
De alguma forma, o marketing da Asus conseguiu colar a fama de “celular pequeno” no Zenfone 8 e, agora, no recém-anunciado Zenfone 9. Vários sites entraram na onda da empresa, que alardeia no site oficial: “Tamanho compacto, grandes possibilidades”.
Não seria um problema se ele fosse, de fato, compacto, mas… sei lá, talvez não seja? O Zenfone 9 é menor que aparelhos topos de linha, como o Galaxy S22 Ultra, mas não é consenso que o lançamento da Asus esteja na mesma categoria.
Embora traga um chip de topo de linha (Snapdragon 8 Gen 1), as câmeras são intermediárias e o acabamento, em plástico. O preço sugerido lá fora é de US$ 899, o que é caro, mas, novamente, não é preço de topo de linha (+US$ 1 mil).
O Zenfone 9 tem dimensões e peso praticamente idênticos aos do Galaxy S22 e iPhone 13 — vide imagem acima. Ninguém, até onde se sabe, chama Galaxy S22 ou o iPhone 13 de “celulares pequenos”. Por que o Zenfone 9 sim? Via Phone Arena.
Bom questionamento, eu tinha o S20Fe comprei o ZenFone 8 na mão ao menos da a sensação de menor
Mesmo tamanho dos concorrentes, tela menor, engana quem?
Acredito que essa pecha de compacto tenha pegado pelo tamanho da tela ser “menor” que 6 polegadas, num mundo onde os topo de linha geralmente partem de 6.1 polegadas (um jogo de número da Asus, certeza). A título de comparação, o iPhone Mini tem (tinha) 131mm de altura e tela de 5.42 polegadas, realmente sendo um compacto…