Yahoo Brasil é reduzido a um campo de busca

Print do Yahoo Brasil em 1º de abril, mostrando apenas um “Bom dia”, data e campo de busca, com um aviso embaixo sobre o fim da publicação de conteúdo.
Print: Manual do Usuário/Reprodução.

No final dos anos 1990, um site novo chamado Google revolucionou o mundo ao apresentar apenas um campo de busca como porta de entrada para a web.

Na época, a lógica vigente era a dos grandes portais, onde o campo de busca dividia espaço com manchetes, serviços e anúncios. O Yahoo era o maior expoente desse modelo.

Corta para 31 de março de 2023. Após uma demissão em massa que dizimou a subsidiária brasileira do Yahoo, o site local agora exibe apenas um campo de busca, sem qualquer conteúdo. Tal qual o Google sempre fez.

Embaixo do campo de busca, lê-se a mensagem:

A partir de 31 de março de 2023, o Yahoo Brasil não publicará mais conteúdo. Todos os outros serviços não serão afetados por essas alterações. Agradecemos a todos os leitores pelo apoio.

O mundo não dá voltas; o mundo capota.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

12 comentários

  1. quem diria bem uqe uma vez procurei para pagar pelo serviço do yahoo, nunca achei onde no BR

  2. É de fato o encerramento de uma era pra mim.
    Claro que há um pouco de exagero em minha fala, mas o significo disso tudo é muito expressivo pra mim.
    Até o inícios dos anos 2000, eu não tinha muito contato com a internet, e se pensar o excesso de contato que tenho hoje, eu posso dizer que era feliz e não sabia. rsrs
    Mas ocorre que em mais precisamente início de 2004 eu fui a primeira vez a uma lan house fazer um trabalho de escola, e lembro muito a fala da colega de grupo: “vamos pesquisar no cadê, ou no Yahoo, não sei…”
    A verdade é que a gente não sabia mesmo, muito mal onde se colocava os endereços. Só chegamos no “Cadê?”, pq tinha um atalho na Toolbar do Internet Explorer. rsrsrs – a inocência é tudo!

    Nessa época o Yahoo! foi muito presente em minha vida. Acompanhei a mudança de logos, de layour, a poluição da página, a despoluição, os vazamentos, o esquema novo de e-mail, e tudo mais. Até a pouco o e-mail do Yahoo que deve ter minimamente uns 15 anos, era o meu principal…

    É Yahoo! Você vai deixar saudades…

  3. Puts, eles tem expectativa que alguém use isso? Na fila do pão do Google tem Bing e DuckDuckGo, se bater 1% de marketshare é muito.

  4. Engraçado que no Japão o Yahoo é muito forte, maior portal local (tipo UOL no Brasil)…

  5. Apesar da mensagem, a produção de conteúdo do Yahoo Finance continua (acho que porque é subsidiada pela Apple).

  6. Se alguém ainda nutria (mesmo que remota) alguma esperança de ver o Yahoo Respostas voltar um dia, agora pode esquecer de vez.

  7. Agora ficou bom deu até vontade de voltar a usar, se eu entro num site de busca não quero ver uma página poluída.