Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

Signal fica fora do ar na tarde desta sexta (15)

Hoje o Signal ficou fora do ar e tive que usar o WhatsApp. Horrível quando isso acontece.

Falando sério, durante toda a tarde desta sexta (15) o Signal enfrentou problemas técnicos. No meu celular, ele morreu — o indicador de envio de mensagens fica girando e girando… e só. Às 13h33, o perfil do Signal no Twitter informou que o aplicativo passava por dificuldades técnicas e que, mesmo acrescentando novos servidores e expandindo a capacidade do serviço sem parar ao longo da semana, a carga de novos usuários de hoje excedeu mesmo “as previsões mais otimistas.” Logo o serviço deve ser estabilizado. Via @signalapp/Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Só uma pergunta… Porque não usar o Telegram? Ele possui o mesmo nível de segurança, mais preparado e menos chance de ocorrer esses problemas, não? Ou é apenas uma escolha pessoal?

    1. Também uso o Telegram. O grupo dos apoiadores/assinantes do Manual está lá, por exemplo. Promovo mais o Signal porque o Telegram não tem criptografia de ponta a ponta padrão e obrigatória, o que, para mim, é um retrocesso em relação ao WhatsApp — se vamos migrar, que seja para uma plataforma que seja mais segura e privada que o WhatsApp.

    2. Não tem o mesmo nível de segurança pois, por padrão, os chats são “em nuvem”, i.e. só têm criptografia em trânsito — em outras palavras, o Telegram tem acesso total às mensagens, exceto se você deliberadamente criar um “Chat Secreto”. Apenas os “Chats Secretos” têm criptografia ponta-a-ponta.

      Agora, só por ter criptografia ponta-a-ponta não significa que a criptografia é boa. Enquanto o WhatsApp usa criptografia do mesmo nível do Signal, o Telegram criou um protocolo criptográfico próprio. Tem sido criticado por isso, mas eu não tenho embasamento para opinar a respeito.

  2. Achei muito estranho, foi a primeira vez que vi o signal cair. São 18:47 aqui e ainda não voltou. Bom saber que é porque tá entrando muita gente! Mas é triste é ver os replies do post do Signal no twitter reclamando e fazendo comparações com o whatsapp, como se houvesse maneira de compara a infra do Facebook com a de uma organização sem fins lucrativos. Não sei porque eu ainda me dou ao trabalho de ler comentários…

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário