Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Anatel e universidades públicas convertem receptores de TV piratas em computadores para escolas públicas

Bacana esta iniciativa da Anatel em parceria com universidades públicas. Em dezembro, 745 receptores de TV piratas foram convertidos em minicomputadores e doados a escolas públicas. Teclados e mouses vieram de apreensões da Receita Federal. Via Anatel.

O projeto Além do Horizonte, idealizado pela Receita Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e outras instituições de ensino superior, tem como objetivo dar destinação sustentável a receptores de sinais TV BOX apreendidos pelas ações de fiscalização realizadas pela Anatel, Receita Federal do Brasil e Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

7 comentários

  1. Resolvi pesquisar com mais calma sobre isso pois é um assunto que me interessa. Vamos a alguns pontos:

    – O projeto já vem desde Outubro de 2021 e desde dezembro de 2021, já vem sendo feito entrega de equipamentos modificados

    – Depois vou pesquisar com calma como eles fizeram isso, mas existem sim distros linux moldadas para estes tipo de aparelhos. A LibreELEC tem uma variante para este tipo de equipamento.

    – Eu sinceramente acho interessante este tipo de projeto pois PCs de acesso rápido (como terminal de acesso para lan house ou consultas públicas por exemplo) são necessários, e creio que o uso de TV Box para isso seria uma boa ideia.

    As TV Boxes baratinhas (as de R$ 100,00 em média) são na verdade como celulares baratos – vem entre 512 MB a 1 GB de RAM e de 4 GB a 16 GB de armazenamento. Bem pouco, mas ultimamente tenho visto notebooks Windows com 4GB de RAM e 32 GB de SSD por mais de R$ 1.500,00 , então tipo, “empata”.

    1. Adendo: o projeto é um conjunto entre universidades (princpalmente Larvas aparentemente), Receita Federal e Anatel, então não dou todo o crédito a própria Anatel (estamos em início de período eleitoral… :\ )

    2. Eu acho esse tipo de projeto uma coisa muito interessante! Dá um fim mais nobre e atende as necessidades de acesso à informação de muitos alunos do ensino fundamental/médio.
      Acho melhor que sair destruindo.

      1. Sim sim. Não a toa achei legal também. Uma TV Box é meio que uma espécie de “Raspberry PI”, mas feito com chip de celular mesmo.

        Em tempos: o nome da distro é a Armbian (Debian for Arm processors)

  2. Seria interessante conhecer os detalhes técnicos do aparelho, quais especificações e qual sistema o pessoal instalou nele que possibilita o uso pelos estudantes.

    1. Boa parte das TV Boxes são aparelhos com processadores tipo ARM, geralmente AmLogic, Rockchip ou outra que desconheço. Os Andróides vão ate o 6 ou 7, com “descrição fake” simulando recursos inexistentes.

      Tem perdido por ai uma distro que serve em TV Box. Mas realmente fiquei curioso para saber como é a adaptação.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário