Post livre

Sexta-feira é o dia de trabalhar nos bastidores. Escrevo e agendo a newsletter, vasculho promoções, faço alguns ajustes no layout, comentários e onde mais for preciso, e elaboro a pauta da próxima semana. Nessa, o Manual do Usuário costuma ficar às moscas. Então tive uma ideia: hoje, vocês farão o site.

Como? Comentando. Este post é só uma desculpa para abrir os comentários. Daqui para frente, é com vocês. O que escrever? Sei lá. Notícias de tecnologia, dúvidas, curiosidades, #dicas, causos, questionamentos sobre o próprio Manual (eu estarei por aqui, interagindo também)… fica a critério de vocês. Como o Disqus é legal e atualiza sozinho com novos comentários, nem precisa ficar apertando F5 para acompanhar o papo.

Se funcionar hoje, toda sexta soltarei um post do tipo.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

226 comentários

  1. Foram 213 (!) comentários em pouco mais de 6h. Parece-me um bom número para garantir uma próxima. Como não estarei por aqui na madrugada e pretendo me manter fiel à proposta de só deixar o post rolar na sexta, estou fechando os comentários.

    Obrigado a todos que participaram, foi massa! Sexta que vem tem mais :-)

  2. Tenho um MBP de 2011 e uso 1 monitor externo na única saída thunderbolt. Queria ligar outro monitor, mas não tem saída. Alguém conhece algum adaptador USB VGA compatível com full hd e mac?

  3. mas hein, e esse pessoal dizendo que o Apple Watch vai ser o próximo iPhone? esse foi um assunto pós-carnaval que permeou a web e que me intrigou bastante.

    minha aposta sincera é não.

  4. A Microsoft atualizou o Windows Defender para a retirada do Superfish de máquinas. Mas e aí, qual o melhor antivírus pago e gratuito na opinião de vocês? Não vale responder usuário ou outro sistema operacional :P

        1. Já utilizei o Kaspersky durante uns dois anos e achei ok. Mas o programa era meio pesadinho, impactava no desempenho da máquina.

          1. Já vi um Dell com i7 e 8GB de Ram e um HD 5200 por causa dele ficar 3 minutos mais lento no boot :/

          2. Eita! Depois que instalei um SSD no meu notebook estou desacostumado com boots de 5~10 segundos.

          3. Uso o MacAfee Premium e até agora to achando bonzinho e em relação ao desempenho da máquina tá de boa também.

  5. Acabei de ver que o Whatsapp começou a liberar a função de ligações para usuários. Será que o APP vai ficar pesado? A concorrência vai ficar chupando dedo? Na minha humilde opinião o Telegram me atende muito mais, mas o que vocês acham do Whatsapp ser o novo MSN? Será que ele passa o próprio Facebook?

    1. Apareceu aew pra ti, foi?
      E sobre o resto, acho que passa o Facebook, por isso que o Fb pagou um rim, comprando o Whatsapp. E talvez sim, a concorrência vai ficar chupando, principalmente se o serviço não der erros e bugs e for realmente bom. E espero que não fique pesado, por que se for vai ser o último suspiro dele por aki.

        1. Ahh é mesmo, tinha visto isso em algum lugar, mas tinha me esquecido. Tem o número de algum indiano aew? rsrsrsrs

          1. Bom, isso já existe. Entre em qualquer grupo no Facebook ou Google+ e proponha “vamos criar um grupo no WhatsApp?” Choverão números.

          2. Fato bem bizarro esse, aliás.

            Número de celular sempre foi mais “pessoal”, agora só falta a galera sair tatuando o número na testa por causa do WhatsApp.

        2. Ahh é mesmo, tinha visto isso em algum lugar, mas tinha me esquecido. Tem o número de algum indiano aew? rsrsrsrs

      1. Não apareceu, mas mesmo q fique pesado as pessoas vão usar, afinal todos estão lá. Eu consegui familiares e amigos próximos usarem e gostarem do Telegram, mas usam em paralelo com o Whatsapp.

      2. Não apareceu, mas mesmo q fique pesado as pessoas vão usar, afinal todos estão lá. Eu consegui familiares e amigos próximos usarem e gostarem do Telegram, mas usam em paralelo com o Whatsapp.

        1. Eu consegui mover um grupo inteiro pra lá, duas semanas depois, não tinha uma criatura viva. Todo mundo tinha voltado pra praga -.- rsrsrsrs

          1. Os meus também gostaram, mas sempre dizem: “Ah, Karel, mas não tem ninguém lá.”
            Eu nem digo mas nada, cansei de argumentar…

    2. Depende da adoção que isso vai ter. Eu prefiro o Telegram tbm, ou até o Viber, mas infelizmente acabo não usando pois a grande maioria dos meus contatos acaba usando o zap zap

  6. Dando uma fuçada nos meus arquivos – lembrei do seu post sobre o HD – achei essa pérola.

    Registrar em foto a capacidade de ficar conectado na discada do iG por 13 horas!!!!

    E coisas incriveis… pixelizei os mails pq tem pessoas que ainda tenho contato…e em dois casos o -mail ainda é o mesmo…. incrível

    1. Das 14h de sábado às 6h de segunda dava para aumentar esse recorde aí, hein! Hahaha

      Seu comentário me lembrou de duas piras nada a ver minhas: uptime e temperatura do computador. Usava um app que exibia essas informações na área de trabalho e tentava ao máximo aumentar (e diminuir, no caso da temp.) esses números. Maluquice.

      1. Disse… uptime????

        hhahaha

        E note o Ram Booster agindo pra deixar o Pentium 150mhz (over clock pra 166) um pouco menos lento. Esse pc foi comprado em 1997. Ainda tenho ele guardado e se bobear ainda deve ligar!
        Era um Blaster, de uma fabricante paulista, que licenciou a marca da Creative pra montar o pc, que tinha um gabinete não tão genérico!

      1. fuck yeah! alias o get right tá ali, instalado.
        Mas nessa versão eu estava usando o IE; Lembro que o Netscape Communicator em alguma versão 4x alguma coisa, dava pau pra kct no WIndows… ai tirei por uma época

    2. Aqui, num provedor local, era sempre uma luta (tive discada de 2004 até 2008) pra fazer conectar nos 56kbps. Só consegui essa proeza uma vez. Sempre ia no 52kbps ou normalmente menos.

    3. Não é por nada, não, mas aqui está aparecendo a imagem com os emails a mostra (você deve ter editado o comentário e ficou a imagem antiga, o Disqus tem dessas).

  7. Sou pobre fodido, porém cuidadoso, nunca tive um aparelho android e estou juntando um suado dinheirinho pra comprar o meu primeiro celular com android, andei pesquisando por aí e o CCE SK352 me pareceu um ótimo aparelho, só faz o básico (me atende) e é barato! Pergnuto: Vale a pena senhores? alguma outra sugestão? (até 250 reais pfv) Aguardo o SEU valoroso feedback :)

      1. o lance é: tem whatsapp? Um amigo disse que não, só vou trocar por conta desse bendito app, to sendo obrigado pela sociedade haha

        1. Tem, e como falaram, da uma olhada no Moto E, tem promoção as vezes. Mas ainda acho o Windows Phone uma boa pra um smart barato de entrada.

    1. Tenta pegar um promoção do Moto E. Não sei se chega a $250, mas certamente é uma compra melhor do que o CCE.

    2. Apenas Android? Se não se importar com Windows Phone, tem Lumia 530 em promoção por esse preço. E também vale uma pesquisa no OLX, se tu não se importar também com celular usado, por esse preço tem Moto E. Já comprei um celular lá e não me arrependo. Só prestar atenção no estado do aparelho e se ele tem NF.

    3. Tem o Lumia 530, e mais pra frente o Lumia 435 deve chegar aí a esse preço também. Ele está entrando no mercado agora. O MotoE apareceu por 260 algum tempo atrás.

    4. Muito obrigado a todos vocês que responderam, gostei bastante do lumia 530 e cabe no meu bolso! Agora é certo de vir umas promoções na páscoa ou eu posso comprar agora?

      (muito obrigado mesmo galera)

  8. Refletindo aqui sobre os papéis e a importância dos comentários hoje em dia… Engajamento? Atrair cliques/views? Criar comunidades em torno dos sites? Quem escreve se diverte com eles? Basta responder essa última, Ghedin =p

    1. Sim, haha! Eu gosto muito dos comentários daqui, de verdade. E costumo me divertir, também. Mesmo quando estava no Giz, onde o clima costuma ser mais PESADO, achava os comentários legais (e ria horrores no começo, em 2012, 2013; o pessoal daquela época era BOM).

      Aqui, mantenho os comentários para estender os posts. Eu não sou melhor que ninguém e acho que muitos leitores entendem mais do que eu sobre os temas abordados, então por que tolher esse POTENCIAL? Isso acrescenta ao site, a mim, aos próprios leitores; além disso, junta a galera e fortalece o senso de comunidade — sem ele não estaríamos com +120 comentários neste post, por exemplo. Clique/page view não é muito a minha área, e acho que os comentários não ajudam tanto a consegui-los…

      1. Compreendo. No caso da proposta do seu site faz sentido. Mas é curioso que alguns sites (principalmente os que se forçam a publicar algo) parecem apenas levantar a bola para os comentaristas. O Disqus ajuda bastante a destacar esse conteúdo satélite que em muitos casos atrai mais que o conteúdo original.

  9. Refletindo aqui sobre os papéis e a importância dos comentários hoje em dia… Engajamento? Atrair cliques/views? Criar comunidades em torno dos sites? Quem escreve se diverte com eles? Basta responder essa última, Ghedin =p

  10. Há tempos (1 mês) procuro um hesdset/headphone em lojas online e pela cidade, a maioria são de designer “mostrão” e o valor e alto, comprei recentemente um não valeu a pena, o microfone e ruim, não e confortável, entre outros defeitos que não se especifica na caixinha. Pulando a historinha, alguém recomenda um Headset com designer simples e bonito, confortável (por um bom tempo de uso), microfone, o preço acessível, entre outras qualidades que realmente consta na caixinha? Mande o link!

    1. Headphones bons que custe pouco é uma conta difícil de fechar. E “bom” é um conceito relativo — tem ouvidos que se contentam com um Philips de R$ 40, tem outros que ouvem melhor com modelos de +R$ 500…

      De qualquer forma, recomendo uma passada pelos comparativos do Wirecutter: http://thewirecutter.com/leaderboard/headphones/

      (E fique de olho no Manual. Estou testando dois modelos, um super caro da Samsung, outro baratinho da Philips. Reviews em breve.)

  11. Ghedin, pq não faz uns posts sobre segurança online, senhas, navegação, criptografia, uso computador pessoal e compartilhado, proteção smarphone etc. Uma serie de posts do tipo, e poderia ser algo exclusivo aos assinantes…

      1. Bem, no meu caso acrescentaria muito, pois sua forma de explicar as coisas é bem didática e direto e vai também pela sua experiência de uso. Como você entende bem, fico mais propenso em seguir suas orientações.

        Mas entendo que a galera que aqui participa já tem um nível maior de conhecimento. Talvez fosse algo mais para leigo mesmo.

        De todo modo valeu!

  12. Acompanhava um blog, o do Tiago Dória, há alguns anos com certa assiduidade, mas o autor perdeu o ritmo e tem outras prioridades agora. Havia ali uma seção bem legal, sobre livros da área de internet. Ontem, gostei bastante de um texto q li aqui recentemente, sobre uma volta ao passado através de um HD antigo, mas senti q falou referência para q esse tema pudesse continuar sendo explorado. Se autor fizer uma resenhas ou análises, mesmo q breves, de livros bacanas da área de informática e internet (sem ser os necessariamente puramente técnicos, pois esses, podem até ser uma leitura agradável, às vezes) vez ou outra pode ser algo bem legal. Os cadernos de cultura raramente abrem espaço para esses livros… se não falar especificamente de mídia, jornalismo ou for algo muito celebrado, não passa no filtro dos editores… Também acho ótimo não haver aqui a fúria pela novidade dos gadgets, mesmo porque, muita coisa boa é atropelada por coisas nem sempre tão boas e tudo é soterrado pelo furor da novidade. E, pra fechar, acredito q aquela seção, q mostra o q há na mochila de diversos profissionais, ótima. Eu mesmo já peguei umas dicas ali – e de coisa q vc vê q tá surrada, mas q aguenta o tranco do dia a dia (sem entortar). Abraço!

  13. Eu sempre fico curioso pra saber quais os apps indispensáveis da galera. Pra quebrar o gelo, eu começo. Eu não vivo atualmente sem o Habit RPG (que descobri semana passada), Sunrise e o Evernote desde sempre. E vcs, galera?

    1. Desde que conheci o Onenote, deixei o Evernote de lado.
      O Evernote é ótimo, mas ultimamente tenho visto sua fama ser construída mais por uma hype do que outras coisas.
      Nos últimos tempos vi palestras e workshops sobre organização, bem como, li livros a respeito.
      Nas palestras e workshops vi mt gente que queria ser organizado pra usar o evernote mesmo sem ter o que organizar.
      Outros criavam desorganização para usarem o evernote e serem organizados.
      Chegava a ser engraçado ver algumas rodas com todos empunhando o Evernote.
      Nada contra a empresa em sí e seu produto. São ótimos. Só acho que eles tem um concorrente de peso.

      Pro meu uso, o Onenote faz tudo o que eu fazia no evernote, e de graça.
      Sem contar que o reconhecimento de escrita em imagens no Onenote é mais rápido. No evernote, a velocidade dependia se vc era user premium ou free. Sem contar com aqueles míseros 60mb de upload mensal que o Evernote disponibiliza. Na boa, 60mb é esmola forçada. Coisa de quem dá dinheiro mais pra se livrar do pedinte =P
      Outra coisa do Onenote que nem cheguei a ver se tinha no Evernote: pesquisa por palavras em notas de audio. Que maravilha da tecnologia isso.
      Futuramente vou comprar um Surface com aquela caneta. Usar o Onenote com ela vai ser muito bom.

      Também uso o Sunrise.

      1. O negócio é que o OneNote no começo era muito ruim e limitado. Depois que ele foi refeito, eu até testei e achei interessante, mas eu simplesmente não consegui me adaptar e já tinha um acervo de notas no evernote enorme. E eu gostava bastante do falecido Springpad, mas tristemente ele não durou.
        Como eu trabalho praticamente só com textos a cota dos 60 mb nunca foi um problema pra mim.
        Mas pra mim a compatibilidade do Evernote com outros serviços é matadora.

          1. E na época mal haviam concorrentes. Eu cheguei ainda a usar uma outra solução, o TiddlyWikki. Era um arquivo html que ia se configurando como uma wiki pessoal, com indices por tags, links. Parei de usar, pq o sistema de acesso pela nuvem era muito complicado, mas era uma ideia muito legal.

    2. Acima de todos: Twitter [1], e-mail [2], streaming de música [3].

      Pro celular: apps de banco, waze, wpp (e nem sou daqueles que tem mais de 1 grupo).

      Pro iPad: Feedly, um de comics que esqueci o nome, evernote, simplenote, fb msg.

      _
      [1] melhor amigo para quem curte futebol e outros esportes. <3 É tal da segunda tela.
      [2] Outlook e Mailbox
      [3] Spotify e/ou Deezer

    1. Eu uso um da Elgin de teóricos 5,2Ah, mas nem em sonhos ele tem essa capacidade, ainda não fiz testes científicos para saber a real capacidade, mas um conselho posso dar: fuja dele.

      A Sony tem uma linha de Power Bank e eu acho que devem ser confiáveis em relação à carga prometida e à carga real, eu compraria um dessa linha caso fosse trocar o meu atual.

      Edit: pelo menos esse Elgin veio com adaptadores para tudo, até aquele conector parecido com o Apple 30 pinos que a Samsung usava antigamente, disso eu gostei.

      1. Eu tenho um da Sony e eles realmente são excelentes, de 6Ah se não me engano. Dá pra recarregar meu celular duas vezes.

        Acho bem prático ele e é compacto (comparado ao tamanho do meu telefone, um G3). Quando vou a eventos ele é meu companheiro fiel.

      2. Eu tenho um da Sony e eles realmente são excelentes, de 6Ah se não me engano. Dá pra recarregar meu celular duas vezes.

        Acho bem prático ele e é compacto (comparado ao tamanho do meu telefone, um G3). Quando vou a eventos ele é meu companheiro fiel.

    2. Eu tenho um meio antigo da Zagg, mas parece que eles nem vendem mais o meu modelo. O diferencial é que ele carrega direto na tomada.

    3. Eu possuo um da Niivo, tem 5200mAh. Dá umas duas cargas no meu Moto X1, minha esposa tem um igual para o Moto X1 dela também.
      Minha mãe tem um da Niivo de uns 10.000mAh, usa no Moto X1 dela e no Dell Latitude 10, ela trabalha muito fora em eventos, é intérprete, e gosta muito. Nunca a deixou na mão.

        1. Sim, pelo site oficial deles eles enviam pra cá. Só tem que aguentar a facada que está o dólar no cartão.

  14. O Windows 10 TP no telefone me assustou muito com todos aqueles menus “hamburguer”, isso afeta de forma negativa a usabilidade que é fluída e rápida no Windows Phone 8.1. O que vocês acham dessa decisão?

    1. Eu não testei ainda porque meu aparelho não tá na lista dos disponíveis pra usar o W10TP, mas sinceramente? Achei bonito. Se vai ser mais prático ou não, só metendo a mão (ui)

      1. Eu testei e não é prático. Nos novos Apps a navegação pros lados, coisa comum na interface moderna foi praticamente assassinada, dando lugar pra esses menus que escondem todas as opções :(

    2. Acho que seria uma boa a Microsoft dar a opção de ativar esse menu hambúrguer tb com o deslizar do dedo para a esquerda, preservaria uma das melhores coisas que o wp tem. Tb seria mais ergonômico se as opções do menu hambúrguer se posicionassem de baixo pra cima e não o contrário

  15. O Windows 10 TP no telefone me assustou muito com todos aqueles menus “hamburguer”, isso afeta de forma negativa a usabilidade que é fluída e rápida no Windows Phone 8.1. O que vocês acham dessa decisão?

          1. Você tem um ponto bem forte aqui.

            Então deixo o questionamento:
            Devemos confiar em pessoas que fingem não gostar de torta de limão?

    1. Publicada essa semana só saberei daqui a 3 semanas, quando chegar a hora no Feedly[1].

      O UOL TAB[2] da vez é sobre Emoji.

      [1]”display oldest first”. É um Fear Of Missing Out cabuloso que tenho com meus RSS.
      [2] acho os efeitos de transições bem legais e leves comparado a outros semelhantes. Parabéns pro pessoal.

  16. Alguém já colocou a mão no Raspberry Pi 2? E qual me indicariam pra assistir minhas séries, filmes, etc. Ele ou o Chromecast+Plex?

          1. Pensei em comprar um Chromecast pra instalar na sala aqui de casa, mas como teria que ser algo que meus pais fossem capaz de manusear, optei pela Apple TV que tem um controle remoto.

          1. Interessante, vou vender (tirar uma comissão hehe) uns chromecasts por causa disso rsrs. Valeu

          2. Interessante, vou vender (tirar uma comissão hehe) uns chromecasts por causa disso rsrs. Valeu

    1. Tenho usado Chromecast + Plex e funcionam bem.

      Só reparei que ultimamente alguns videos estão com queda de qualidade, mesmo deixando em qualidade máxima.

        1. Netflix e YouTube foram tranquilos aki também, mesmo com minha “Google Fiber” de 10 Mb/s que se funcionar 2Mb/s é lucro.
          Fiquei meio embolado com uns MKV’s que a qualidade ficou meia “capada”.

        2. É só com o Plex. Com Netflix e Youtube tá de boa.

          Inclusive, rodando o mesmo vídeo no Plex do PS4, não há queda de qualidade no vídeo. Mas tem no áudio! Só pode ser o Plex fazendo caquinha.

      1. Eu tenho notado algumas desconexões com o Chromecast ultimamente. Mas acho que é por culpa do meu roteador.

    2. Esperando o VLC liberar a sua versão compatível com o CC. Que por sinal tinha aparecido uma versão final oficial na loja e depois sumiu, tipo aconteceu na iTunes

    3. Recebi hoje mesmo o RPi 2. Ainda não testei. Tenho o 1 e é ótimo para media center – http://marcogomes.com/blog/2014/como-usar-o-raspberry-pi-para-ver-filmes-e-series-em-pt-br-na-sua-tv-com-download-automatico-de-lancamentos-em-full-hd/ – médio para jogos – https://medium.com/brasil/como-montar-um-videogame-retro-com-um-raspberry-pi-e-controles-do-xbox-360-b5b92fa61465 -. Vamos ver se o 2 equilibra esse jogo!

      Tive o Chromecast e pra mim o RPi é mais prático – coloco um HD externo nele, wi-fi e pronto. Ele faz tudo, não preciso de nenhum outro equipamento, como no caso do Chromecast.

        1. Comprei no modmypi.com. Chegou em 18 dias. Não taxaram. Veio numa caixinha sem identificação, como presente.

          1. Tô com o dinheiro em mãos, mas com pena. Esse dólar tá forçando a barra. Mas tu pediu alguma forma de envio diferenciada. 18 dias foi “rápido”…

          2. Paguei 4 libras no envio comum, via Royal Mail. 35 libras no total, uns 150 reais, mais IOF.

          3. OK, vou logo me despedir do meu dinheiro aki. Valeu pelos esclarecimentos.

          1. Pois ehh, exatamente isso. Qual dongle tu usa, porque parece que alguns não são compatíveis. Eh isso mesmo?

          2. Sim, mas não tem muito medo não. Eu fui no xing-ling e comprei o dongle mais podrinho do universo. Em geral esses dongles genéricos usam um ou dois chipsets manjados que são amplamente suportados pelo Linux. Além disso, eles puxam pouca energia do RPi.

            Fuja dos TP-Link sofisticados, vá de podrão :)

            [Idem sobre bluetooth, se você tiver vontade de conectar o controle do PlayStation ao RPi, o que recomendo.]

  17. Aliás, essa semana foi CONTURBADA em relação à segurança. Tivemos:

    * Adware inseguro em computadores da Lenovo.
    * Revelação de que os SIM cards da Gemalto foram comprometidos pela NSA/GCHQ.
    * Malware indetectável (possivelmente da NSA) em discos rígidos.
    * Malware Babar, provavelmente criado na França: http://motherboard.vice.com/read/meet-babar-a-new-malware-almost-certainly-created-by-france

    E tenho quase certeza de que estou esquecendo de algum outro…

    1. Ás vezes, me perguntou até aonde a NSA já se entranhou. Tá virando (ou já é) uma parada quase Brainiac.

    1. Eu uso o Google Inbox. Acho muito útil por três motivos:

      1) Categoriza automaticamente os emails (promoções, social, etc.). Você consegue apagar muitos de uma vez com apenas uma espanada de dedo.
      2) A notificação só avisa de mensagens consideradas importantes, enviadas por gente real.
      3) O conceito de “caixa de entrada zero”, que não fazia sentido nenhum para mim, passou a fazer. Mas acho que eu tenho certo TOC com caixas de entrada. Nunca gostei deixar mensagens não lidas.

    2. Eu testei o inbox e não consegui me acostumar, prefiro manter a caixa de entrada limpa com meia hr pela manhã e se não for suficiente mais uns 15 minutos no fim do dia. Acabei ficando mesmo com o app nativo do Gmail

    3. Tava sofrendo com o Gmail todo cagado, acabei de trocar pelo Mailbox.
      O Inbox é ótimo, mas não tem o recurso de assinatura automática, que pra mim é primordial.

    4. Tenho a sensação de que quanto mais bagunçado for seu e-mail, mais úteis esses apps são. Como sou organizadinho, não uso. (Gmail via navegador no PC, Mail.app no smartphone.)

    5. Comecei a usar o Inbox mas senti a sensação que estava perdendo alguns emails (?). Agora só uso os aplicativos padrão mesmo.

  18. O que vocês acham da situação de mercado do Windows Phone? Os aparelhos estão cada vez melhores, mas parece que não deslancha. Tudo quanto é propaganda de aplicativo que eu vejo vem sempre o “disponível para iOS e Android”. É raríssimo ter também para Windows Phone. Como pode tanta dificuldade assim para decolar com toda a força da Microsoft por trás?

        1. Tive um Lumia 620, vendi pela falta de apps. Mesmo quando existia pecava na quantidade de recursos ou tinha que recorrer para terceiros. Mas sinto falta da câmera até hoje, os apps da Nokia ajudavam muito.

          1. Mesma experiência. Tive um 920, que troquei por um Nexus 4 por causa da baixa qualidade dos apps, não me arrependo. Só o pureview deixa saudades.

    1. É, acho que falta apps. E, talvez, faltam apps porque são poucos usuários. É um dilema Tostines — e um bem difícil de ser resolvido, como a história recente mostra.

      1. Nem acho que a falta de apps iria fazer o Windows Phone alavancar tanto, acho que o principal motivo é o Android ser um bom sistema e sempre continuar evoluindo. Você migraria do Android pro Windows Phone mesmo se o Windows Phone tivesse as mesmas apps? Provavelmente não. Acho que é mais questão de conforto do que falta de apps.

        1. Você migraria do Android pro Windows Phone mesmo se o Windows Phone tivesse as mesmas apps?

          Provavelmente sim.

        2. Com certeza. Acho muito difícil eu retornar para o Android depois de 3 anos com WP (pois é, peguei fases bem piores).

    2. Talvez com a chegada do Windows 10 isso melhore. Eu apostarei no WP mais pro meio do ano com algum mid-end principalmente pela câmera, porque não senti falta na Store de nenhum app que eu use(exceto o Snapchat). Por eu ter um tablet Android, eventuais aplicativos ausentes no Lumia usarei no nexus7. Os Lumias low-end fazem bastante sucesso, sim, e não vejo falta de aplicativos para esse tipo de usuário. pena que agora é praticamente a Microsoft sozinha fazendo smartphones Windows…
      Agora o problema principal do WP é o antigo problema do Android: demora nas atualizações.

      Apesar disso, já vi um aplicativo muito bom sendo lançado pra WP antes dos outros dois concorrentes. Nele, você aponta a câmera pra um exercício de matemática e por OCR é feita a resolução passo-a-passo. É algo de nicho, mas bem interessante.

      1. “Não senti falta na Store de nenhum app que eu use”.

        Acontece que esses apps fazem tudo pior que o equivalente para iOS.

        E não falo de orelhada, tenho um Lumia (em algum lugar numa gaveta).

        1. Eu sinceramente não importo mesmo. A câmera já mata os outros, é por ela que estou indo. Tenho um tablet para o que necessitar de um acesso mais avançado. Tendo como ler os tweets, com uma boa câmera e podendo usar o WhatsApp, ok.

          1. E como são os apps de fotografia pro WP? Instagram, VSCO, alternativas?
            Tenho vontade de ter um 930 (ainda mais que ficou fácil achar por menos de 1000) justamente pela câmera.

          2. Tem o Lumia Câmera que é excelente e bem intuitivo pra controle “manual”. Não procurei saber a fundo sobre essas redes de postar fotos porque não são do meu uso. Passo as fotografias para o computador e de lá mando pra onde for necessário.

          3. VSCO não tem. Os de edição que eu usava era o Fotor, Photoshop Express, Instasize e Lumia Camera. Não deixam nada a desejar.

          4. Você falou de Whatsapp e eu me lembrei de um troço horrível do WP. A notificação “toast”, aquela que é enviada quando o aparelho está bloqueado é enviada para um servidor específico, enquanto a mensagem (junto com a notificação da live tile ou ícone do app) é enviada para outro. O que isso gera?

            Muitas vezes você destrava seu celular e vê pela live tile que tem mensagem no whatsapp(que você não foi avisado quando o celular tava travado).

            Outras vezes você recebe a notificação de mensagem, mas quando abre o app, a mensagem não chegou ainda.

            Um caos!

    3. É uma questão difícil de responder e mais difícil ainda de resolver na prática.

      Pegando o feeling de carnaval, no que diz respeito ao sistema em sí, eu diria hoje que o Lollipop tá nota 8. O iOS, nota 7 e o WP, nota 6,5. Com o WP10 essa nota deve aumentar.
      No que diz respeito a biblioteca de apps:
      ios: nota 9.
      android: nota 6,5.
      wp: nota 1.
      Então o WP em sí tá bom, mas é preciso atrair desenvolvedores pra loja.

      Temos o costume de pensar que a popularidade atrai os desenvolvedores, mas na verdade é o retorno financeiro que os atrai. A prova disso é que a appstore da Apple tem hoje os melhores apps do mercado, tirando ainda os exclusivos. Mas ela tem os melhores apps pq é a loja mais rentável que existe para dispositivos móveis.

      Vejamos o exemplo do jogo Monument Valley:
      Inicio do ano soltaram os números dele, que até então tinha vendido 2.440.076 unidades, sendo 1.736.431 só pro iOS.
      Isso rendeu US$ 5,8 milhões.
      E 81,7% dessa grana veio do iOS.
      Ou seja, se eu fosse desenvolver algo hoje, iria pro iOS.

      Não sei exatamente que ferramentas usam para desenvolver apps pro WP, mas imagino que elas estejam inicialmente no proprio windows.
      O Windows está em 90% dos computadores.
      Ou seja, a MS tem a faca e queijo na mão. Mas loja da microsoft ainda não mostrou que vale a pena cortar esse queijo.
      Daqui de fora, eu chutaria que uma das soluções seria aumentar a % de dinheiro pros desenvolvedores que venderem apps na loja do WP.

    4. Eu tinha a muleta de que era dependente demais dos serviços Google para justificar uma não adoção ao Windows Phone.

      Mas ultimamente eu tenho aderido a alguns serviços da Microsoft, começando pelo One Drive, passando pelo Outlook.com e agora pelo One Note, no início esses serviços podem até terem sido deficientes, mas hoje acho que não devem em nada aos seus concorrentes, principalmente na parte de funcionar em qualquer lugar (agnosticismo?), porque acho os apps para Android muito bonitos e funcionais e funcionam de maneira bastante integrada ao Windows no desktop.

      Tem a parte de não ter os ~apps do momento~ e perder a integração com o Google Now, por exemplo, mas eu, como usuário de celular, não sentiria falta do Instagram, nunca utilizei o Inbox, quero dizer com isso que demoro para entrar no hype, e acho que a maioria das pessoas se comporta como eu, então a falta de apps talvez fosse algo que sentiria ao migrar para o Windows Phone, mas não acredito que seria impeditivo para eu fazer essa migração hoje.

      Eu comprei uma câmera “semiprofissional” recentemente, e desde então minha vontade de ter uma câmera decente no celular só tem aumentado, e pelo que leio e vejo, a tecnologia PureView é um diferencial fantástico do Windows Phone nesse sentido, atualmente estou bem tentado a ter um Windows Phone como meu próximo celular.

      Não sei se estou enviesado pela minha admiração pela Microsoft atual, mas acredito que o Windows Phone tem jeito de ganhar tração ainda.

      Um exemplo disso é que na Black Friday um amigo pediu recomendação de celular, indiquei o Lumia 930, que ele encontrou a 850 reais, está satisfeitíssimo com o aparelho, baseado nisso acho que o Windows Phone tem um potencial gigantesco no usuário médio, que compõe o grosso das estatísticas de usuário.

      Cornetando um pouco, eu só acho que os aparelhos poderiam ser mais bonitos, quando vi o 930 desse meu amigo fiquei pensando num aparelho protótipo feito aqueles tablets de referência da Intel, que não tem refinamento nem detalhes para dar uma cara à linha, essa cara da linha poderia ser as cores berrantes (eu teria um smartphone laranja :-P), mas a Microsoft faz o favor de trazer na maior parte das vezes apenas aparelhos preto e branco para o Brasil.

          1. E mais caro (para fabricar e vender), e mais complexo. Mas… sei lá, não coloco o meu na reta, porém não duvido de nada. Dinheiro, o maior impasse em qualquer empreitada, a Apple tem de sobra. Vai que… né?

        1. Sem dúvida, mas quis colocar que os rumores/boatos sobre a Apple estão cada vez mais precisos. Antes era puro chute, hoje parecem ser mais consistentes.

          Acho que é vapor, mas se for anunciado não ficarei com cara de bobo.

        1. A Apple pode comprar qualquer empresa, né? E ela tem poder pra competir com as petrolíferas num suposto carro elétrico.

    1. pois é, e depois desses dois anos? pra mim isso não ficou nem um pouco claro (não sei como funcionam essas promoções).

      1. Eu vi no Twitter alguns casos de pessoas que estavam com promoção de 100GB do ano passado por vencer e foram “salvas” por essa nova, então acho que vai ser uma tradição da Microsoft dar GBs no OneDrive em fevereiro :-P

        Sério agora, é a isca deles, para roubar clientes de outros serviços e para que assinemos pacotes pagos após a expiração do espaço adicional, que eu acho muito eficiente, ainda mais com o Office 365, fica um pacote tentador.

        1. é verdade. eu gosto muito do OneDrive e uso desde a época que tinha nome de céu.

          até agora não tinha pegado esses 100 GB, mas acho que vou lá pra ver de qual é.

  19. Pensando aqui na quantidade de milhões que a Lenovo US precisará provisionar para pagar as indenizações para os usuários americanos por conta do malware.

    1. Eu já fico pensando em quantos milhões eles embolsaram para embutir esse programinha nos seus dispositivos.

      1. O teorista da conspiração pode imaginar numa ação coordenada por Pequim (leia-se governo chinês)?

        Não duvido…

          1. boa… talvez seja ainda resquicio dos tempos de IBM, será?

          2. Nah, creio que não. Faz muito tempo que a IBM vendeu a divisão de computadores pessoais para a Lenovo. Não deve ter mais resquício algum, fora as marcas, por lá.

      2. Chuto que mais do que vão pagar de indenização. Já que agora, além de grana, vão perder credibilidade também.

    1. Sabe que eu pensei em começar aquele meu comentário lá em cima com um “FIRST!”.

      Mas fiquei com vergonha. Ninguém iria me respeitar depois disso…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!