TrackerControl monitora e bloqueia rastreadores no Android

O TrackerControl (TC) instala bloqueia e dedura rastreadores em celulares Android. O aplicativo instala uma VPN local (ou seja, todo o processamento é feito no próprio aparelho) e usa por padrão a lista de rastreadores Disconnect para fazer os bloqueios. O que não consta nela pode ser visualizado e bloqueado manualmente, pelo próprio usuário. Gratuito, na F-Droid — a versão disponível na Play Store tem “menos recursos”. Dica do Luis Sass.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Pessoal, eu vejo vcs comentando bastante sobre bloqueadores de anúncios e rastreamento, então aqui vai a minha dica. Vocês conhecem o PiHole? Ele é um servidor DNS com listas de bloqueio. Toda vez que o seu aparelho faz uma solicitação (qual o endereço IP de Google.com?) ele checa se o endereço está nas listas de bloqueio, se sim, ele retorna o erro NXDOMAIN, se não ele retorna o IP e vc consegue acessar o site. Ele é muito bom pq ele roda na sua rede, ou seja, qualquer dispositivo conectado no Wi-Fi ou Cabo já tem bloqueio de anúncio e rastreadores sem ter que fazer nenhuma configuração ou instalação. Pra vc rodar ele, pode ser em um raspberry Pi bem como no docker, um notebook antigo, qualquer dispositivo que dê pra vc instalar o Linux (no meu caso, eu rodo ele no Ubuntu em um note que eu não uso). Eu estou explicando bem por cima mas ele é um ótimo recurso e daria uma excelente matéria.

  2. O mal no meu caso é que noto que estes aplicativos de controle de trafego (blockada por exemplo) consome bem a bateria.

      1. Acho que vai do hardware e da quantidade de listas/filtros. No meu celular (Androi), com 68% restante de bateria, o Blokada gastou só 1%. Por outro lado, ele gasta mais bateria no IPad quando navego pelo Firefox, ao invés do Safari com AdGuard.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário