Post livre #48

Eeee lá vamos nós! Post livre é um espaço sem conteúdo aqui em cima, um post publicado apenas para abrir os comentários, onde conversamos sobre quaisquer assuntos até domingo à noite.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

157 comentários

  1. Pessoal, estou a procura de imagens de texturas (fitas, fundos com bolinhas brancas etc). As imagens vetoriais q acho são tds de sites pagos. Não que eu não queira pagar, mas não há a opção de comprar apenas a imagem q me interessa. São planos mensais mto caros. Existe alguma opção gratuita ou q eu possa pagar apenas oq interessar?

    1. Amaranto, no graphicriver.net e no creativemarket.com dá para comprar arquivos avulsos, tem grande variedade.

    1. Sim, eu ainda uso. Pq apesar das notícias o app ainda continua funcionado (não sei por quanto tempo). Acho melhor que as playlists prontas do spotify, fora que não tinha propaganda.

      Aliás, acho q justamente foi isso q matou o serviço. Sem um plano de assinatura nem propagandas, era questão de tempo até o serviço desaparecer.

      Quando era da Nokia, era um diferencial de compra q acabava sendo lucrativo. A Microsoft que não tinha interesse em manter dois serviços de musica e acabou vendendo. A Line não tinha tanto apelo comercial pra dar lucro com o serviço. Então, infelizmente, a morte era inevitável.

      Dizem que o spotify tbm nao anda muito bem das pernas, apesar de ter assinaturas e propagandas, o serviço ainda não dá lucro. Se continuar assim, eh questão de tempo até ser vendido…

  2. Reforço a recomendação do Ghedin quanto a Mad Men. Série bem boa, viciante. A ambientação é muito boa tanto em termos visuais quanto no sentimento da época. Estou no meio da quinta temporada, já sentirei saudade.

  3. Meu Lumia 1320 foi ao chão e espatifou a tela. Ainda funciona, mas tá tudo rachado, fica muito claro que o próximo tombo será o último.

    Enfim… Preciso substitui-lo. Gosto muito do W10, Android só se for num aparelho que realmente aguente o tranco e, como eu quero gastar em torno de mil pratas, iOS está completamente fora de questão. Seria legal ter uma câmera aceitável, pra tirar fotos do meu garotão de dois meses de idade.

    Sugestões? Pensei de ir de Redmi 2 Pro, olhei o Moto G Turbo ainda agora e gostei muito, e uma opção seria o Lumia 640, XL ou não.

    1. Cara, não vai de Lumia agora, o 640 não tem uma câmera muito boa, com mil reais tu consegue coisa melhor. O ideal é esperar os novos lançamentos, o Lumia 650 ta muito bom e a esperança é que os modelos mid sigam a mesma linha.

      1. Meu plano era esperar, mas… Pensei nisso também, agora não é a hora pra ir de Lumia. Vou ter que encarar o Android.

      2. Meu plano era esperar, mas… Pensei nisso também, agora não é a hora pra ir de Lumia. Vou ter que encarar o Android.

          1. Também pensei nisso, mas os reviews que tenho lido não são bons. Falam de lentidão…

          2. Também pensei nisso, mas os reviews que tenho lido não são bons. Falam de lentidão…

          3. Olá! Acabei de investir em um RedMi 2 Pró. Tem uns 15 dias e estou curtindo muito o aparelho.
            Me parece ser liso liso mesmo.
            Desempenho excelente espero que continue assim.
            Até então recomendo de mais!

          4. A MIUI é rápida mesmo? Não há engasgos no sistema nem nos apps como navegador, câmera e redes sociais?
            E a câmera, é satisfatória? Teria como postar alguma foto feita com ela?

        1. Então, fui de Android ¬¬. Xperia T3, precinho bom na Claro (R$ 589,00) com um plano novo.

          Vou guardar com carinho o Lumia 1320. Quem sabe um dia eu não encontre a capa da bateria, uma tela nova, já com W10 oficial e Cortana em PT-BR… Meu velho Lumia 620 continua rápido feito uma bala na mão de quem o recebeu em doação… Se o Windows realmente não morrer, é claro, um dia eu volto.

          Tentei muito comprar o Lumia 640 XL, mesmo sabendo que o 650 vem aí e que seria um mandato-tampão, mas fato é que a MS não tá mais entregando a versão 4G pra Claro desde antes do Natal aqui em Niterói.

    2. Se fosse comprar um Android agora seria o Lenovo VibeVibe ou um top de 2014. Ambos estão na sua faixa de preço.

    3. Entra na loja online da vivo, marca a sua cidade e olha quais Lumias estão disponíveis. Na daqui tem o 1020 64GB por 999 e o 930 por 1449 no pré-pago.

      Acho que qualquer um dos dois oferece uma experiência muito melhor do que esses Androids nojentinhos de 1000,00

    1. Umberto Eco todo mundo (bem, muita gente rs) conhece, mas a tal Harper Lee eu não sabia quem era não…

  4. Amigos necessito muito da ajuda de vocês, é o seguinte: O meu pc é bem simples e já tem alguns bons anos, e apesar de algumas melhorias também simples feitas, ele continua bem “humilde”, enfim, em duas semanas eu to aqui restaurando ele do 0 pela segunda vez, venho enfrentando uns congelamentos de tela e umas telas azuis chatas, que nem com a ajuda de fóruns consigo resolver, enfim, o problema pode ser o Windows 10 dando pau em drivers toda hora (os erros geralmente dizem algo sobre driver), ou problemas nas peças. como eu não to com um puto no bolso pra comprar um computador bom e que vá durar, como paleativo eu quero saber programas que vocês usam/usaram/conhecem pra eu tentar identificar se tem algum problema na minha memoria ram, HD, etc, me indiquem bons programas por favor. E tambem gostaria de programas que vocês usam para checar os drivers do pc periodicamente, ou que dao uma geral no pc em termos de erros e atualizações, para eu usa-los também, é isso, obrigado.

    1. Cara, tu tem de achar uma forma de reproduzir o erro pra saber onde está o problema. Faz uns testes de stress com o Aida 64. Pra verificar os drivers eu uso o Slim Drivers.

  5. Salve galera. Meu primeiro comentário aqui no post livre, que acompanho há algumas semanas. É meio que uma dúvida, mas também levantando um assunto pra galera discutir: limite de franquia de dados em banda larga fixa.

    Primeiro, o contexto: esses dias, a Vivo causou certo alvoroço entre os usuários ao estabelecer limites para banda larga fixa. Vocês acham que faz sentido fazer isso? É uma necessidade técnica mesmo? Ou simplesmente o habitual malcaratismo das empresas de telecomunicações brasileiras?

    Agora, minha dúvida. Estou bem tentado a mudar da Oi Velox para a Net Virtua, aproveitando a promoção de combo. Só que me deparei com um limite de 100 Gb para a conexão de 30 Mbps, quando fui checar o contrato.

    Vi muita gente falando que essa limitação não acontece na prática. É verdade isso? E mais: vejo Netflix, YouTube, faço streaming de música, navego, mas, na real, não faço A MENOR IDEIA de quanto uso de dados na banda larga fixa por mês. Existe alguma forma de medir isso? Queria tentar ter uma ideia do meu perfil de consumo, até para entender se 100 gb é muito ou pouco pra mim.

    1. Tem alguns apps que fazem isso, mas não é o ideal porque, hoje, usamos vários dispositivos ao mesmo tempo — e alguns sequer têm interface. Tem roteadores que fazem a medição e para os que não, firmwares como o DD-WRT contam com a função.

      Nunca ouvi assinantes da NET reclamando de estouro da franquia, então acho que, por ora, esse risco não existe. (Mas já ouvi gente reclamando de outras coisas como streaming de vídeo ruim mesmo em conexões rápidas.)

      Essa medida adotada pela Vivo é pura e simplesmente ruim ao consumidor. Falamos bastante dela no último podcast; caso tenha interesse, está aqui: https://www.manualdousuario.net/guia-pratico-66/

      1. Legal, acabei de assinar o feed e baixar o episódio. Vou ouvir mais tarde.

      2. Se eu não me engano tem no contrato da net que pode ser posto franquia, na prática não acontece (ainda).

      3. Se eu não me engano tem no contrato da net que pode ser posto franquia, na prática não acontece (ainda).

      4. Não vejo como extremamente ruim, mas posso estar equivocado.
        Acho que realmente, quem não tem tanta necessidade de banda acaba pagando pela infraestrutura de quem precisa. Acho que realmente ter planos com franquias menores e valores menores seria algo benéfico. Com certeza minha vó não precisa de internet ilimitada de R$ 100,00 por mês, uma de 10GB por 50 pila já seria legal.

        Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, concordo que é ruim para o consumidor no Brasil. Aqui sabemos que as telecom’s não iria oferecer planos bons.

        1. O problema é ser vão realmente diminuir o preço para quem consome menos franquia que a média, porque assim, a princípio, minha suspeita é de que fixem o preço atual dos planos para a franquia correspondente de cada velocidade, e cobrem mais de quem passar deles (provavelmente vendendo pacotes adicionais).

          No caso de modens 4G da Vivo, as franquias vão de 2 a 12 GB, por exemplo, nem possuem planos maiores, e a de 12 GB custa mais de 100 reais. Claro, por se tratar de uma conexão móvel justifica o preço maior, mas certamente não é um bom sinal.

    2. Cara, de fato a “franquia” tá citada no contrato, mas nunca vi colocarem em prática. Há alguns anos, quando fui cliente da NET pela primeira vez, num link de 1MB, tinha uma franquia de 30GB/mês e com certeza usava mais que isso. Nunca percebi ficar mais lento e nunca cortaram o acesso.

      Quanto a migrar do Velox, eu fiz isso no começo de dezembro e, embora esteja relativamente satisfeito com a velocidade tive dois episódios aqui que me deixaram aborrecidos com a empresa:

      o primeiro foi o que disse em outro comentário (nesse mesmo post livre) acerca de usarem CGNAT. Você não detém mais um IP público, você não pode acessar a sua rede de fora via VPN, não pode acessar câmeras IP ou um home server, vai ter dificuldades com Peer to Peer (minhas portas no Transmission nunca estão abertas), vai ter sérios problemas com jogos online e por aí vai. Dá uma pesquisada no google com NET Virtua CGNAT.

      o segundo episódio foi com uma falha no serviço durante o carnaval. Primeiro, no atendimento, colocaram a culpa no meu roteador. Depois se tocaram que o problema era na rede deles (mais sobre isso abaixo). Após a interrupção foram até rápidos no reparo, em cerca de três horas estava tudo funcionando porém com velocidade máxima em 15Mbps no lugar dos 30Mbps contratados. Novamente em contato com o SAC, um atendente extremamente grosso me informa que o meu contrato havia sido alterado para 15Mbps. Solicitei a cópia da gravação da ligação e o atendente me negou e me sugeriu que ligasse para a ouvidoria da NET. Na ouvidoria depois de muito reclamar, o atendente (esse mais educado) confirma que de fato o contrato foi alterado e o pedido não partiu do cliente e agenda uma visita para a troca de velocidade (wtf? Pois é) e que isso teria um custo de R$90,00. Me recusei a pagar e ele disse que eu perderia o desconto de 5 meses concedido no ato da contratação do serviço. Disse que não aceitaria perder esse desconto e nem pagar uma visita por um erro que não foi meu. No dia seguinte minha velocidade foi restaurada e, óbvio, nenhum técnico apareceu aqui. Ainda não sei como virá a conta.

      No final, fica aquela sensação de que fazem a alteração por conta deles e se o cliente não reclamar, fica por isso mesmo.

      Quanto ao roteador, fico puto de raiva que os atendentes sempre são orientados a tirar o da empresa da reta. Se você disser que o cabo coaxial deles está esguichando água pelo conector, eles vão tentar empurrar a culpa para o seu roteador.

      Enfim, eu saí de um link de 10Mbps do Velox que me atendia relativamente bem, seduzido pela ótima velocidade desse link de 30Mbps, mas sem saber do CGNAT. Se fosse hoje, sabendo disso tudo, eu não migraria. Infelizmente me amarrei num contrato de um ano, o que me impede de voltar atrás. Minha sugestão é que, caso o seu velox não esteja te matando de raiva, fique com ele mesmo.

      1. Puxa, não fazia ideia disso. Se tentar usar um Team Viewer pra acessar o PC remotamente ou jogar online (Xbox One), corro o risco de passar raiva, então?

      2. Puxa, não fazia ideia disso. Se tentar usar um Team Viewer pra acessar o PC remotamente ou jogar online (Xbox One), corro o risco de passar raiva, então?

        1. Vai depender da sua região, tenho net aqui e não tenho cgnat. Tem lugares que são ipv4 padrão, tem lugares ipv4 com cgnat e lugares já com ipv6.

        2. Se na sua região já estiver com CGNAT, você pode passar raiva sim. Se ainda não tiver, é questão de tempo até ter.

    3. O corte existia sim, há muitos anos atrás. Hoje em dia, realmente, eles não limitam mais. De qualquer forma, com o seu uso, acho difícil que você consiga chegar ao limite em um mês. Pode assinar tranquilo.

    4. O corte existia sim, há muitos anos atrás. Hoje em dia, realmente, eles não limitam mais. De qualquer forma, com o seu uso, acho difícil que você consiga chegar ao limite em um mês. Pode assinar tranquilo.

    5. Sim, existe.

      No Windows 10 existe uma aplicativo excelente chamado WiFi-Tool.

      Ele é pago, mas, vale cada centavo por ser completo e já estar com a interface totalmente adaptado para última versão e funcionar tanto em PCs como em smartphones.

      Através dele você pode acompanhar detalhadamente o uso da internet, além de outras funções mais avançadas.

      Fica o link do site dele: http://wifi-tool.com/

      ps: Ele pode ser comprado diretamente pela Windows Store.

  6. Simpático esse smartphone Nextbit Robin, não me atrai muito o seu principal selling point de fazer backups na nuvem, mas interessante como ficou bonito com esse design diferente e até a personalização que parece de muito bom gosto.

    Além disso, interessante ver um smartphone e startup…raros os casos que dão certo.

    https://www.youtube.com/watch?v=31SHvxSxrj4

    1. Parece um brinquedo :)

      Ok, é uma startup, mas tem um monte de gente ex-Apple, Google e HTC entre os fundadores/funcionários. É uma galera com expertise.

      1. Ah, mas isso é o que se espera né, afinal é o jeito de competir com as gigantes…capital intelectual. É que hardware em geral, a barreira para novos entrantes é alta, principalmente para algo sofisticado como um smartphone…não é o melhor custo/benefício mas está no nível do aceitável.

    2. Também gostei dele! No Android Central fizeram um vídeo do unboxing dele. Até a caixa é bonita! Mas essa história de ficar migrando dados entre o armazenamento local e nuvem não me atrai também. Aliás, com as magníficas velocidades e franquias dos planos brasileiros, acho que é algo inviável aqui.

  7. Pessoal, no último Post livre eu escrevi sobre um carregador da Sony quick charger que estava mais barato do que muitas marcas chinesas. Nesse exato momento usei a bateria de meu celular até acabar, postarei quando ela terminar de carregar.
    Bonito, cabo de +- 90cm, nada demais.

    Informações sobre o teste:
    Bateria desligou em 5%
    CELULAR MOTO X2 XT1097
    INÍCIO DO CARREGAMENTO: 18:50
    PS: carreguei o celular com ele completamente desligado..

    1. Tchê, o Turbo da Motorola que vem com o Moto X é uma dádiva de Deus.
      Meu Moto X carrega em 45 minutos COMPLETAMENTE.

      1. Uma pena ele custar uma fortuna e nem estar mais disponível para venda no BR :(

      2. As vezes eu plugo na tomada, vou tomar banho e pego ele pra aguentar o resto da noite. É mto bom mesmo.
        Mas li há alguns dias q há indícios de q esse carregamento rápido prejudica a vida útil da bateria.

    2. Eu comprei um da Aukey no Aliexpress na semana passada por 39 reais. Tenho visto reviews falando muito bem da marca e do produto. Agora é esperar.

  8. Ultimamente tenho notado que muitos sites de tecnologia sempre utilizam um prazo de validade para smartphones em torno de 2 anos.

    Estou com um smartphone que vai fazer 2 anos de lançamento esse ano e acho que só melhorou com o passar do tempo (refiro-me as atualizações).

    Antigamente achava até justificável pelos equipamentos serem com hardware mais limitado, entretanto, atualmente acho que qualquer equipamento com nível pelo menos mediano pode ter uma duração por muitos anos sem qualquer restrição.

    O que vocês pensam sobre isso?

    1. Concordo contigo. Não sou especialista, logo o que vou dizer é baseado puramente em achismo, mas parece-me que existe uma tendência muito forte de otimização do software já que em contraponto o hardware já não evolui tanto assim e é caro.

    2. Não sei… acho que o “desgaste natural” contribui muito pra isso também, o cuidado com o equipamento, etc. Claro, quanto mais caro, mais durável (ou deveria ser). Tenho o Moto G 2014, recém atualizado pro Marshmallow, e ainda tá rodando como novo, não sinto a necessidade de comprar um novo por enquanto.

    3. Não sei… acho que o “desgaste natural” contribui muito pra isso também, o cuidado com o equipamento, etc. Claro, quanto mais caro, mais durável (ou deveria ser). Tenho o Moto G 2014, recém atualizado pro Marshmallow, e ainda tá rodando como novo, não sinto a necessidade de comprar um novo por enquanto.

        1. Sim. Achei que ficou melhor (mais rápido) que o Android 5. Nem precisei fazer restauração de fábrica. E os dados do app agora vão nativamente pro cartão SD, muito útil pra mim que tenho apenas 8GB de memória interna.

    4. Tenho a impressão de que as vezes a necessidade de trocar de aparelho é “falsa”. Vejo em alguns comentários nos sites de tecnologia, pessoas que trocam o celular seguidamente , as vezes top de linha… Cada um faz o que quiser do seu dinheiro, é claro, mas acho dificil que tantas trocas sejam por uma real necessidade. Claro que o uso do aparelho também influencia (alguem que dependa do aparelho para trabalhar, por exemplo) e, neste caso, ficar muito com um aparelho pode ser um problema.
      Se dependesse da minha vontade eu já teria trocado de aparelho várias vezes… mas considerando o uso, ainda estou com um aparelho lançado 4 anos atrás… e com WP! (mas que agora tá foda de usar hehe).

    5. Se o aparelho funciona bem, não te atrapalha e você consegue usar para suas tarefas, não vejo o motivo da trocar. Se o seu “bolso não reclama”, ok, mas caso contrário…

      Tenho o Moto G 2013, que está em ótimo estado, consigo fazer todas as minhas tarefas tranquilamente sem problema algum.

      1. Tenho esse aparelho, está ótimo. Só me preocupa saber que é difícil achar outro aparelho equivalente com o mesmo tamanho de tela, já que os irmãos mais novos dele cresceram…

      2. Como assim seu Moto G 2013 está ótimo? O meu 2014 está irritante, quase pedindo pra ser trocado. Será que eu que sou exigente demais?

        1. Sistema fluído, sem travanentos ou engasgo, bateria normal. Tem um trincadinho imperceptível num canto, casado por uma porrada tão violenta que eu abri a bolsa achando que ia meter a mão nos caquinhos. Meu marido tem o 2014 e também está rodando perfeitamente.

        2. Então, o que era irritante? O meu eu uso e gosto muito, funciona muito bem, e graças a equipe do Cyanogenmod e a comunidade, eu consigo ter o melhor do Android, até o momento.

          1. Meu pai tem um modelo 2014 e reclama bastante dele. E, de fato, tem uns engasgos inexplicáveis. (Eu que indiquei, daí já viu minha cara de tacho quando ele reclamou de lerdeza e, ao vê-lo, vi que estava realmente lerdo.)

          2. Pode ser problema de software. Pode tentar dar um “hard reset” ou trocar a ROM para o Cyanogenmod que até o momento é uma das melhores alternativas.

          3. Sobre cyanogem mod para moto g 2014.
            Tem algum tutorial em pt-BR explicando com muita calma e muitos detalhes como instalar ele no moto g ? Apesar de ser frescura minha vai ser o primeiro celular que irei “formatar” e por isso eu gostaria de ter o máximo de informações possíveis para não ficar com um peso de papel (e ter jogado 600 reias no lixo), fora que é meu único celular e não tenho de comprar outro pelos próximos 2 anos.

          4. Também gostaria de um tutorial assim. Tenho interesse no CyanogenMod, até achei no site o link de download para a ROM, mas não encontrei informações passo a passo (de preferência em português) de como proceder. Nunca fiz root, nem desbloqueei nada, sou completamente leigo nesse universo.

        3. Eu uso o Moto G 2013 e o meu roda liso, não trava nunca. Mas meu uso é da mesma forma que ele foi feito, nada muito estrondoso. Depende muito do usuário.

    6. Acho que isso tornará a atualização bagunçada dos Androids um ponto mais negativo ainda, atualizações por 2 anos eram suficientes considerando que uma grande parcela das pessoas trocava o telefone nesse período, já que os avanços eram consideráveis de uma geração para outra.

      Agora, assim como notebooks, acredito que smartphones durarão mais e ficar sem atualizações será mais crítico na escolha. Eu, por exemplo, se fosse comprar um top tipo Note ou iPhone Plus, ficaria com a segunda opção pensando na durabilidade do suporte.

      1. Samsung está fora de qualquer possibilidade. Ela é uma vergonha como empresa e mata vários dispositivos simplesmente por pura vontade.

        Outras fabricantes estão seguindo nesse caminho, como a finada Motorola.

    7. Qual é o modelo? Também tenho sentido isso. Tenho um Moto X 2013, comprado em 2014, que me atende bem. Só a bateria que deixou a desejar, depois da atualização para o Android Lollipop.

      Claro que um novo top de linha tem um desempenho melhor, mas o upgrade é menos necessário do que, por exemplo, quem tinha um Motorola Atrix quase três anos depois do seu lançamento.

      Em paralelo a isso, também tenho a impressão que, considerando as condições da economia no Brasil, muita gente vai pensar duas vezes antes de trocar. O crédito já não está mais tão fácil e as operadoras que dão aparelho com desconto já não estão mais tão generosas (pelo menos essa a minha experiência com a Claro).

      1. Tenho um LG G3 que ano passado foi atualizado para o MM. Tanto a multitarefa, quanto o desempenho geral melhoraram depois da atualização. Vejo muita gente reclamando que smartphones ficam mais lentos depois de atualizar e no meu caso foi bastante positivo. Até as conexões estão mais rápidas e sem erros (wifi melhorou muito para conectar). Em compensação é horrível o que o Google fez no Marshmallow com o cartão sd, que agora acabou como todo o suporte criado no Android 5.1 – atualmente ou torna memória interna e o sd deixa de ser reconhecido no usb ou os apps não podem salvar nada lá. É um retrocesso gigantesco para o Android.

        1. Eu não sei o que ocorre com os celulares de vocês então. Meu Moto G 2014 está cada vez mais lento, as atualizações do Android só pioram o desempenho. Já está ficando comum que algum app congele por alguns segundos na tela, ou que alguns segundos para alternar entre apps na multitarefa. No KitKat de fábrica era bem mais rápido.

          1. Tentou um reset de fábrica?
            Desativar alguns app que nunca vai usar?

          2. Eu nem tenho muitos apps instalados, deve dar 1 página só, os que eu mesmo baixei. Nada de Facebook (só o Messenger), nada de jogos, nada de streaming de música. Já desativei os apps que não uso e não posso remover, como os Play Banca/Games/Livros/Música, Hangouts, email (só uso o Gmail)… Só falta fazer o reset de fábrica mesmo, acho que vou aproveitar esse fim de semana!

          3. Isso é estranho. Você não deveria se restringir a não poder usar nenhum app. Boa sorte.

          4. Isso é estranho. Você não deveria se restringir a não poder usar nenhum app. Boa sorte.

  9. Comprei o Chromecast “2”. Recomendo!

    Minha rede é “grande”, o roteador está em uma ponta da casa, no segundo andar, o Chromecast na outra ponta, no 1º andar. Sim, tenho um extensor de sinal da TP-Link, mas enfim.

    Reprodução “flawless”, tanto do Netflix, quanto do Popcorn Time, videos pelo Videostream, tudo liso!

    P.s.: uso o “Teamviewer” pra controlar meu Desktop pelo tablet quando estou no quarto (Chromecast), o que possibilita usar o Popcorn Time facilmente (já que uso telefone da Apple).

  10. aproveitando o espaço, vou perguntar: teremos review do lenovo vibe?

      1. Poxa… o que houve? Foi um dos poucos celulares que atraiu meu interesse nos últimos tempos…

        1. É mais uma mudança na linha do Manual. Testar smartphones consome bastante tempo, um negócio bem escasso por aqui, e é um conteúdo mais comum, então acabo priorizando materiais mais exclusivos. A baixa nos reviews é uma mera questão de prioridades.

          1. Pensava que os reviews tinham um incremento considerável de visualizações no site. Estou enganado então.

          2. Alguns repercutem bem, mas curiosamente não são os topos de linha. E mesmo os que têm bastante visitação é por causa do Google. Nada errado, mas prefiro escrever conteúdo mais útil a quem conhece e visita o Manual regularmente.

  11. Aproveitando o gancho do post do colega sobre problemas com a GVT, uma “reclamação” de outra operadora: Aqui em BH a NET está fazendo CGNAT com os clientes domésticos (acho que só para as assinaturas pessoa física, até onde eu sei). Com isso o IP recebido pelo modem é diferente do IP público, o que impede que haja acesso externo, como por exemplo um home server ou uma câmera IP. Alguém já brigou com operadora por causa desse tipo de detalhe? Por enquanto isso não me incomoda, mas tenho planos de usar câmeras de segurança em casa e quando isso acontecer, vou precisar reclamar. A questão é que minha assinatura tem apenas dois meses e não posso cancelar antes de um ano.

    1. Nunca tinha ouvido falar disso :O
      Causa algum problema além do citado? E porque será que estão fazendo isso?

      1. Carrier Grade Network Address Translation – CGNAT ou NAT444. Com a escassez de endereços IPv4, os provedores começaram a criar redes privadas que compartilham um único endereço IP público. Ou seja, meu modem está conectado não diretamente à internet mas a uma rede de IPs privados com acesso à internet. A idéia é que isso seja usado até que a transição para o IPv6 esteja completo, mas em se tratando de Brasil e de empresas tendo que trocar boa parte dos equipamentos que provêem infra-estrutura, essa transição vai demorar pra caramba!

        1. mas em se tratando de Brasil
          isso aí não tem nada a ver com Brasil…mudança pra IPv6 é um negócio gigantesco, vai demorar muito ainda, em todo mundo

          1. Sim, é uma coisa gigantesca, que vai demandar troca de equipamentos no mundo inteiro e que vai demorar bastante.

            E se você acredita mesmo que aqui vai demorar menos ou o mesmo que na civilização, ou você é muito otimista ou muito ingênuo.

            A ANATEL tem um relatório publicado, com atas das reuniões sobre o assunto juntamente com os representantes dos grandes provedores. Nesse documento ela fala com todas as letras que, caso o cliente não tenha equipamento para suportar o IPv6 e/ou não possa usar o CGNAT e consequentemente precise de um IP público, o provedor tem obrigação de fazer a mudança. Já vi muita gente escalando essa reclamação até a ANATEL e esta não fazendo o que deveria fazer – regular – e o cliente ficando na mão.

          2. E se você acredita mesmo que aqui vai demorar menos ou o mesmo que na civilização, ou você é muito otimista ou muito ingênuo.

            quando isso vier a acontecer a gente fala sobre isso, por enquanto é achismo

            por outro lado, para dar um contra-exemplo ao seu pessimismo, a área de automação bancária brasileira (para os clientes) sempre foi uma das mais avançadas do mundo, no início dos anos 90 já estava praticamente completa para o século 21, totalmente integrada por redes de comunicação (na época, X25, BSC3, SNA, principalmente)…então essa história de que na “civilização” tudo é melhor ou acontece antes é simplesmente bullshit…aliás, me lembrei de algo recente (não necessariamente técnico, mas enfim), o Brasil recebeu o Netflix antes que a maioria dos outros países, incluindo o Japão, que é geralmente considerado o supra-sumo da tecnologia

            de qualquer maneira, seu post é muito relevante, muito bom…minha opinião é que a tendência é as operadoras não fornecerem mais IPv4 público para os consumidores, por uma questão de que isso vai ser simplesmente impossível, mas que alguma solução técnica será encontrada para os problemas trazidos pela adoção do CGNAT (e coisas parecidas)…é lógico que isso não resolve os problemas imediatos causados pelo CGNAT, então tem mais é que brigar mesmo…outra coisa, quem sabe agora, com a massificação da internet móvel e com a possível emergência da IoT o deploy do IPv6 finalmente aconteça de vez, pra acabar de vez com essa agonia de esgotamento do IPv4

          3. Os bancos brasileiros tiveram que evoluir mais que o resto do mundo por causa da pressão sofrida pela quantidade de golpes por aqui aplicados e pela época da super inflação em que o dinheio se desvalorzava em questão de horas e nao era viavel a demora no processamento de uma transação. Eficiência forçada, o que não é ruim apesar do contexto. Pena que não temos outros fatores para pressionar o resto dos serviços que nos são oferecidos.

            Quanto ao Netflix no Brasil antes do Japão, também porque somos mais “espertos” que o resto do mundo. Um dos indicadores para a entrada do serviço em terras tupiniquins foi a quantidade de Torrents que baixamos todos os dias.

          4. bem, após suas “maravilhosas” explicações não tenho nada mais a acrescentar ao assunto

          5. bem, após suas “maravilhosas” explicações não tenho nada mais a acrescentar ao assunto

      1. Olá, Gedson! Eu já tinha visto esse link. Inclusive foi onde achei a cópia do relatório. E como dá pra ver no post do cara, reclamar (e escalar a reclamação à agência reguladora) não resolveu. O que me deixa mais puto da vida, é que esse tipo de coisa eles não mostram em propagandas e nem sequer citam no contrato. Pelo contrário, tá lá, IP público e dinâmico.

      2. por curiosidade, resolvi ir atrás do meu ipv6, e foi só mudar uma configuração no modem que ganhei um ipv6 público (escopo global)

        onde está ‘IPv4+IPv6 Mode’ no modem era Legacy RG IPv4 Mode

        não foi de imediato, achei até que não tinha funcionado, mas depois de um certo tempo percebi que na barra superior do Gnome (onde tenho uma extensão que mostra o ip externo) apareceu num flash o ipv6…fiz uns testes de funcionamento e está ativo

        net grande sp

    2. Saberia dizer se a VIVO está fazendo a mesma coisa no estado de SP ?

  12. Que merda. o iPad no iOS 9 estava lento, fui tentar restaurar pro 8.4 e deu merda. Tive então que restaurar e atualizar pro 9.2

    Agora o Wi-fi tá com problema. Virou um peso de papel. Não fiz nenhuma gambiarra, só os procedimentos normais. É triste, frustante.

    1. Mas qual o problema, especificamente? Já procurou a solução em fóruns de suporte? Com a própria Apple? Uma atualização não deveria “estragar” o Wi-Fi.

      1. Ele detecta e se conecta na minha rede wi-fi de casa, mas não acessa nenhum site.

        E antes estava normal. Já dei hardreset, resetei configs de wi-fi, desconectei o modem por minutos e nada. Não tenho como testar em outras redes para ver se é problema da minha, mas estava funcionando tudo bem antes.

      1. Restaurar novamente ainda não, porque foi um parto fazer isso da primeira vez, deu muitos erros. Vai ser o último recurso, quando chegar hoje a noite em casa

      2. Restaurar novamente ainda não, porque foi um parto fazer isso da primeira vez, deu muitos erros. Vai ser o último recurso, quando chegar hoje a noite em casa

        1. Você fez a restauração através de um arquivo previamente baixado ou direto pelo iTunes?

          1. O 8.4 era baixado. A atualização foi normal pelo iTunes. Consegui fazer conectar usando DNS do Google, mas fico com a sensação que a conexão está lenta, porém não vou mais ficar quebrando cabeça com isso.

      1. Mini 2. Tava suave no 7 e 8, cometi a besteira de colocar o 9 para ver o multitask mas é inútil para mim.

  13. Buscando alternativas bancárias sem tarifas, essa semana abri um iConta e pedi o Nubank, ainda não chegou o cartão definitivo da conta e nem o cartão de crédito, assim que chegar vou cancelar a minha do Santander, até agora na teoria acho que fiz um bom negócio, alguém fez essa combinação pode relatar melhor como está sendo a experiência?

    1. Nubank é muito bom, sou cliente desde há mais de 1 ano. Vejo apenas 2 problemas: não há programa de pontos e é um exercício de paciência você conseguir aumentar seu limite, que por padrão vem baixo em relação aos cartões de banco tradicionais.

    2. Nubank é muito bom, sou cliente desde há mais de 1 ano. Vejo apenas 2 problemas: não há programa de pontos e é um exercício de paciência você conseguir aumentar seu limite, que por padrão vem baixo em relação aos cartões de banco tradicionais.

        1. Não é bem um programa de pontos. É o mastercard surpreenda. Funciona mais como um compre 1 leve 2 em estabelecimentos cadastrados.

        2. Ele faz parte do Mastercard Surpreenda, mas não tem programa para acúmulo de pontos para usar em cias aéreas.

        3. O Nubank em si até onde sei não tem programa de pontos.
          O cartão Mastercard a operadora da bandeira (Mastercard) oferece um programa de pontos, mas é por conta própria e sem nada relacionado ao Nubank.

      1. então, eu to vindo de uma conta super basicona do santander, meu cartão de crédito tem limite só de R$ 500,00 e eu consigo me virar, o nubank ja me deu R$ 1400,00 sei nem onde gastar isso haha, minha fatura vem estourando R$ 300,00, nem uso tudo, porque a maioria das minhas compras são a vista pra pedir desconto :P

        1. Imagino que tu deva saber disso, mas é sempre bom lembrar que o limite não é sinônimo de crédito gratuito. Tem que pagar quando fecha a fatura, então bora manter o controle dos gastos aí :P

          1. sim, só comentei porque o cara falou como problema o limite baixo, o meu era mais baixo ainda, então nem vejo problema, e eu uso cartão de crédito só de pirraça hahaha tudo que eu compro eu tenho o dinheiro a vista e peço desconto, se a loja não da nada, eu peço pra dividir no máximo sem juros haha

      2. O limite é dado tendo em conta o salario que tu declarou. Me arrependi de não ter mentido meu salário, meu limite não aumenta nem a pau!

        1. Não adianta mentir o salário…
          O sistema bancário no Brasil consegue pegar tantas informações sobre sua situação financeira, que o simples fato de mentir sobre seu salário pode te colocar numa “lista negra” até sua morte (ás vezes até sua esposa(o) e filhas(os) são colocados na lista negra)…. resumo, mostre sempre as informações verdadeiras e tente negociar pacientemente (e pagar as contas em dia é claro) para tentar ter um limite maior.

      3. Isso do limite não se aplicou a mim. O limite inicial veio mais baixo que o limite corrente do outro cartão que eu tinha na época (mas superior ao limite inicial desse outro cartão, que era de um famoso banco espanhol), mas em menos de 1 ano já superou o do antigo, que já tinha mais de 3 anos de uso. E agora, com pouco mais de 1 ano, o Nubank já me oferece o dobro de limite do outro cartão, Todas as vezes que pedi aumento de limite eu fui atendido, mas não custa nada ser razoável em vez de querer dobrar/triplicar de cara.

    3. Hoje tenho 17 anos e quando completar 18 no final do ano, pretendo fazer o pedido do Nubank. Mas vi que eles são mais rigorosos em relação à situação financeira da pessoa que contrata. Será se tenho boas chances de conseguir sem esperar muito?

      1. Cara, eu não tenho nem comprovante de renda e eles me aprovaram, alias, eles perguntaram quando eu ganho, mas isso ja foi na hora de escolher o limite ja, ou seja, ja estava aprovado, um amigo meu disse que foi recusado, realmente não entendi o motivo, alias meu convite chegou em menos de 1h e eu fui aprovado em menos de 24h, só se eles gostaram do meu nome haha

      2. Tenho 18 e estou esperando faz um mês e meio, aproximadamente. Quando completam três meses, se ainda não tiverem aprovado o cartão, dão uma resposta definitiva. Eu não tenho absolutamente nada realizado com meu nome, tudo até então(compras online etc etc) foi feito com nome dos meus pais e não temos dívidas. O critério é bem misterioso. Imagino que eles estejam liberando sem controle pro pessoal mais velho, que trabalha e tem outros cartões, mas para estudantes vão bem aos poucos. Eu poderia ter pedido o meu no meio/fim do ano passado, mas por preguiça fui enrolando. Agora preciso e estou à mercê deles e da espera, rs.

      3. Opa! Tem um tempinho que estou enrolando pra pedir o meu, vou aproveitar que o assunto está quente agora e vou pedir de uma vez. Vamos ver! Tenho 30 anos e movimento bastante meu cartão, na verdade eu movimento pouco. Porém minha mãe é comerciante e sempre faz pedidos com valores consideráveis nele. Quero ver qual será o tempo de aprovação (ou não). kkkkk…
        Dou o retorno a vocês aqui!
        Até mais

        1. Então pessoal, fiz o meu pedido ontem por volta de umas 15:00 horas e as 17:29 horas chegou o e-mail para com as instruções para me cadastrar.
          Fiz todo o procedimento de preencher os dados, enviar as fotos e tals. Agora só aguardar ativação.
          Me parece que dará tudo certo.

          Acho que foi mais ágil o procedimento porque já possuo cartão de crédito há um bom tempo e minha mãe sempre faz compras nele, assim como minha namorada comprou celular, notebook entre outras coisas que as vezes ela compra. Fazendo que aumente o consumo em meu CPF.

          Estou aguardando agora!

          1. Comigo tbm foi assim. Apesar de muita gente reclamar q nao foi aprovado, no meu caso levou menos de duas horas do pedido ao recebimento do e-mail de cadastro. Depois, foi questão de horas até receber a confirmação do cartão.

            Acho q por ter outro cartão da mastercard a mais tempo e sempre ter pago minhas contas em dia, meu cadastro foi super-rápido. Eles provavelmente puxam o histórico de crédito e julgam se a pessoa eh um bom cliente ou não.

          2. Comigo tbm foi assim. Apesar de muita gente reclamar q nao foi aprovado, no meu caso levou menos de duas horas do pedido ao recebimento do e-mail de cadastro. Depois, foi questão de horas até receber a confirmação do cartão.

            Acho q por ter outro cartão da mastercard a mais tempo e sempre ter pago minhas contas em dia, meu cadastro foi super-rápido. Eles provavelmente puxam o histórico de crédito e julgam se a pessoa eh um bom cliente ou não.

      4. O meu foi rápido. Baixei o aplicativo, fiz o pré cadastro numa tarde e na manhã seguinte tinham aprovado. Na semana seguinte o cartão chegou. Minha noiva fez o pré-cadastro e levou quase dois meses para aprovarem. Ambos estamos com mais de 30 anos. A análise de risco que eles fazem é bem criteriosa sim e acho que esse é um dos motivos que fazem com que eles tenham taxas de juros mais baixas que o resto.

        Minha noiva usa mais o cartão que eu e, assim como eu, tem a vida financeira em ordem. Acho que a diferença de tempo de aprovação se deu em função da situação de cada um: Eu sou servidor público e tenho estabilidade, ela, embora trabalhe no mesmo local que eu, é terceirizada.

    4. Esse iconta é bom? Tenho conta corrente no Santander, estava estudando mudar de banco.

      1. só abri a conta, ainda não chegou o cartão definitivo e tal, mas na teoria serve pra mim, TED e DOC ilimitado, cartão de débito e resolver tudo nos terminais eletrônicos ou internet banking sem pagar nenhuma tarifa. Virá cobrando tarifas se eu precisa ir na agência conversar com o gerente por exemplo. Pesquisa no site do Itau. Os outros bancos que tem contas digitais são o Banco do Brasil e o Bradesco.

        1. Cobra para falar com um gerente se houver algum problema com a conta? Não é só para transações (presenciais)?

          1. pelo que a mulher me explicou, toda vez que eu precisar usar pessoas de verdade hahaha vou ser cobrado uma taxa, a não ser que sejam dúvidas pela central de atendimento, mas a taxa é pequena, R$ 1,60 ou seja, mesmo se eu tiver problema, vale a pena pagar e resolver com uma pessoa.

      2. Abri quase que ao mesmo tempo a iConta e a Digiconta e a experiência em ambos os casos tem sido excelente, o Itaú acho ainda melhor porque quando formato no cel não preciso ir na agência parear, coisa que no app do Bradesco é necessária.

      3. Abri quase que ao mesmo tempo a iConta e a Digiconta e a experiência em ambos os casos tem sido excelente, o Itaú acho ainda melhor porque quando formato no cel não preciso ir na agência parear, coisa que no app do Bradesco é necessária.

    5. Tenho iConta, conta digital BB e Nubank… No problems so far… Uso bastante a transferência TED/DOC durante o mês, de graça, em ambos os bancos (transfiro o salário de um banco pro outro, transfiro o pagamento da formatura pra uma conta na Caixa, etc.)

    6. Como eu não preciso de conta corrente, mantenho apenas uma conta bancária, que é minha conta poupança mais antiga, na Caixa. Lembrando que nenhuma poupança tem tarifas, e por ser apenas poupança, há apenas o cartão de débito (nunca vi uma conta exclusivamente poupança que oferecesse cartão de crédito também). Cartão de crédito, uso o Nubank há mais de 1 ano.

      A experiência tem sido ótima. Não carrego o cartão de débito por aí, só o Nubank. Centralizo ao máximo meus pagamentos nele, e quando a fatura fecha eu faço o pagamento pelo app da Caixa, conta essa que é alimentada com o dinheiro do salário. Para alguma emergência, algum lugar que não aceite cartão (ou que aceite só débito) eu levo uma pequena quantidade de dinheiro em espécie, mas sinceramente nem lembro quando foi a última vez que precisei usar esse dinheiro.

      Se eu precisasse de uma conta corrente, certamente iria de iConta ou Conta Digital do BB. Não faz sentido nenhum pagar tarifa por esse serviço, nem por anualidade de cartão de crédito, para a grande maioria das pessoas.

    7. Eu amo a iConta e na boa ela facilitou muito a minha vida. Cartão sem anuidade, uso o Santander Free que acho sensacional e até melhor que o Nubank pois tem milhas.

  14. Amigos do MdU.. preciso de vcs!

    eu já apareci aqui em outros tempos para pedir dicas sobre meu canal no youtube, e em sua maioria, foram ótimas dicas que eu consegui ir adaptando com o tempo no canal.. muito obrigado a galera q viu e comentou.. DE VERDADE!!! s2

    mas agora, o pedido é diferente..
    eu estou participando de um “concurso” da Asus onde eu vou ter a chance de estar ao lado dos maiores e melhores jornalistas do ramo da tecnologia do país, além de acompanhar os anúncios de aparelhos/notebooks que a Asus está prometendo pro mercado nacional esse ano.. isso tudo em um NAVIO!! por 3 dias!!!
    ano passado rolou o Asus OnBoard e foi um sucesso.. esse ano, a festa vai se repetir!

    ai vc me pergunta: “ok, André, mas como eu posso te ajudar?!”
    então.. até agora, tenho que passar pelo crivo dos jurados do concurso, onde 8 criadores de conteúdo serão escolhidos e aí, vão partir para a votação popular..
    eu nem sei se vou passar pra próxima fase do concurso, mas se acontecer, eu queria muito ter a chance de estar lá no navio e fazer uma cobertura incrível do evento..
    posso pedir a ajuda de vocês nessa votação!?

    se eu passar, dou mais notícias por aqui.. mas meu vídeo-inscrição é esse aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=3bC4URI_D_w

    se eu chegar lá, contem comigo para mandar novidades em primeira mão..
    o/

    obrigado pessoal!

  15. Alguém aí que usa serviços Microsoft e GVT teve problemas ontem a tarde? Aqui onde eu trabalho não tínhamos acesso a nada da MS por um bom tempo…
    Sinais da compra pela Vivo? rsrsrs

    1. Aqui na empresa desde ontem a tarde tem sites que demoram uma eternidade para abrir. E na 3/4G também tá a mesma coisa…

    2. A GVT teve problemas generalizados no Centro-Oeste e parte da região Sul, o que causou a lentidão. Tudo indica que já foi resolvido.

  16. Cheguei cedo ou hoje vocês estão compensado o descansando do carnaval ainda?

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!