Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Uber passa a exigir selfie de passageiros que pagam em dinheiro

A Uber anunciou um piloto voltado à segurança dos motoristas da plataforma: a exigência de selfies de alguns passageiros. Ela será exigida de passageiros que desejem pagar em dinheiro pelas corridas, imediatamente antes da solicitação do carro.

Não se trata, aqui, de validação biométrica. A Uber explica, em nota à imprensa, que a selfie ficará armazenada em seus servidores, “à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal”. Via Uber.

Em outra frente, a Uber agora aceita pagamentos em Pix. O recurso estava em testes em Curitiba (PR) e Recife (PE) desde novembro do ano passado. Os pagamentos passam pela plataforma, ou seja, não são para o motorista.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

3 comentários

  1. Não sobre a notícia em si, mas relacionada: está virando modinha pedir selfie e validação biométrica pra tudo.
    To tentando negar (e não usar o app/serviço em questão) no que é possível, mas tem coisa que não tem como. Exemplo: portaria do prédio do condomínio.
    É um saco. A gente não tem nem direito ao rosto agora, que vai estar em uma empresa de tecnologia qualquer…

  2. Achei bem bom, viu.
    Espero que diminua tanto os índices de crimes quanto a sensação de insegurança que os motoristas sentem. Esta que imagino ter mais impacto pra plataforma por afetar um número muito maior de motoristas, gerando comportamentos indesejáveis como cancelamentos excessivos em certas regiões da cidade, a suspeita constrangedora contra alguns usuários etc.. Basta agora ver como será o mecanismo, e espero que seja o menos propenso a fraudes.

  3. faz tempo que não uso (acabei recriando uma conta, mas não desativei) o 99, mas me lembro que o 99 pede “validação biométrica” (Selfie) de qualquer forma.

    Aparentemente outros aplicativos e sites estão começando a pedir também, diga-se. Tempos atrás me deparei com o Twitter pedindo selfie para funções tipo “backup das conversas”.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário