https://www.youtube.com/watch?v=CvMVFGOJ2Z0
Saiu hoje, para Android e iPhone. Atualizei agora pouco e até agora gostei do que vi.
Links bônus:
- Um resumo direto e bem completo da odisseia que foi a divisão do Foursquare em dois apps, por Benedict Evans.
- Rápido hands-on e um papo com David Rosemberg, gerente de desenvolvimento de negócios internacionais do Foursquare, por Henrique Martin.
Aos que já instalaram, o que estão achando da nova experiência?
Não usava o Foursquare antes. Já tinha dado umas 20 chances á ele mas nunca achei interessante a ponto de ser um dos meus “apps essenciais”, sem um motivo aparente, apenas não me encantava.
Um tempo depois passei a usar o Kekanto, e desde que o Yelp chegou ao Brasil passei á usá-lo como meu app de locais principal. O chato de ambos é que “pouca” gente usa o serviço, e o app em si é bem sem graça… Então enjoei rápido dele.
Um pouco antes do Foursquare anunciar a reformulação do serviço dei uma nova chance ao app, e dessa vez gostei bastante: a base de usuários é mais ampla, então é mais gente pra dar dicas e opiniões sobre os locais. O design do app também é bem mais bacana, questão de gosto, e hoje em dia já tem bem mais apelo no Brasil. O chato é que não tenho muitos amigos que usam o serviço, logo não tem tanta opinião de gente que eu conheço. =P
Hoje em dia uso só o Foursquare, porque achei ele bem mais completo.
Essa reformulação ficou interessante! Gostei bastante do design do app, e o serviço tem potencial. Já o Swarm sinceramente eu ainda não usei tanto, porque o que eu menos faço (ironicamente) são checkin’s.
O que eu preciso é de mais amigos que usem o app, assim vou poder aproveitar mais os recursos do app… =P Hahaha
Eu gostava muito do Foursquare, era shareaholic de lugares que ia/vou, depois deixei de me importar com os check-ins pra ostentar e passei a me importar no aspecto diário (journal) do app. De marcar qual última vez que eu fui na pizzaria X ou na estação de metrô Y, sempre me divertia e me fazia ter “nostalgia” de algum novo momento.
Pois bem, o novo Foursquare é exatamente o oposto disso. É como o odioso Kekanto, Yelp ou qualquer outro curador de lugares. Nunca gostei desse lado do Foursquare, o lado das “dicas”, que embora até úteis, pra mim só serviam como parte da diversão e não como o propósito da coisa. Daí eles transportaram o que eu gostava pro Swarm (2 apps pra fazer o que 1 só já fazia bem) e ainda pioraram a experiência, retirando as disputas sociais e a possibilidade de conhecer desconhecidos que fazem sempre check-in no mesmo lugar. No Swarm só dá pra ver os amigos.
Ao mesmo tempo que algumas redes sociais caminham para a estimulação de conhecer novas pessoas (Tinder, Instagram, Rando), outras tem se fechado cada vez mais. Triste.