— Microsoft
O trecho acima estava na descrição de uma vaga de emprego da Microsoft para engenharia de software. Depois que alguns sites notaram-no, a empresa suprimiu algumas partes. Desde o Windows 8, de 2012, os usuários do sistema da Microsoft convivem com partes modernas e legadas na interface, e mesmo as modernas parecem não terem tempo de amadurecerem, pois sempre estão passando por “rejuvenescimentos visuais abrangentes”. Será que agora vai? Via Windows Latest (em inglês).
O maior problema da Microsoft é ela tentar “reinventar a roda” quando se fala em interface.
Por mais que o Windows 8 tivesse uma boa intenção – até porque de fato integrava o visual entre o Windows Phone e o OS de PC, o problema maior foi tentar justamente mexer onde as pessoas estão acostumadas – no computador.
Windows virou “padrão de mercado” hoje. Como já disseram, o Windows 10 consolidou o “padrão menu iniciar” que a própria já vinha colocando desde o Windows 95 e interfaces Linux (e algumas concorrentes) adotaram. Apenas as interfaces Apple Mac são fora desta linha – e não nega-se que são práticas.
Não sei exatamente qual a melhor solução para uma “interface perfeita” – algo que imagino que esta vaga provavelmente almeja. Apple e Android já definiram seus padrões e OK. Linux no BR é nicho – em outros países depende da relação dos usuários com o mercado, política e software.
Talvez a Microsoft deveria “jogar a toalha” e usar o Menu Iniciar em interfaces PC. Não tem outra saída. Ou melhor, até talvez tenha, mas prefiro não queimar neurônio imaginando isso.
Windows 10 rainha dos sistemas. Pena que não temos mais o Windows Phone entre nós 😭
A despeito da usabilidade do sistema em si, eu acho a interface do Windows 10 visualmente muito poluída. Cada vez me impressiono mais como os projetos GNOME e KDE conseguem criar interfaces muito mais coesas e organizadas do que a Microsoft.
Acredito que um dos medos da Microsoft é de desagradar a grande maioria dos usuários como aconteceu com o Windows 8/8.1, sem contar que, existe um mundo de consultoria e suporte que, com uma modificação, muito do que temos já não funcionaria ou um usuário mais leigo não conseguira identificar. No mundo Linux, essa questão de interface e opções é muito mais abrangente, se você não gosta instala outra ou modifica, os usuários são mais dispostos a aceitar modificações também (na minha visão).
Essa é uma grande verdade. Apesar de ser o mais usado, o Windows tem uma interface terrível. É o que é porque é o único sistema operacional para computador que a maioria das pessoas do mundo já usou.