Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos. Os comentários fecham segunda-feira ao meio-dia.
Para promoções, descontos e pedidos da Black Friday, siga para este post.
Alguém aqui já testou esse novo browser “Arc”?
Fiquei curioso sobre as novidades: https://arc.net/
Já li algumas opiniões e vi uns vídeos a respeito do Arc. Parece-me um projeto bastante opinativo na forma de se navegar, e uma que não se encaixa muito no modo como eu uso um navegador. Prefiro experiências mais “transparentes”, como a do Safari e do Firefox (e mesmo do Chrome).
Importante lembrar que a base do Arc é o Chromium.
Olá amigos…. gostaria da dica de vcs, mais uma vez!
Tenho como operadora de celular, a TIM, porém estou descontente com preços e também sinal complicado quando falta energia na minha casa e preciso utilizar o 4G, sempre o sinal da TIM fica péssimo, devido a isso, qual operadora vocês me sugerem? Prezo muito por cobertura/sinal/velocidade e quantidade de dados, porque nem uso o celular para ligações praticamente.
Abraços a todos!
Eu uso vivo easy, curto pq o sinal é ótimo e a Internet é sob demanda, não tem validade, então se usa pouco dura muito.
Eu queria muito tentar esse vivo easy desde que lançou, sou bem econômico no uso de mídia, conseguiria controlar bem os dados eu acho, mas como disse na outra resposta mais abaixo sou refém da Tim devido ao sinal 4g, vivo não deu bom de sinal pra mim :/
A primeira dica é comprar um chip pré-pago e testar os sinais e os planos da Vivo e Claro cada região tem suas particularidades nada melhor do que ver isso na prática e sem precisar assinar um plano. Assim você vai ter uma noção melhor de qual é melhor pro seu uso e região.
Ótima dica!
Outro ponto também é ver os locais que a pessoa vai. Vivo e Claro obviamente são bons devido a serem baseadas em operadoras originais (as Tele locais no caso da Vivo, e a BCP que foi a primeira operadora privada no país). No entanto, ainda há discrepâncias: há cidades e regiões onde só pega uma das duas, e o roaming no país me parece ser algo inútil (teoricamente era previsto que pudesse fazer roaming em redes diferentes de operadoras).
Melhor dica. Eu passei por isso. Testei todas as grandes e a única que pega 4g em casa com consistência é a Tim. A claro tinha os melhores preços que consegui mas a maior parte do tempo em 3g em todos os lugares que eu ia dentro e fora de casa. Me sinto refém da Tim, o que faço é ficar atento a promoções todo ano e brigo na Anatel e procon se não honram a oferta. Hoje to pagando 45 reais e tenho 17,5 GB considerando bônus. Acho que conseguiria mais internet mas minha prioridade é pagar o menos possível.
SSD Kingston é bom?
É sim, na terabyte eles estavam com um preço ótimo. Se sua placa mãe suportar, use SSD do tipo m.2 ou nvme v2.
Não se vocês chegaram a falar em algum dos post livre, mas eu queria compartilhar um link de um site interessante que se assemelha ao Twitter só que… ele exclui os posts em 24 horas após o envio, o que achei bem intrigante e ao mesmo tempo divertido, a interface é bem minimalista e até agora só achei um brasileiro por enquanto.
P.S esqueci de colocar o link
https://blarb.co
Oi, gente!
Tô querendo sair do Windows, e queria algumas recomendações de vocês quando a distros Linux.
Tenho AMD no note, não sei se impacta em algo.
Apesar de eu ser usuário assíduo do Fedora, o mais indicado geralmente é começar com uma distro baseada em Ubuntu mesmo, porque a variedade de tutoriais na internet é muito melhor. Acho o próprio Ubuntu (com interface Gnome) ou o Linux Mint (com interface Cinnamon) um bom ponto de partida. O Linux Mint em especial para quem tá migrando do Windows, porque o fluxo de trabalho é semelhante. Depois de se acostumar, dá para ir tentando outras interfaces e distros.
Claro, nada impede você de tentar um Fedora de cara ou qualquer outra distro não-Ubuntu. Hoje em dia está muito mais intuitivo de configurar as distros.
Além disso, você vai ter que se readaptar ao novo sistema operacional. Linux não é Windows. Você terá que procurar alternativas aos softwares que usa. Mas com calma e paciência dá para se “estabilizar” rapidinho. E talvez um dual boot inicialmente seja mais interessante, dependendo se você precisa de algum software que não encontrou nenhuma alternativa para Linux.
A placa AMD provavelmente não será um problema. NVidia que costuma ser um porre por causa dos drivers proprietários.
Boa sorte e bem vindo ao clube dos pinguins. ;)
Muito obrigado mesmo!
Acho que vou de Ubuntu por conta justamente de ter bastante gente pra me ajudar, caso dê problema hahahahahah.
Garuda Linux sem dúvidas. É um Arch fácil e lindo. Não existe nada mais estável e seguro para qualquer usuário que o Arch. Ubuntu é garantia de stress a curto prazo.
Qual sabor você recomenda do Garuda?
Eu sou usuário leigo de Linux. Eu comecei usando Linux Mint MATE, que é uma das distro sempre recomendadas para iniciantes nos sites gringos. Mas eu depois descobri uma distro que me conquistou e me fez sair do Linux Mint em todos os meus computadores. Foi o BigLinux, uma distro brasileira que é sensasional. Por quê?
– Ela é extremamente amigável para iniciantes que vieram do windows, e inciantes de modo geral, porque tudo tem GUI, interface gráfica de usuario, desde a instalação até o uso. Voce também pode escolher um visual que nem o windows (ou que nem o macoss, lá na configuraçaõ inicial), todos os comandos de teclado do windows funcionam (que eu conheça, eu uso windows+d, windows+e e windows+p o tempo todo).
– Deve ser a distro com mais coisas úteis pré-instaladas do planeta, vem dezenas de programas e webapps junto. Eu sei que daria para instalar tudo isso na maioria das distros, mas o fato de já receber tudo de bandeja me ajuda e alivia muito. Por exemplo, ela já vem com Lutris e Steam na aba Jogos, Brave e Firefox na aba internet, montes de programas para imagens músicas e vídeos, um monte de programas de sistema e utilitários que eu nem sei que existem, e a melhor parte, os webapps. Vem com dezenas de webapps, que voce pode tirar se quiser, mas vem uma aba só para Webapps dos produtos do google (docs, youtube, gmail, tradutor, etc), e uma aba de webapps do resto (com um webapp para office online, netflix, snappdrop (que permite subir arquivos como se fosse airdrop), outlook, whatsapp, telegram, Tunel radios, etc e etc). O programa de adicionar webapps é muito fácil e intuitivo também, e eu agora gosto muito de criar webapps pros meus sites.
– Provavelmente é a única distro linux que aceita TODOS os formatos de distribuição de programas, nativamente ou quase, o que pode acreditar, é uma bênção para iniciante, leigo ou quem só quer instalar os programas que quer onde quer que estejam. O linux sofre porque não tem uma Appstore central ou um .exe que todos usem, então tem um monte de formatos para baixar um programa. O BigLinux aceita Appimage (com integração gráfica ao desktop e atualização automática, uma coisa que voce teria que caçar e baixar uns programas em outras distro), flatpak, AUR (o repositório do Arch Linux, que é a fonte de programas mais extensa do Linux), Snap, .deb, .rpm e o próprio repositório do Biglinux. A BigStore é como se fosse a Appstore da distro, e te permite procurar e baixar, só digitando nome mesmo e com GUI, os apps nativos, flatpak, AUR e snap. O .deb e .rpm voce baixa instaladores de sites, e eles são convertidos, e sempre funcionou quando usei. Nunca tive que usar terminal nesta coisa para baixar E desinstalar um programa qualquer, o que é surreal para Linux.
– O BigLinux é um derivativo de base Manjaro, que por sua vez é uma versão estável do Arch Linux. O Arch Linux é basicamente a distro feita ṕor comunidade mais avançada em tecnologia, mas sofre de instabilidade por isso, risco de quebrar o sistema, porque nem tudo foi testado certo. O Debian, que o Ubuntu e derivativos se baseiam, é a distro feita por comunidade que preza pela estabilidade, então ela não quebra o sistema, mas sempre fica atrasada em relação ao Arch, as vezes defasagem de anos. Isso afeta por exemplo jogos, onde um Jogo roda mais rápido sempre em Arch Linux e derivados do que em Debian e derivados, porque tem as coisas mais atuais. Outro exemplo são os programas, o Debian tem bem menos programas que o AUR. O Majaro é um negócio que usa o Arch, mas é estável (só não sei o que eles fazem), então voce fica com o melhor dos 2 mundos com o BigLinux.
→ Eu poderia falar mais coisa, mas para não ficar mais textão, pode ver no youtube a avaliação do Diolinux https://www.youtube.com/watch?v=xEukcvE63nk ou outras, e ir no site oficial https://www.biglinux.com.br . Tem um grupo do telegram também, que voce pode entrar para tirar dúvidas, e sempre tem alguem para ajudar, incluindo o próprio criador do Biglinux. Eu já instalei em Macbook e notebook de 15 10 e 5 anos atrás, então acho que é amplamente compatível.
Todas as distros acima são de boas recomendações.
No final o que vale é começar, testar, aprender, e depois fazer tudo de novo. Importante não esquecer o backup.
Atualmente uso Arch Linux e Manjaro, porém minha recomendação pós Windows vai pro OpenSUSE com KDE como gerenciador.
Tô vendo o pessoal sugerindo sua distro favorita, então deixe-me ir contra a corrente: Vai de Ubuntu no começo pelo simples fato de que tem mais gente usando pra gerar mais tutoriais guias e fornecer ajuda. Vai ser até mais fácil de pesquisar na internet.
Quando tiver mais experiente em como as coisas funcionam (e quebram) no linux fica mais tranquilo se aventurar por distros menos conhecidas.
Voce não está indo contra a corrente, sugerir iniciante ir de Ubuntu é a corrente. Existem mais distros amigáveis a iniciantes do que apenas a Ubuntu, por isso eu não sugeri Arch Linux, Opensuse ou etc. Eu apenas estou dizendo que BigLinux deveria ser considerado uma ótima distro de iniciante, melhor até que Ubuntu para brasileiros e leigos. Vou dizer que minha experiencia pessoal de iniciante foi exatamente o contrário da corrente, me dei mal com Ubuntu e Linux Mint MATE, e me dei muito melhor com o BigLinux, por isso a empolgação, mas não é fanboyism, e eu sugiro outros iniciantes testar o Biglinux mesmo.
O Ubuntu padrão é muito confuso no ambiente visual deles, me assustou, e se alguém ler a internet como eu fiz, nesses fóruns e guias, alguém vai ler que a maioria dos linuxeiros odeia a Canonical e abomina Snap e sugere fortemente ir noutra, como no Linux Mint, e o Linux Mint MATE me deu muitas dores de cabeça. O Mint não detectou meu 2ª HD (nem vazio nem com partição windows) e não consegui nunca fazer funcionar, não consegui fazer Appimages se integrar no desktop e ter atualização automática apesar de todo programa e receita que pesquisei e tentei, todo programa que não estava na MintStore (que era basicamente apps da Ubuntu + Flatpak) eu tinha que ir caçar na internet, abrir o terminal, copiar e colar linhas de código e baixar o repositório PPA aleatório número 9, aí atualizar o app e desinstalar eu tinha que caçar com qual código eu colava no terminal, as vezes não conseguia achar os termos certos e desistia, ele não se conectou direito com a LAN inicialmente e eu honestamente não sei como consegui fazer entrar, etc e etc, e eu tinha todo um bloco de notas de códigos e receitas copiado para resolver N problemas do Mint como esses.
Enquanto não posso dizer que nunca usei o terminal do Biglinux, eu usei bem menos do que no Mint. Como disse, GUI em tudo, BigStore tem a maioria dos reposítórios necessários, instalar e desinstalar programas eu posso invocar um painel de controle ou a BigStore e só clicar em botão em vez de copiar e colar montes de linhas de código, muitos programas já vem pré-instalados, todos os problemas do Mint não aconteceram no BigLinux, meus HDs apareceram, Appimages o sistema já integra sozinho, LAN funciona de 1ª, etc. Foi um fim de várias dores de cabeça prévias.
O grupo oficial do telegram do BigLinux é uma fonte única e coesa, tem 1300 membros, e sempre tem alguém para responder dúvidas e ajudar em problemas, incluindo o criador da distro, e é tudo em portugues, eu não sei como eu teria começado Linux com Mint ou Ubuntu se eu não soubesse ingles fluente previamente, e não tivesse saco de pesquisar em N fóruns e sites aleatórios, e ler até a 3ª página do google atrás desses tutoriais e guias soltos.
O outro comentário definiu bem que o importante mesmo é começar numa distro suficiente e aprender, todas essas distro mencionadas, incluindo Ubuntu, Mint e o Biglinux, são boas para iniciantes. Eu só não acho que devamos aceitar automaticamente o discurso predominante de começar de Ubuntu, isso depende da pessoa e talvez esteja ultrapassado.
Contra a corrente dos comentários*, não do geral.
E pode até ser que uma distro mais nichada seja mais amigável e simples, mas software uma hora ou outra vai dar problema e vai ser bem mais fácil googlar e achar uma solução para uma distro com base de usuários maior.
Nesse ponto então, Manjaro (base do BigLinux), Fedora e PopOS sempre estão no Top 10 junto con Mint e Ubuntu.
Sim, inclusive Fedora e Manjaro são minhas favoritas
As distros que passei mais tempo foram o Pop! OS e o Mint.
Como você tá migrando do windows, indicaria o Mint. Daí, quando estiver mais seguro e quiser testar um fluxo novo de trabalho, migraria pro Pop.
Seria esse o fim da privacidade no iPhone?
https://proton.me/blog/apple-ad-company
Complicado. Eu justamente escolhi ir para os produtos da Apple devido a esses tipos de atitudes nos outros sistemas. O fato do Google ja ter acesso a todos os nossos dados quando navegamos, algumas fabricantes Android colocarem anúncios em apps padrões e a Microsoft colocando anúncios no explorer ou em outras partes do sistema Windows.
Infelizmente o futuro tende a ser todo assim independente da marca, e o pior é que, como o iOS não é livre como o Android, não terá como remover esse tipo de coisa.
O que vocês compraram na Black Friday? Só por curiosidade, as vezes tem algo que possa interessar a outra pessoa e talz. Se quiser dizer o preço vale também, senão, só o produto. Eu comprei o seguinte:
– Galaxy S22 256GB (brinde o Buds 2);
– DJI Mic (microfone sem fio para produções de vídeo);
– Carregador UGreen 100W com 4 portas (pra carregar tudo de uma vez em viagens. Sempre pego quartos com poucas tomadas);
– Bastão de LED Sokani X25 (ótimo para iluminação de vídeos);
– Ventilador de Coluna Polishop (esse é para as visitas haha);
– Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM;
– Galaxy S20 FE (para minha sogra);
– Algumas roupas na TrezeCore
– DxO PureRAW 2 (software de melhoria de arquivos raw através de IA);
– Assinei o Clube Smiles para minha esposa (já sou assinante);
– Adquiri a formação em Analista de Dados da Data Science Academy (alguém aqui já fez? recomendam?)
– Vários acessórios menores de fotografia/estúdio no Aliexpress;
Evitei colocar o preço porque ia dar trabalho procurar de todos. Mas todos tinham ou algum desconto muito bom, ou alguma promoção de pontos. Como o ventilador polishop, cada real pago eu ganhei 11 pontos na Livelo, que viram 22 milhas na Smiles.
Mandem aí como foi a Black Friday de vocês!
O já citado por mim anker Q30 na loja oficial deles no AliExpress. Saiu por 368, que não deve ser o menor preço possível mas que pra mim já foi muito bom.
Ainda agora abri um site de promoções e vi uma mochila pra notebook da lenovo baratíssima na Amazon, comprei também. Chega de levar bolsa de costas enorme todo dia.
Queria ter comprado um SSD e um pente de RAM de 16GB pra dar aquela tunada no notebook novo, mas nada coube no meu orçamento então fica pra próxima.
Esse carregador aí que você comprou, rola carregar notebook nele?
Alguns sim. São poucos os modelos que aceitam carregamento por usb tipo c.
Nada que um decoy e um cabo adaptador não resolvam!
Sem condições financeiras. Comprei para um cliente hoje um SSD de 240 GB por R$ 110,00 da AData. Fora isso, mais nada. Na verdade, tive prejuízos. Comprei um monitor de 22″ “no estado” em um brechó em Sant. de Parnaíba, só que cheguei em casa pensando que ia dar sorte, deu azar (ruído de algo em curto). Comprei ainda dois daqueles conversores da SKY antigos com HDs, consegui aproveitar um e o outro preciso ligar em uma instalação para faze-lo usar em um PC normal. O resto do conversor virou sucata, fui levar em uma sucateira junto com outras coisas, mas uma das coisas o sucateiro não aceitou. Eu tinha levado na mão sem sacola e tava sem tempo. Larguei tudo e fui embora. (Segunda vez esta semana, a primeira foi em uma outra sucateira que fui levar uns HDs que não tinham mais condição, só que o cara não soube dar preço, já tava demorando e eu precisava ir em um cliente. Larguei tudo lá e fui embora.
Meu monitor tmb deu esse barulho de curto e a tela apagou. Tive que abrir e isolar uma placa pra voltar a funcionar.
vou levar onde presto serviço de eletrônica para ver se salvam. se salvar, tou no lucro.
Caraio. Vocês guardam dinheiro o ano inteiro pra esse evento?
Eu não comprei nada por que não preciso de nada no momento. Kkkkk.
Sempre tenho um dinheirinho guardado pra promoções oportunas rs.
Somos dois. Não comprei nada além de comida, que é o que estou precisando no momento.
Acho muito louco esse compra-compra…
Sim, eu deixo de comprar o ano todo pra comprar na Black Friday, vale muito a pena.
Eu não ia comprar nada porque nada me apeteceu. Aí lembrei que precisava de um hd, comprei de 1 TB, mas no dia seguinte achei um de 2 TB mais em conta e cancelei o do dia anterior.
Agora estou namorando o iPhone 13 mas preços absurdos como sempre acho que meu iPhone X de 4 aninhos vai aguentar mais um pouco.
Se aparecer uma promoção relâmpago quem sabe…
Sobre o carregador da Ugreen e a formação da DSA, posso falar como consumidor muito satisfeito de ambos.
Especificamente sobre a DSA, é uma das melhores escolas de análise de dados. Tenho vários amigos que fizeram as trilhas gratuitas de lá do zero e conseguiram empregos muito bons na área. Só ter disciplina e aproveitar bem o conteúdo.
Desabafo com lojas que dizem arrumar eletrônicos, minha sogra levou uma TV que parecia ter problema na fonte, ela ligava e depois de um tempo desligava.
Levou em um lugar e queriam cobrar 380 reais pela placa da fonte, e ofereceram outras TVs que tinham no lugar por 500-600 como alternativa.
Eu peguei modelo da TV, joguei no Mercado Livre e a nova placa da fonte custa 48 reais. Mandei só a imagem pra confirmar modelo pra loja, ele aceitou receber a peça e instalar por 150 reais.
Isso não é um caso isolado, é muito difícil achar boas lojas de concerto que não queiram te dar um golpe.
Te dizer que isso ai é o padrão do mercado, infelizmente. Bons tecnicos e mecânicos cobram caro e essas empresas não estão dispostas a pagar grandes salarios. Eu não conserto coisas pra terceiros, pois não tenho tempo pra dar garantia, mas conheço outros tecnicos ou mecânicos independentes pra indicar.
O serviço é cobrado a parte, ele iria cobrar 5x mais na peça e um valor pelo serviço. Propositalmente cobram valores absurdos das peças pra revender algum equipamento que está lá parado com eles.
E não tô falando de assistência técnica, tô falando daquela loja do bairro.
E inclusive tenho um mecânico no bairro que prefere que eu mande as coisas pra mecânica dias antes e depois só deixo carro lá pra arrumar e/ou manutenção.
A maioria das empresas é má administrada, não sabe fazer o valor de venda de um item, joga similar ao que o concorrente faz e esse tambem nao sabe calcular. kkkk
eu que o diga. cobro barato até demais o dia de serviço.
(mas até prefiro assim… uma hora discorro melhor sobre)
Seguindo e somando ao Rafael: preços de placas também oscilam. As vezes as empresas preferem cobrar como se fosse duas placas do que correr o risco de em caso de defeito.
Por exemplo: placa de fonte tem muito problema de sobrecarga ou oscilação. Se o equipamento tem histórico de falhas, já cobra como se fosse previsto um defeito futuro, pois muitas vezes existe um vicio oculto.
Um detalhe: pelo que entendi, voce economizou aproximadamente uns 180 reais, não? É uma boa diferença, e dado que você falou técnico do bairro, me caiu uma ficha – técnicos de bairro pegam peças em uma eletrônica maior, por isso o preço mais caro.
A economia foi de 300 reais na peça. Dava pra ele ter comprado 4.
A mão de obra ele iria cobrar de qualquer forma aparte
Ah, eu pensei que era fonte + mão de obra, não entendi claramente. Perdão.
Ah isso de cobrar caro pra caso de defeito é comum mesmo, principalmente em TVs, pois quebrar um display é arcar com o pior prejuízo. Um amigo instala sensor de estacionamiento, cobra caro, pois furar errado um para choque implica na compra de um novo para o cliente. Kkkkk.
Alias, também cobro barato ou as vezes nem cobro. Mas só faço serviço pros amigos muito próximos.
Comprei o Anker Q30 e ele está aí no mundo pra chegar mês que vem. Qual vocês consideram a EQ menos gravuda possível? Nada contra graves, mas uso leitor de telas e é meio desagradável quando cada sílaba é uma porrada na orelha e, por comentários que já li sobre, ele é um fone que puxa bastante pra o lado dos graves.
É uma tendência todos os fones puxarem pros graves. A galera gosta de sentir os graves. Difícil explicar que a qualidade tá nos médios! Kkkkk.
O q me encanta é conseguir identificar cada instrumento em seu lugarzinho na mix, lindo demais.
Você tem um Q30? Verdade que ele não deixa usar o cancelamento de ruído quando você usa ele com cabo? Não seria a pior das coisas porque eu no máximo escrevo coisas, então o delay do bluetooth provavelmente não vai ser isso tudo de ruim, mas pode ser um inconveniente.
quem dera tivesse, isso ai é um luxo pra mim. tenho um antigo Sony ZX300 e mal uso ele, então pouco compensa gastar com isso. você é musico também? eu tenho um problema com tinnitus faz um tempo, ainda não fiz audiometria, mas tenho tomado cuidado com volumes muito altos.
nunca toquei profissionalmente, mas sou sim. Também meio paranóico com volume de fone de ouvido porque a audição é meu principal sentido pra orientação, então tento cuidar bem dela.
Tem um vídeo do mindtheadphone sobre o q30. Eu tenho esse fone mas uso pouco porque gosto de tws, fone de arco me incomoda. Realmente no cabo é outro fone (inferior) pois perde todos os incrementos digitais proporcionados pelo equalizador no app. ANC também desligado.
de TWS eu tenho os w100T da Edifier, não consigo usar in ears. Gosto dos headphones e a profundidade maior que eles trazem ao som.
Não entendo muito sobre equalização, eu costumo deixar acústico pra tudo, é o que mais me agrada. Mas de antemão, já recomendo que compre almofadas extras no aliexpress. Possuo duas unidades do Q30 (meu e da esposa), e os 2 descascaram as almofadas e tive que trocar.
Essas almofadas não são coladas não? Ou estou confundindo o Q30 com outro modelo?
Vou testar essa eq quando o fone chegar, parece ser bem mais comportada nos graves.
As do Q30 são encaixadas, no plástico, facinho de trocar.
Ok, valeu!
Depois de meses considerando comprar um fone Kuba, comprei esse mês aproveitando a promoção deles da black november.
Relmanete o fone é excelente, e a robustes e qualidade do produto é perceptivel, nenhuma parte parece que irá quebrar facilmente, e mesmo que quebre, a possibilidade de reparar me agrada muito.
Achei ele meio pesado (comprei a versão Pro, com arco de metal, provavelmente a de madeira seja mais leve), então pra quem usa durante muitas horas, talvez seja um ponto negativo.
como vcs lidam com pagamentos?
ex.: cartão de crédito, pagam manualmente? colocam no débito automático?
antigamente eu gostava de pagar tudo manualmente, mas hoje dia já to deixando tudo no automático, cartão de crédito no débito automático, mudei uma cobrança que ou chegava o boleto ou no cartão de crédito, aí mudei pro cartão que não preciso me preocupar em pagar, também automatizei uma transferencia que faço todo mês no mesmo valor.
e em relação a data, pagam logo quando recebem ou deixam pra pagar no dia do vencimento?
eu tenho uma amiga que espera o dia do vencimento da conta chegar pra pagar, quando eu tenho um boleto eu pago logo, me incomoda esperar chegar a data final pra pagar, kkk.
Em débito automático em tudo que dá. Infelizmente o NuBank não dá opção para débito automático com meu banco até hoje, o que me faz ter que pagar o boleto de forma manual todo mês. Acho que a única outra “conta” que pago manualmente é a pensão alimentícia…
Com relação às datas, pago sempre no mesmo dia em que recebo, pra ficar livre logo e manter no meu salário a alcunha de menstruação: Vem uma vez no mês e dura de 4 a 5 dias.
acho que o nubank já teve convênio com o santander e durante um tempo dava pra colocar débito automático por lá, mas já saiu e agora não vai ter nunca mais, pois eles tem débito automático a partir da nuconta, mas o que vc pode fazer tb é assim que fechar a fatura ir no aplicativo do banco e abrir a conta pelo DDA.
e se o valor da pensão for fixo, dá pra fazer uma transação recorrente, no itaú dá pra fazer isso por até 12 meses seguidos.
Algumas coisas estão em débito automático, outras não. As que não estão eu agendo o pagamento assim que recebo o boleto para o dia do vencimento. Não que faça muita diferença, mas minha conta tem rendimento diário, por isso deixo para pagar no último ou penúltimo dia.
Eu não deixo nada no débito automático exceto boletos que eu agendo o pagamento, gosto de conferir e ver meu suado dinheiro da conta indo embora nas faturas, uns 5 minutinhos de tristeza para relembrar onde gastei conferindo com meu app de finanças e pronto kkkkk
Boleto chegou eu agendo para pagar no vencimento, minha conta tem rendimento diário mesmo rendendo um pouquinho por dia.
Antigamente acabava atrasando as contas pois não tinha tanto controle financeiro. Hoje acabo concentrando o pagamento próximo ao fim do mês, quando a conta de internet (que é boleto pré programado) pode ser paga. ainda me devo assistir a nath finanças, diga-se.
Tento automatizar o máximo possível por cartão de crédito, pra ganhar alguma coisas nas milhas, quando não dá é débito automático ou DDA, no Itaú tem um pagamento automático com limite de valor então é bem prático.
Pra compras online tento sempre usar Google Pay ou Paypal, pra dar aquela segurança em vazamento de dados de cartão.
Não gosto do débito automático, só deixo algumas coisas, como seguro de equipamentos, pois o parcelamento só é possível via débito automático. No geral pago tudo manualmente, tenho uma tarefa recorrente no Google Agenda que me lembra de tudo que preciso pagar. E o que der para pagar antes, eu pago antes, me dá um desespero ver a fatura do cartão ficar muito alta. Então o que der pra pagar eu pago logo, mas compro tudo quase 100% no cartão de crédito.
Pago tudo manualmente. Qualquer dia texto esse débito automático.
Deixo lembretes e pago tudo manualmente no dia do vencimento (que deixo tudo junto).
Já tive problemas com débito automático que me deram um prejuízo bem grande. Consegui reverter, mas ferrou meu fluxo de caixa por um tempo.
Comprar tênis via internet é um negócio muito, muito difícil. Não existe padronização na numeração e a troca/devolução é chatinha mesmo no melhor cenário.
Comprei um casual, no número que deu na medição do meu pé — orientação da loja. O número era um menor que o que uso habitualmente, mas confiei. Chegou e ficou pequeno. Agora vou trocar e não sei se peço um ou dois números maiores. Estou mais inclinado a pedir dois. Melhor sobrar do que faltar.
Também estava precisando de um tênis de corrida, aí fui no shopping experimentar uns. Acabei comprando por lá (estava mais barato que online), um número maior do que eu uso normalmente.
Quem entende?
Eu já comprei algumas vezes, como eu uso o mesmo número para praticamente tudo quase nunca tive problema. Só uma vez precisei trocar um tênis da nike por um número maior, mas foi bem rápido.
Aliás eu raramente olho essas medições normalmente eu confio que vá ser 39 e se não for eu troco.
Roupa em geral nunca pensei em comprar online por causa disso: apesar da suposta comodidade, na prática a ausência de padronização de medidas e de sentir a qualidade na hora me faz evitar este tipo de compra.
(a quem estou enganando? raramente compro online 😐🤭)
Eu só compro quando já tenho uma roupa parecida com o mesmo tamanho e eles são padronizados, tipo camiseta da Hering.
Qualquer outra roupa, sempre vou numa loja provar antes, anoto e compro online mais barato.
Pior que é ruim confiar em loja online. Sinceramente sempre vou preferir ir pessoalmente para este tipo de coisa. o ponto extra é que sou ansioso. se uma compra atrasa, não me aguento.
Roupa eu já acho mais fácil que sapato. A maioria dos sites tem as medidas em cms, então é só comparar com os cms de uma roupa q vc acha q fica bem. Tem q ignorar um pouco as numerações padrão e se guiar pelos cms.
Sapato é pior pq é mais dificil medir um q vc já tenha, fora questões de q as vezes o msm tamanho pode ficar diferente por dureza do material, formato do bico ou grossura/largura do pé.
Vai na loja física, escolhe o modelo/tamanho. Então vai na internet e compra igual. Aí não tem erro.
Isso me fez lembrar que a Decathlon dá para comprar online e retirar na loja. Não sei se dessa forma dá para testar a numeração.
Era o meu plano para o tênis de corrida, hehe. O vendedor mostrou um modelo acima do preço que eu estava disposto a pagar, mas com um “descontão” que trazia ele para dentro do meu orçamento. Fiquei 🤔. Enquanto ele foi buscar o calçado para eu experimentar, puxei o celular e não é que estava bem barato mesmo? Aí comprei no shopping.
Esse plano não funcionou com o tênis casual porque é uma dessas marcas que só vendem online, até onde sei.
Eu fazia isso, “usava” o tempo do vendedor já sabendo que não iria comprar. Aí comecei a refleti e hoje já não faço. Em geral o vendedor sobe no estoque, gasta sola de sapato, joelho etc, procura o tênis, se não acha traz outros modelos, só pro cliente ver se ficou bom no seu pé, agradecer e sair pra comprar online. Enquanto isso ele poderia estar atendendo a um cliente em potencial que realmente poderia render alguma comissão para ele. Boa parte do salário de um vendedor vem de comissões, em geral eles ganham 1 salário mínimo + comissões. Perder tempo com uma venda que com certeza não vai sair é
Eu já entendo o “ágio” de comprar fisicamente como um adicional para: ter um produto sem precisar de frete, poder provar o produto e não ter que depender de troca online etc.
Ghedin,
Pelo menos comigo, a partir do momento que tenho um tênis da marca, não tenho mais esse problema. Agora, se eu comparar a numeração entre as marcas, há diferenças de até 2 números. Aliás, tenho até anotado, por marca, a numeração que uso.
Abraços,
Ah, boa! Faz sentido. No meu caso, ambos os tênis eram de marcas novas/que nunca havia usado.
Tênis é um negócio MUITO chato pra comprar online. Mesmo sabendo seu tamanho certinho, sempre pode ter algum detalhe de modelagem que faz ele não ficar legal no pé. Por exemplo os tênis da Nike, que tenho sempre que pegar um tamanho maior do que os outros calçados que uso porque a modelagem dele é mais justa.
Só consigo comprar tênis online quando é um modelo que ja calcei antes e já conheço (ou seja, um All Star ;p ). Tem marcas que só encontro o meu tamanho (46) online – – por exemplo, a Skerchers – mas não tenho coragem de comprar sem experimentar .
Tem mais um monstro que calça 46, como eu hahahaha. É foda comprar calçados kkkkkk
É muito de marca mesmo, é bem complicado. Sei que Adidas pra corrida precisa ser 1 número maior que o que normalmente uso.
Allstar precisa ser 1 número MENOR do que eu normalmente uso.
Em geral tênis de esporte (trilhas, corrida, crossfit etc.) o ideal é que seja 1 numeração maior, pois o pé incha etc. Mas aí também varia de marca e estilo de pé. Nesse caso nem só o tamanho em cumprimento é suficiente, mas altura do peito do pé, largura etc.
Comprei online apenas uma vez no outlet da adidas, e deu certo, mas tb pq já estava acostumado com o padrão da numeração deles.
Minha esposa tava comprando na Shein e a quantidade de informação que eles passam sobre os tamanhos é impressionante. Nunca vi algo parecido no Brasil, muito pelo contrário os filtros das lojas pouco ajudam e cada vestuário é catalogado de uma maneira. O que custava ter quer seja o tamanho do tênis em centímetros.
Olha, eu sofro com isso, mas já consegui contornar. Eu SÓ compro tênis na internet há uns 10 anos, pois calço 46 e é muito difícil ter esse número em lojas locais. No meu caso o que funcionou foi o seguinte:
Peguei um tênis que é confortável e medi a palmilha;
Comparei a minha medição com a que tem na Netshoes;
De acordo com essas medições eu SEMPRE compro baseado nos centímetros, que no meu caso é 30,5cm.
30cm ainda entra, mas depois de algumas horas fica desconfortável, mas dá pra usar. 31,5cm fica folgado demais, tenho uma bota de adventure assim. Então tem que estar acima de 30 e abaixo de 31,5cm
Recomendações de site por favor?
O unico que comprei online foi no antigo site do Alex Shoes.
Atualmente tava pensando em arriscar um pelo AliExpress.
Calço 48 e compartilho das dores, faz anos que não encontro tênis.
O lado bom das lojas era que antigamente vendiam mais barato esses itens de numeração alta que ficavam enconstado.
Caramba, bicho, 48… tu és um monstro hahaha. Brincadeiras a parte, eu gosto de comprar na Eurico. Era uma loja de calçados femininos pra quem tem pé grande, mas já atende o público masculino há alguns anos.
Obrigado amigo, você é um amigo. Essa dica de medir a palmilha é bem legal :)
Não gosto muito de comprar roupa e calçados pela internet (não comprei ainda) porque gosto de sentir a textura, calçar pra ver se meu pé fica confortável, esse tipo de coisa. Única coisa que ainda me arrisco a comprar são judogis, mas mesmo assim tem as variações de tamanho de cada marca.
Encontraram alguma boa oferta na Black Friday? Vamos divulgar aqui.
Acabei de comprar amaciante Downy 3L no Ponto por R$34,90 + fretinho, acho que é um bom valor, aqui em casa dura bastante.
tem um post aberto exatamente pra isso aqui ao lado, justamente pra não encher esse aqui de ofertas, veja lá
Isso. Aqui: https://rghedin.wpcomstaging.com/descontos-promocoes-black-friday-2022/
Valeu Ghedin! Não tinha visto o post e esse link.
Na psn ghost of tsushima está por $99
Olá pessoal,
Estou de olho em promoções de black friday para VPN. Alguém tem alguma indicação? Já vi NordVPN e Proton.
Gostei dos recursos adicionais do Proton, mas o plano básico do NordVPN tá com um preço mais convidativo.
Qual sua finalidade com a VPN ?
Entre as duas, iria de proton. Nord coleta muita coisa.
Segurança, torrent, streaming.
Não sabia dessa coleta de dados da NordVPN! Obrigado pela dica.
Eli,
Colocaram agora pouco uma oferta do Nordvpn mais acima, dá uma olhada.
Abraços,
Boa, Tiago! Obrigado.
Só depois me toquei que tinha outro post exclusivo para promoções de black friday!
desde o apocalipse do twitter deflagrado semana passada e com toda aquela bobagem das pessoas abrindo seus Koos inadvertidamente, comecei a frequentar mais o reddit nesta semana
tinha uma conta lá já fazia vários anos, mas vivia parada, comecei a juntar karma de fato nestes dias
mas uma coisa me surpreendeu: por que o aplicativo é tão guloso com dados? É predominantemente texto! Devia ser uma plataforma leve e ágil, mas o aplicativo devora o 4G e ainda é meio travadinho às vezes
é só comigo ou é assim mesmo?
Eu não uso o app. Prefiro acessar pelo Firefox do que suportar aquele godzilla
Porque o Reddit é uma empresa que veicula anúncios segmentados e o aplicativo deve estar cheio de rastreadores e outras coisas rodando em segundo plano. Mesma coisa com aquela interface “moderna” horrível na web — por aqui, sigo fiel ao old.reddit.com
Se você usa iPhone, dê uma olhada no Apollo. É uma experiência muito melhor que a do app oficial.
E, pra Android, a melhor opção é o Boost.
Relay for Reddit (Android) é muito bom também.
Eu acho bizarro que o site novo é literalmente inutilizável no Safari no meu notebook, os sites do Facebook e Twitter devem pegar mais dados, mas mesmo assim parecem muito mais leves e funcionais.
A interface é muito pouco fluída, não sei porque tão pior que os concorrentes.
O site novo engasga no edge como nunca vi.
No Firefox vai suave.
Eu uso Narwhal. É bem mais simplesinho que o Apollo, mas me agrada mais, e distrai menos. O app oficial é um absurdo de agressividade, tudo colorido demais parece que estou no tiktok ou Instagram.
Recomendo algum app de terceiros como o Joey ou o Infinity (se não me engano tem na f-droid)
eu uso o infinity e gosto muito
Alguem mais usa Pocophone ou Xiaomi? Comprei um Poco m5s e estava achando estranho que o Waze parava de funcionar… ao ver eu descobri que ele mata processos de 2º plano. Eu queria justamente um telefone pra colocar no bolso da jaqueta e receber as instruções de trajeto no bluetooth do capacete. Procurei um pouco como faz pra contornar esse ‘problema’, mas ele continua fechando app mesmo configurando pra liberar.
Bom, fica o alerta pra quem estava interessado em um aparelho Xiaomi.
Uso um Poco há mais de um ano e nunca tive esse problema. Uso o waze todos os dias no deslocamento para o trabalho, por causa dos alertas, e vai redondo. Acho que nem liberei ele na “Economia de Bateria”.
Funciona redondo com a tela desligada e rodando no fundo? Eu queria deixar o aparelho no bolso e receber as notificações no Bluetooth do capacete
Uso com a tela desligada, mas com o telefone conectado ao Android Auto, ou seja, usando outra tela. Parando para pensar aqui e considerando que o negócio é um aplicativo de mapas, talvez o próprio Waze não tenha sido pensado para ser usado com a tela desligada:
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?p=1824804
checa se a economia de bateria não está matando os serviços. geralmente é o aplicativo de economia de bateria que corta o 2.° plano
Claro que é ela que tá matando. Uma ‘excelente’ feature da MIUI que tem dado o mesmo problema pra muita gente. Da pra desativar, mas não adiantou nada. Kkkkkk.
estranho isso, quando instalo um aplicativo e o sistema mata em segundo plano, liberando o uso nas configurações ele funciona normal.
e seu capacete tem bluetooth? como moto não é meu mundo eu nunca tinha parado pra pensar nisso, poderia falar um pouco como funciona?
É um comunicador wayxin, bem simples. Até notei que ele começou a interromper a música, aí eu dou play e volta. Penso que ele tá matando o Poweramp também. Com o Asus anterior eu nunca tive esse problema.
Pelo que pesquisei até agora… Na MIUI 12 dava pra desativar essa função de economia de energia, vou ter que catar melhor se alguma alma benevolente achou uma maneira de contornar isso na MIUI 13. Senão vai ser aguardar uma ROM customizada, até por que o telefone é realmente muito bom pro meu uso tão básico.
putz, agora que eu lembrei que não uso a rom oficial, kkk eu uso a xiaomi.eu, dá uma olhada e veja se tem pro seu modelo, eu aconselho a troca.
Vou ver!
Salvo engano dá pra desinstalar o módulo de gestão de bateria da MIUI via ADB. Só não lembro qual é porque não tenho mais celular da Xiaomi.
Mas lembro que tinha um problema parecido com meu Mi 9T que foi resolvido assim.
Vou pesquisar no final de semana. Valeu!
Cara, eu uso a MIUI 13 e mantenho alguns aplicativos excluídos da economia de bateria (ou seja, esse módulo está sem licença para matar) e basicamente é isso… Zero problemas por aqui. Aliás, conferindo na minha lista aqui agora e o próprio waze não é uma dessas exclusões.
Caramba. Vou ter que fuçar aqui. Testei de meio dia, setei uma rota, deixei rodando na gaveta e desligou em poucos minutos. Vou desativar essa gestão de bateria pra todos os apps.
penso em 2 caminhos, primeiro dá uma olhada aqui, testa essa farramenta, Universal Android Debloater GUI:
https://github.com/0x192/universal-android-debloater
como alguém comentou, para procurar e desativar o módulo de power saving da MIUI. segundo, tbm recomendo vc dar uma olhada no app greenify para gerenciar a essa gestão de apps em segundo plano e talvez contornar a da MIUI.
Tive um Xiaomi da linha de Android puro, depois de 4 anos o maior problema era espaço, já não comportava mais os novos apps e passou a não atualizar para últimos versões. Segue sendo o celular dos bancos e backup pra ficar em casa.
Mas particularmente eu já vi muito vídeo e não gosto das modificações que fazem na UI das outras linhas, uma alternativa mais agradável é o Oneplus se tiver buscando um Mid/Hiend.
Meio ausente dos comentários hoje porque estou “curtindo” a ressaca da quarta dose da vacina contra covid. É a primeira vez que sinto os efeitos. Parece que um caminhão passou por cima de mim 😵💫
Foi a clássica AZ?
Ela foi a única que me derrubou.
A Pfizer só apodreceu o braço 😂
Minha quarta dose foi da AZ e também fiquei ruim. Me derrubou legal! Tanto a Coronavac (1ª e 2ª) como a Pfizer (3ª) foram tranquilas, mas a AZ me deixou ruim por uns dois dias. Depois fiquei de boa.
Sim, AstraZeneca. Havia tomado dessa na terceira dose, mas daquela vez não fiquei mal.
Melhoras.
Preferi ficar só com duas doses da Coronavac (tiveram intervalo de 6 meses entre elas). Não nego que é medo de agulha, mas também acho que preferiria que as pessoas priorizassem vacinar crianças. Aparentemente não tenho nada que me soe como risco de covid.
Espero que liberem logo a vacina “omni”, aí já vacino com ela.
Orra, Ligeiro, mancada. Tem vacina de sobra e nem dói nada. Vai tomar vacina, cara! Duas doses, a essa altura, é pouco.
Tou usando máscara (só fiquei duas semanas sem, que foi duas semanas após a liberada.
Verei como fazer aqui para tomar.
PS: “vacina de sobra” depende do lugar. Imagino que na cidade onde estou pode ser que tenha (já vi relatos no Facebook que não tava tendo). Sei de gente em outros estados que queria tomar os reforços, mas não há sobras.
Eu tenho pavor de agulha e já estou na quarta dose. Não dá mancada. Toma logo!
E em todas, tive a sensação de ter estado dentro da máquina de secar nos dias seguintes. Mas passa logo.
valeu Pedro! como falei, queria que viesse a “omni” (lembrei do nome, é vacina bivalente).
@ Ligeiro
É só tomar a da COVID-19 e a da gripe. Aqui estão oferecendo a da gripe quando você vai tomar a da COVID-19.
E outra, a Anvisa aprovou só agora as novas vacinas. Até chegar ao nosso braço, vai alguns meses — talvez quando já foi a hora da quinta dose/dose de 2023.
A tendência é que vacina de COVID-19 se torne igual à da gripe (talvez até seja assimilada em uma vacina só) e tenhamos que tomá-la todo ano.
Não marca bobeira, não. Se for ver, boa parte da galera que acaba internada por COVID-19 não tomou vacina ou não completou o esquema vacinal.
Então @Ghedin, pelo que entendi, o esquema básico é apenas as duas doses. Mas sei que no meu caso – que é coronavac, deveria eu tomar a terceira de outra (az ou Pfizer).
deixei as duas intercaladas em uns 6-8 meses (preciso ver no calendário aqui depois). Ia pegar a 3 dose quando desse mais 6 meses .
Vi que amanhã vão fazer “dia d”, só que tenho trabalho marcado. verei se posso tomar em qualquer posto só com o certificado digital de vacinação.
@ Ligeiro
O intervalo das duas primeiras doses da Coronavac, salvo engano, era de 20 ou 30 dias. A defesa provida pela vacina vai reduzindo gradualmente. Embora nosso sistema imunológico jamais volte ao estágio anterior à vacina, é preciso tomar as doses de reforço para manter a defesa. (Não à toa elas são chamadas de doses de reforço.)
Toma logo, pow. Eu também morro de medo de agulha e injeção no geral, mas eu tenho mais medo de ficar doente. Leva alguém que você tenha intimidade com você, um irmão, um tio, mãe, segura não dessa pessoa e fecha os olhos e vai…
Eu testei positivo pra COVID na quarta. Estou com as duas doses originais + 2 de reforço (AZ, Pfizer, Pfizer, AZ). Tive 24h de febre e sintomas intensos e agora só restou uma leve congestão. Não quero nem pensar como seria se não tivesse tomado a vacina. Veja isso logo, é importante demais.
Pô, Ligeiro, faz jus ao seu nome e vai logo tomar essa vacina!
Usar máscara direitinho ajuda, mas não faz milagre. Não quero nem imaginar ficarmos sem suas crônicas do centro de SP nos posts livres por causa de Covid!
obrigado Pierre.
como falei, espero que venha logo a bivalente (a que atualiza a vacina com as ultimas mutações). mas acho que semana que vem já tomo – espero viajar e provavelmente a vacina já dá uma mão na proteção.
A nova vira supostamente em dezembro, mas não espero muito do governo atual. Já que tomou só duas, tome a terceira da que tiver e em 2023 ainda poderá tomar uma quarta atualizada.
Com novo governo teremos uma reorganização de tudo, não dá pra vacilar com copa e festas de fim de ano.
Senti as 3 doses. 2 Pfizer + 1 AZ. não sei qual foi pior, a d2 ou d3. Ambas eu tomei após ter covid, e te falar que não fosse pela falta de ar, os sintomas pareceram mais intensos. O que me fascinou é que 24hr depois eu tava liso liso novamente.
Tomei 2 doses da coronavac, a terceira da Pfizer e a quarta dose agora de CVac de novo.
Em nenhuma delas senti efeito colateral, nem dor no braço. Ou sou muito forte ou injetaram água de coco em mim 4 vezes.
Hoje eu finalmente consegui tomar a 4ª dose. Demorou dessa vez (embora eu tivesse que ter tomado faz uns 20 dias, mas queria aproveitar a ida ao dentista pra fazer um combo, mas não tinha ontem, fiz agora de manhã)
Na minha cidade só foram liberar a 4a dose pra minha faixa semana passada. Quando eu tomei a terceira? Em DEZEMBRO de 2021
Eu também tomei a 3a dose em Dez/21. E no dia do meu aniversário ainda. “Faço ano” no dia 28
Eu tomei Janssen, depois Pfizer, depois AstraZeneca e semana passada Pfizer de novo. Pena que não tinha Coronavac para completar o bingo das vacinas.
Janssen e Pfizer só me deram dor no braço e um sono pesado. Apaguei e dormi umas 12 horas seguidas. Já a Astrazeneca me destruiu, uma sensação terrível durante a noite. Mas melhor passar por isso durante 24 horas do que ficar no hospital de molho.
Estou pensando em comprar um celular usado nesses Trocafone pra colocar o LineageOS. Não tenho muita experiência em deGooglar um smartphone. Escolher um dispositivo que já tenha suporte ajudaria muito. Será que vale a pena?
Você pode ter problema com algum banco ou streaming que não aceitam celulares roteados. Sempre tem como contornar, mas pode dar algum trabalho.
Então se achar algum que já tenha nativamente é melhor sim.
Você também pode optar por aparelhos com Android puro e depois fazer o deGoogle via ADB, tem um post no MdU sobre isso.
Obrigado pela dica! Já fiz uma limpeza aqui pelo ADB no meu atual e ajudou bastante
Use um Google apps pico e vai ter o básico pra usar Playstore.
Tive um MotoG1 com Lineage, creio que era baseado no Android 7 (G1 vai até Android 5 no original).
usei o openGapps (pq precisava dos aplicativos de banco) e o bicho me atendeu bem por um ano mais ou menos. a bateria durava 1 dia ou mais (usava o SuperFreezZ para parar segundo plano). Só o problema era a lentidão pois 850MB de Ram útil.
Penso que na hora que aparecer outro celular, transforme o G5Plus que uso hoje em Lineage. o mal da série G da Moto é trocar bateria (dá trabalho pois tudo é colado ao invés de parafusado) e dizem que conseguem quebrar facil a tela durante a troca.
Pessoal, como vocês lidam com velho ranzinza bolsonarista no trabalho?
Desde a eleição esse ser só tem piorado.
Confesso que está casa vez mais difícil segurar a língua e não bater boca.
O idoso reclama de tudo, parou no tempo, tem 30 anos de empresa e não se atualiza. Não sei o que faz aqui ainda.
Já falei que tinha amigos bolsonaristas e me distanciei. Clientes bolsonaristas me afastei de vez também (se atendo, aviso que não discuto política caso ele queira. E se insistir, paro tudo o que estiver fazendo e vou embora.).
O melhor é fazer de tudo para evitar atritos, caso seja necessário continuar na empresa. Se ele insiste em provocar, isso é assédio. Basta gravar os momentos e registrar a prova para enviar a justiça.
A sensação que tenho é que os caras tão enchendo o saco ainda porque a polícia não dá “lição” neles, muitas vezes até apoiando os movimentos golpistas. Por isso eles vão insistindo em serem chatos.
Até o começo do ano passado eu trabalhava numa empresa que só tinha bolsonarista. Normalmente eu ficava quieto, mas as vezes não aguentava e respondia alguma abobrinha que eles viram no zap e tavam comentando. Sempre arrependia depois. Infelizmente não tenho nenhuma recomendação, mudei de emprego, passei para home office e não tenho mais que conviver com esse tipo de coisa.
E esse ano que não acaba?
Como estão as metas que vocês definiram lá em janeiro?
Em relação às minhas, uma delas foi parcialmente atingida: “eleger Lula em primeiro turno” (não foi de primeira mas foi e é isso que importa)
eu anotei as metas no meu aplicativo de diário ano passado, to esperando ele me lembrar pra eu ver como fui de fato.
acho que a única coisa que não foi pra frente foi o curso de programação que ganhei, infelizmente chegou no momento errado (ou eu me empolguei demais) e não consegui levar pra frente por x fatores.
no trabalho tô bem, mudei de emprego e o salário e benefícios me deram um bom upgrade;
“ganhei” um MBA na USP, esse eu realmente estou fazendo, kkk;
vida amorosa está ótima, compramos as alianças recentemente e as coisas pra casa (tirando os eletrodomésticos) estão praticamente todas compradas, aí o que precisa de energia vamos comprar quando o apartamento tiver pra ser entregue.
Depois de 2020, nunca mais quis saber de fazer promessas de fim de ano. Se for pensar em fazer alguma coisa de verdade, não coloco data pra acontecer.
Dobrei a minha meta de não ter metas.
Sei que esse fone já é manjado na comunidade, mas só agora tive coragem para gastar um pouco mais e peguei um Anker Q30 (Já utilizava cabos, adaptadores, camera de segurança da marca).
Que maravilha receber esses fones, sincronização por NFC, absurdamente leve, o noise cancelling é bem impressionante.
Mas o assunto não é esse, vocês tem alguma marca chinesa premium de preferencia?
Apple.
Para acessórios num geral (carregadores; suportes; etc.), só vou de Baseus. Tenho um Gan³ de 65W que é um life-saver. Cabos, porém, costumo alternar entre Baseus e Ugreen – não é sempre que a Baseus disponibiliza alguns cabos estranhos que eventualmente preciso (como um micro-B USB 3.0 de 2m, nestes dias). Para fones (especificamente, IEMs), Moondrop (e SoundPEATS, no caso de TWS comuns, como este você comprou da Anker).
Mas, não me restrinjo às marcas. Tenho vários outros pequenos acessórios que nem marca devem ter (como um receptor aptX Adaptive 24-bit 96Hz aleatório que funciona muitíssimo bem), e que vou comprando conforme análises e recomendações.
Navegar pelo AliExpress é um hobby por si só.
Eu me incomodo com alguns Baseus porque tem led e acende, eu quase peguei o Hub USB type C mas fui de Anker que era mais simples
Vou dar uma chance pro Ugreen para uns cabos type c que to precisando
estou usando Ugreen nesse momento e acho muito bom
eu comprei um fone anker soundcore e estou adorando, vi muitas resenhas e comentários e decidi por ele, até agora, zero arrependimentos.
As vezes me pergunto “será que tal coisa existe?”, Aí vou no Aliexpress e geralmente já existe! Kkkkk
Hoje mais cedo eu descobri uma loja de bengalas por lá, fiquei muito curioso. São tão caras quanto algumas que vende por aqui no Brasil então acho que comprar uma pra testar só ano que vem, quem sabe na próxima bf.
Baseus e Ugreen para acessórios. Não sei se são duráveis, mas a qualidade dos materiais e da construção é ótima e o preço, bem competitivo. Comprei um carregador de parede para o celular (obrigado, Apple, vamos salvar o planeta!) da Baseus e um HUB USB-C da Ugreen e zero reclamações até aqui.
O Hub USB é com Lan e HDMI também?
Eu peguei um da Anker só achei que ele esquenta demais principalmente se ligar tudo.
Tem vários modelos disponíveis, com diferentes seleções de portas. O meu é o 7-em-1 com LAN (RJ-45) e HDMI 4K@60 Hz.
Edifier pra fones, Baseus/Ugreen pra qualquer outro acessório, e Nillkin, MoFi e Ringke pra películas e capinhas de smartphone, tablet e smartwatch.
Ugreen tá em alta nas respostas ;)
Eu gosto muito das películas da Armorsuite e Skinomi, mas é uma dor no coração o frete das lojas americanas, só compensa se alguém trazer. Valeu as dicas de películas.
Esse fone é absurdo de top. Lindo, bem construído e com muito recurso interessante.
Comprei ele e o Edifier W820NB no MercadoLivre pra testar por 6 dias, e devolver um dos 2 depois (obrigado política de devolução do ML).
Acabei ficando com o Edifier por um único detalhe: O cancelamento de ruído funciona no PC com o cabo. Se não fosse por isso, tinha escolhido o Q30.
Gosto e confio na Anker, UGreen e Baseaus para eletrônicos no geral, mas a minha preferida é a Godox, ela produz flashes e equipamentos de iluminação para fotografia e vídeo. A Godox tem uma qualidade absurda por preços muito justos (considerando o Aliexpress)
Precisando investir em um bom teclado.
Preferencialmente sem fio e preferencialmente ergonômico. Para a ergonomia, tenho a impressão que aqueles teclados separados (split keyboards, tipo esse https://keyboardsexpert.com/wp-content/uploads/2021/10/Split_Keyboards_Cover.jpg) seriam ótimos para manejar a disposição da forma que melhor me agradasse, o problema é que parece só vender no exterior.
Vocês conhecem alguma loja que venda aqui no Brasil?
Eu estava na busca de um teclado nessa black friday, e acabei escolhendo esse, da Dell, KB500.
Não sei se entra na sua questão ergonômica, mas é sem fio (receptor USB), teclas baixas. Decidi por ele, pq não encontrei nenhum outro sem fio que me agradasse, e pela confiança que tenho na marca, nunca tive problema com nenhum dispositivo DELL.
https://www.dell.com/pt-br/shop/teclado-sem-fio-dell-kb500/apd/580-aklb/acess%C3%B3rios-para-computador
Tem esse da Microsoft que sempre tive curiosidade:
https://www.amazon.com.br/Microsoft-Teclado-ergon%C3%B4mico-Sculpt-L5V-00001/dp/B07L2HSQJ4/
Acho bem caro, mas ouvi só elogios.
Até hoje pela manhã o MX Keys Mini estava por menos de 500 reais (ele é quase 700). Só não peguei por já ter o MX Keys versão grande, com teclado numérico, mas a vontade de pegar foi grande.
Houve uma piora dos celulares android intermediários?
Estive fazendo alguns comparativos do G7 Play (de 2019) com motorolas atuais, não tem parecido muito vantajosa a atualização para os E22, E40, G52. O número de câmeras aumentou, mas não filmam 4k; A bateria é um pouco melhor, mas a desse aparelho já me atendia muito bem;
Dúvidas que também tenho: A taxa de atualização da tela em 90Hz muda muita coisa?
Bateria “Li-Po” é diferente de “Litio”?
Baterias de íons de lítio diferem das Li-Po no eletrólito: Nas últimas, esse componente é, geralmente, um gel, o que pode dar formatos mais variados. O mais comum é hoje em dia é que as baterias sejam Li-Po.
me lembro de alguns textos – creio que até tenha um no MdU – que falam que de fato a tecnologia dos celulares meio que “estancaram”. Um celular intermediário de hoje não é tão diferente de celulares de 5 anos atrás. Não tem mais inovação, esta fica restrita aos tops do momento – série S da Samsung, série X da Moto no caso.
lembrando também que as fabricantes tradicionais não precisam mais ficar disputando tanto o mercado ocidental. LG e Sony saíram do páreo. E as orientais que tentaram ocupar o vácuo – Xiaomi e Huwaei por exemplo – enfrentaram restrições politicas (como a questão da suspeita de espionagem da Huwaei e a remoção do GApps devido as políticas da Google.
Ah! lembrando a crise dos semicondutores durante 2020 < atual. Isso aparentemente fez restringir ofertas de processadores.
Ia comentar isso. Usaram os recursos onde pagava mais, então faltou muita peça no mercado.
Os tops deram uma piorada, agora não existe mais UM top, tem uma serie sendo que o piorzinho compete com os intermediários e os fabricantes precisa empurrar para baixo as implementações dos médios. Ninguém quer pagar caro em um top de linha para ver o coleguinha com celular intermediário fazendo mais com menos. Mas acontece assim mesmo.
Sobre a taxa de atualização, não muda em nada, fica mais fluida a alternância de tela mas não muda um pentelhésimo de segundo sua experiência ao operar o celular. O meu tem taxa de 120 mas reduzi para economizar a bateria e melhorar o processamento.
Uma coisa que sempre tive dúvida. Vocês que já pediram dicas no Post Livre do Manual, estas dicas já ajudaram vocês? Por exemplo, quando pedem referência de compra ou dica turística?
Sou bem novo na comunidade, no post da semana passada pedi sobre anotações e obtive respostas bem satisfatórias
Uma vez, já há um bom tempo, numa discussão sobre Air Fryers, vi uma indicação de um modelo e eu comprei. Posso dizer que a dica ajudou demais, já que o modelo é muito bom e tem durado bem também.
Sim, mas não vou lembrar agora.
Também já me beneficiei das respostas em pedidos de dicas de outras pessoas :D
ajudam bastante, tb pesquiso na internet, mas a opinião da galera aqui conta demais pra mim
Sim, estava em dúvida de qual notebook comprar. Segui a dica de um comentário sobre um modelo que nunca tinha ouvido falar. Pesquisei, e comprei. Bem satisfeita com ele até o momento.
Sim, pedi dica de app de previsão do tempo e o Rodrigo me indicou o excelente geometric weather
Vários PLs atrás, perguntei se ainda seria uma boa comprar, mesmo que já descontinuado, o Apple Watch Series 3, e as respostas que recebi foram significativas para decidir eventualmente comprá-lo (usado). Foi e esteve sendo uma aquisição que melhorou significativamente minha produtividade, já que deixei de consultar o celular com frequência, e mexeu até mesmo no meu problema de FOMO. Tanto que já penso em substituí-lo por um modelo mais recente numa futura oportunidade. ;)
Eu pedi indicações de rádios online num post livre e me recomendaram a 100.3 WKIT, estação de rock do Stephen King. Gostei muito!
Sim, e também as fotos dos home offices dos leitores me ajudaram bastante quando reformei o meu apartamento. Minha cadeira Flexform foi comprada graças a uma dica daqui (na Black Friday de 2021,por sinal).
Acho que metade das coisas que uso hoje foram fruto de indicação daqui.
Eu usei as dicas de viagens :)
Suas dicas me ajudaram bastante em minha viagem à São Paulo. Passei 8 dias lá e principalmente a dica do bilhete único, foi fundamental. Obrigado!
E nem me chamou, né? :) Brincadeira!
Fico feliz, e não vou negar que uma das curiosidades era justamente essa. :)
Eu já tinha visitado São Paulo em outras 2 vezes, mas só tinha feito o percurso Paulista e Centro… Dessa vez fui para resolver problemas e fiquei em um bairro mais afastado. Com o bilhete único aprendi a andar de metro e alguns poucos onibus, conheci outros bairros além da região da paulista, reencontrei amigos. Foi bem legal! São Paulo é uma cidade que tem muita oferta de lazer, cultura e tal, mas não me atrai muito. Como turista eu gosto bem mais do Rio de Janeiro, por exemplo. Mas qualquer cidade da pra aproveitar.
Queria ter mais coragem e possibilidade de ir para o Rio. Fui duas vezes para visitar uma amiga, a primeira não consegui vê-la (e ainda quase me assaltaram – levaram 2 reais, mas uma hora trago melhor esta história), e a segunda deu tudo certo mas não consegui curtir a cidade.
Minha vez na fila já?
Esqueci de botar a pergunta se referências de vida também já tiveram. Muito do que rola de debate sobre a vida aprendo com vocês aqui nos comentários, então já fica o meu muito obrigado a quem participa aqui do Post Livre enriquecendo o Manual do Ghedin e Cia.