Pequim quer ser a capital chinesa da inteligência artificial.
Pequim, além de ser a capital administrativa, está sendo considerada a capital chinesa da inteligência artificial (IA), liderando com o maior número de empresas do ramo (29% do total), como conta o SCMP.
Na segunda-feira (13), o Escritório Municipal de Economia e Tecnologia da Informação de Pequim publicou um white paper para incentivar o desenvolvimento de IA para carros autônomos, cidades inteligentes e de modelos parecidos com o ChatGPT.
Zeyi Yang escreveu para o MIT Technology Review sobre a obsessão com essa tecnologia e a corrida para criar a sua própria versão, como o Baidu anunciou. Importante lembrar que o ChatGPT não tem atuação na China — e que a versão em mandarim do modelo deixa a desejar.
A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.
Lendo atrás sobre cidades brasileiras que buscam o termo “smart city”, geralmente batem na tecla da segurança. Mais câmeras, identificações biométricas…
Me pergunto se esta busca por IA não está ao ponto de gerar mais repressão e segregação do que auxílio.