não dá nem pra brigar por uso indevido da sua imagem.

    3. Um problema não exclui o outro e um problema generalizado não deixa de ser um problema. Facebook e Google, de fato, são bastante invasivos, mas têm uma vantagem sobre sites obscuros como esse Kueez: estão no olho do furacão e enfrentam o escrutínio diário da imprensa e dos usuários.

      É muito mais provável que você fique sabendo de algo que Facebook ou Google faça de errado e é menos provável que eles saiam da linha porque têm muito a perder. O Kueez? Pouca gente está observando e, sendo uma operação menor, os riscos também são menores para a eventual ocorrência de atividades menos, digamos… nobres.

  3. Estou cagando para a privacidade do facebook. Qualquer um que é ingenuo o suficiente para ficar postando coisas pessoais alem de amenidades e piadas no facebook merece o prejuizo que vai ter. #EunãoPermito!!!!!! (LOL)

  4. “Se você não paga por um produto, você é o produto”

    Para quem já fez o teste, lembre de ir nas Configurações do seu Facebook, clicar em Aplicativos, e desconectar-se de qualquer aplicativo que pareça suspeito, incluindo este.

  5. OXI LA ELE, todos os que tem foto no perfil do facebook esta vunerável então, o autor tem de sair da caverna.

    1. não custa lembrar: toda vez que você faz um desses testes obscuros no
      facebook você concorda em ceder pra sempre suas infos pessoais, lista de
      amigos, contatos, TODAS as suas fotos, etc etc pra uma empresa sobre a
      qual você nunca ouviu falar.

      PARA. SEMPRE.

  6. As redes sociais sempre serão meios bastante incertos com relação à privacidade todos já sabem disso
    …. a legislação ainda está engatinhando quanto à garantia da segurança : se este ou aquele site,link,produto é seguro ou não. Se estes tipos de testes são duvidosos então por qual razão se multiplicam mais e mais a casa dia? Não existe um controle para bani-Los das redes?