Os principais rivais do Spotify finalmente oferecem retrospectivas personalizadas aos usuários.

O Spotify teve uma ideia genial em dezembro de 2016: uma retrospectiva baseada nos hábitos de consumo dos próprios usuários. Desde então, o Spotify Wrapped virou uma espécie de celebração anual da vigilância tecnológica música.

Demorou, mas enfim o recurso foi copiado por todos os principais rivais do Spotify. Em 2022, Apple Music, Deezer e YouTube Music lançaram suas próprias retrospectivas personalizadas aos usuários.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

12 comentários

    1. pior que eu fiz o caminho e não tinha nada em RECAP =(

      ouço duas horas por dia e nada kkkk

  1. Não uso o spotify. Não sei como é essa retrospectiva. Mas faz tempo que o SoundCloud tem uma.

  2. Para mim essas playlists de algorítmo muito frustrantes. Eu ouço jazz instrumental para focar no trabalho, então a maior parte do meu tempo ouvindo música é de coisas que eu não quero necessariamente ouvir de novo.

  3. O Apple Music já possui o Replay tem uns dois anos mais ou menos, porém sem as firulas interessantes do Spotify Wrapped entre outras limitações – como ter permanecido com o visual inalterado nos últimos anos que eu me lembre, abrir pelo navegador e não dentro do app, ser bem mais sem graça rsrs.

    A diferença é que esse ano a Apple deu uma repaginada legal no Replay e que agora da pra compartilhar os resultados por Story no Instagram (isso mesmo, chega de prints chatos do Safari!!).

    Infelizmente as firulas legais que tornam o Wrapped do Spotify tão divertido e compartilhável não foram implementadas esse ano… mas quem sabe essas coisinhas venham aí com o iOS 17!!

    1. Sim, ano passado eu até compartilhei a retrospectiva do Deezer. Não uso o YT Music mas vi um pessoal comentando que já faziam tbm.

      Mas parece que investiram bastante esse ano. O Deezer por exemplo está sorteando pares de ingressos de shows para quem ver a retrospectiva em alguns países (o famoso “bilhete dourado”). Essa “guerra de streaming” tá ficando interessante…