No final da década de 2000, o Tumblr desfrutava de um status similar ao que o TikTok tem hoje (ainda que numa escala exponencialmente menor): era o destino virtual descolado onde os jovens se encontravam.
O Tumblr deu o azar de ser comprado pelo Yahoo por US$ 1,1 bilhão em 2013, empresa que era uma espécie de abatedouro de serviços digitais promissores (Flickr e Delicious foram outros obliterados após serem adquiridos). Lá, caiu no ostracismo e perdeu um dos seus trunfos, a permissividade com conteúdo pornográfico leve, numa tentativa frustrada de atrair anunciantes e aquiescer ao moralismo da Apple na App Store.
Após idas e vindas, o Tumblr acabou no colo da Automattic, o braço comercial dos criadores do WordPress. Foi comprado em agosto de 2019 por menos de US$ 3 milhões, uma desvalorização 99,7% em relação ao valor pago pelo Yahoo seis anos antes.
Curiosamente, o fato de o Tumblr ter “parado no tempo” o torna atraente hoje, segundo esta matéria de Kyle Chayka na New Yorker. De acordo com Jeff D’Onofrio, CEO do Tumblr, 48% dos usuários ativos e 61% dos novos usuários são da faixa etária que os norte-americanos classificam como geração Z, ou seja, gente jovem, o filé mignon da publicidade. O que os atrai, aparentemente, são linhas do tempo cronológicas e livres do conteúdo incendiário e opressivo “good vibes” que domina as outras mais populares.
Aos não iniciados, o Tumblr é uma espécie de blog misturado com rede social. Tem uma face pública com visual de blog, mas permite que os usuários sigam uns aos outros, curtam e repostem o conteúdo, tudo isso por um painel/feed que tem cara de rede social. A dinâmica de postagem é mais livre que em lugares como o Twitter — o Tumblr oferece seis formatos de posts, por exemplo. O serviço é gratuito.
Meu catioro vivia nesse tumblr, parece que era o melhor lugar para encontrar conteúdo adulto de qualidade e sem apelação.
ou seja, virou neocities com um painel mais amigável
Na época que usava, o conteúdo do Tumblr era o extremo oposto do Instagram: ao invés das vidas perfeitas, era um lugar seguro pra conversar sobre o quão frustrado você é. Imagino que tenha sido por conta da idade, as mudanças da adolescência traz muita frustração mas fiz ótimas amizades e me sentia muito bem quisto ali.
Só lembro de dar uma olhada no Tumblr quando vejo alguma matéria, a exemplo desta, só pra constatar que o conteúdo adulto (não apenas leve, mas hardcore) continua por lá. Não sei se é coisa antiga, porque não dá pra ver as datas das publicações… pelo menos não encontro essa informação.
Acesso todo dia!
Obrigado! Faz tempo que eu queria entender um pouco isso. Se o Tumblr ainda é do yahoo ou não.
Eu sempre achei o Tumblr bem flexível. Uma das opções mais acessíveis para quem quer criar um blog.
É legal saber que agora ela pertence a Automattic. Por acaso ela tem o código aberto agora também? Acho que vou dar uma olhada na politica de provacidade dela kkkkk.