Reddit fecha o cerco contra discurso de ódio em fóruns — incluindo um brasileiro.

O Reddit é conhecido pelo seu modelo descentralizado de moderação, mas mesmo ali existem algumas regras gerais que precisam ser respeitadas. A administração da rede social está lembrando alguns subreddits dessas regras de maneira mais ativa.

Na última semana, os subreddits r/PoliticalCompassMemes e o brasileiro r/Brasilivre publicaram anúncios gerais dizendo para os usuários pegarem mais leve em alguns temas sensíveis, como insultos e incitação à violência contra a população LGBT+, mulheres, celebração de suicídio e alguns outros.

No r/Brasilivre, um subreddit com quase 200 mil inscritos que flerta abertamente com a extrema-direita, os moderadores reagiram espelhando a comunidade no Scored, uma rede social que replica o funcionamento do Reddit, mas com regras mais frouxas, e no Matrix. Via r/Brasilivre, r/PoliticalCompassMemes, r/AgainstHateSubreddits (os dois últimos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

18 comentários

  1. Frequento o tanto o BrasilLivre quanto o Brasil, no Reddit e percebo excessos em ambos, mas, em ambos, são exceções. A maioria mantêm um nível aceitável de discurso.

  2. Do post no brasilivre:

    “seguem abaixo os assuntos que doravante serão PROIBIDOS de serem discutidos, tratados ou comentados (…):

    4- Autodefesa e violência mesmo se for legal e legítima (violência ilegal sempre foi proibida e sempre removemos);

    6- Gordura corporal, sobrepeso e obesidade.”

    Não pode discutir nem comentar. Então, se eu quiser pedir uma dica de dieta pra emagrecer, não pode. Não pode discutir autodefesa LEGAL E LEGÍTIMA.

    Claro, a empresa faz o que quiser e fica quem quer, mas me espanta a galera gostar e concordar com tamanha imbecilidade.

    1. Essas regras foram criadas pela administração do r/Brasilivre, que, obviamente, aproveitou-se da situação para fazer drama. (O que, aliás, é típico de extremistas de direita: agridem o tempo todo, aí quando levam um puxão de orelha justo fazem-se de vítimas.)

      O que o Reddit proíbe é insultos gratuitos contra grupos e pessoas marginalizados e enaltecimento da violência. Você pode ler as regras (são poucas e em português claro) nesta página.

  3. Acompanhei um pouco dos casos e vi um movimento muito engraçado, pq o povo recebeu o aviso de “pegar mais leve” e a reação foi “não pode mais falar!”

    Os caras censuraram todo o discurso dos próprios usuários pra se fazerem de vítimas, chega a ser cômico kkkkk

    1. O direito à liberdade de expressão não deve colidir com outros direitos já conquistados. TU é livre para te expressar, mas não é livre para disseminar ódio racista ou homofóbico, por exemplo.

      “Quando tais direitos colidem, é preciso reduzir o âmbito de existência de cada um, de forma racional e ponderada, para preservar o exercício de ambos. É o que ocorre, por exemplo, quando a expressão do pensamento afeta a honra, a intimidade ou a vida privada de terceiros, direitos também protegidos pela Constituição Federal.”. (https://direito.usp.br/noticia/4bdc11296800-os-limites-a-liberdade-de-expressao-)

      1. “O direito à liberdade de expressão não deve colidir com outros direitos já conquistados”

        a ponderação de interesses é uma ilusão

        sempre há “colisão” de direitos, pois não há limites claros entre um direito e outro.

        “ódio racista ou homofóbico, por exemplo” são conceitos de conteúdo subjetivo

        1. A ponderação de interesses não é uma ilusão. Talvez seja o que muitos gostariam que fosse, mas é a pura realidade concreta dos estados de direito. Essa insatisfação com esse direito básico pode ser uma vontade de ferir e humilhar à vontade. Ou desconhecer como o teu direito individual afeta os outros (ou desejar desconhecer). Mas o fato é que essa ponderação existe e a menos que tu organize um projeto de lei de iniciativa popular que mude isso, é o que está valendo. Caso contrário, seria o caos total.

          1. sim, é uma ilusão (é só um raciocínio simples com um lindo nome presunçoso)

            lembre-se que o Direito não é uma ciência, mas mera burocracia que sustenta a aristocracia estatal na maior parte do tempo (as vezes, excepcionalmente pode ser fato+valor+norma)

            escrever (cagar) uma regra qualquer num pedaço de papel não muda a realidade

            Afinal, basta uma canetada de um legislador para transformar bibliotecas jurídicas inteiras em lixo. ;)

          2. @ scant

            Quantos anos você tem? Se tiver menos de 18, relevo a infantilidade dos seus argumentos.

            Direito é uma ciência. Leis são um acordo de convivência e, bem ou mal, é o que nos separa da barbárie. Entre outras coisas, veja você, é o que impede que alguém ofenda gratuitamente outras pessoas por características que lhes são intrínsecas e imutáveis — a cor da pele, a orientação sexual.

            Qual é o seu lance com isso? Você quer a ~liberdade de insultar pretos e gays por serem pretos e gays, é isso? Corrija-me se eu estiver enganado, mas é o que se tira dos seus comentários neste post.

      2. Geralmente não sou de comentar publicações para evitar certas situações. Mas este aqui eu precisava parabenizar pela suscita e importante colocação. Que mais pessoas, aos poucos, percebam isto e que em um futuro próximo, possa ser comum tais percepções não apenas entre aqueles que flertam com a jurisprudência.

        1. Sinto que ele tem algo que eu tinha quando comecei a comentar – muitas vezes viemos de caminhos meio “contaminados”. Eu mesmo vim de fóruns de games – algo tóxico pra caramba, e do skycrapercity – onde o que tem de metido a besta te faz enloquecer. Então até eu chegar onde estou hoje, demorei bastante.

          Ainda bem que não comecei em um 4chan da vida (até tentei, não vou negar. Mas lá é literalmente detonar o cérebro…)

    2. liberdade de expressão é inviolável — sempre

      mas discurso de ódio é condenável — sempre

      e sabe o que o fascista tem mais que a gente? tem mais é que ser silenciado mesmo