Retrospectiva 2020 no Spotify e YouTube

Início de dezembro sempre nos traz as listas dos mais populares nos serviços de streaming. Nesta terça (1), Spotify e YouTube divulgaram as suas, e é sempre curioso ver como o Brasil sai na foto quando ela é ampla assim, colocando todo mundo no enquadramento.

No Spotify, o top 10 de artistas mais ouvidos só tem brasileiros, sete deles do sertanejo — 1º: Marília Mendonça; 2º: Henrique & Juliano; e 3º: Gusttavo Lima. O podcast mais ouvido do ano na plataforma foi Horóscopo Hoje (do qual eu nunca tinha ouvido falar), seguido pelo Café da Manhã da Folha e, em terceiro, o Primocast, da má-influência financeira Thiago Nigro.

Na lista de “vídeos em alta” do YouTube tem Fla-Flu, youtubers manjados, e-sports e humoristas. E um daqueles canais de vídeos “faça-você-mesmo” de algum país aleatório do leste europeu traduzido automaticamente para o português. Neste ano, devido à pandemia, o YouTube não produziu o Rewind, aquele vídeo-retrospectiva que desde 2010 constrange a todos quando vai ao ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários

  1. Qual a treta com o Thiago Nigro? Não escutei seu podcast ainda, mas rolou alguma coisa que não tô sabendo?

    1. Nada específico, só um bode geral da promessa desonesta dele de que qualquer um pode ser rico, basta saber investir, e da postura que adota para se vender como guru financeiro.

    2. Achei estranho também essa birra com o Thiago Nigro, não costumo ver essa virulência gratuita aqui no manual.
      Não sou fã dele, mas ele está longe de ser um vilão na minha opinião. Tem gente muito mais nociva do que ele no mercado, vendendo ilusões.

      1. Ter dinheiro é temporário. E ele sempre pode acabar. Pode sumir. Pode ser tirado de você — até injustamente.

        Fazer dinheiro é eterno. É consequência do único ativo que ninguém tira de você. É o que tá na sua mente. Quem sabe fazer, faz de novo.

        Em um post qualquer do Instagram dele, vestindo uma camiseta aludindo a acordar às 5h06 da manhã, como se isso fosse determinante para qualquer coisa — e para mim, um sinal de alerta que eleva em muito a desconfiança na pessoa.

        Certamente deve ter gente pior que ele, mas isso não o torna uma boa influência. Disso aí para virar um culto (e já tem uns lances que lembram muito um culto), é um pulo. Não consigo enxergar algo positivo nisso.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário