Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Pop_OS! 21.10

A System76 liberou a versão final do Pop_OS! 21.10, sua popular distribuição Linux. Dois destaques: uma nova Biblioteca de Aplicativos, que ao contrário da do Gnome Shell não ocupa a tela inteira, e uma versão especial para Raspberry Pi 4 e 400, chamada Pop_Pi. Ainda é um “tech preview”, o que significa que falhas podem ocorrer.

O Pop_OS! 21.10 vem com kernel Linux 5.15.5 e os drivers Nvidia mais recentes, Gnome 40 como base e outras melhorias, é gratuito e funciona em qualquer computador compatível — não é exclusivo para as máquinas da System76. Baixe-o no link ao lado. Via System76 (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

6 comentários

  1. Mais alguém ficou incomodado com a mudança na interface dos aplicativos? Baixei a atualização mas ainda não instalei pq não gostei da alteração

  2. Estou usando desde hoje de manhã (fiz upgrade do 21.04). Ele vem com o GNOME 40, mas optaram por manter várias coisas do mesmo jeito que era no 3.38, já que discordaram bastante da mudança de design.

    Na prática, o sistema parece meio “costurado”…. roda o GNOME 40, com design do 38 via extensões… mas essas extensões não são tão polidas quanto era o GNOME nativo na versão anterior. Ao mesmo tempo, alguns apps (como o Calendário) são da versão 41, e possuem algumas problemas com o tema padrão.

    Tenho certeza de que logo vão consertar essas coisas pequenas, mas no geral esse sentimento de ser “costurado” imagino que vá se manter até eles lançarem sua própria interface. Eu entendo que o GNOME é uma base horrível de se construir em cima – até onde sei, a maior parte dos esforços da System76 em cada update é manter as alterações que fazem no GNOME funcionando.

  3. Curioso lançar a 21.10 em dezembro, mas faz sentido já que a base é Ubuntu.
    Só “preocupa” um pouco eles estarem fazendo um DE do zero, mas desde o COSMIC já começaram a atrasar bem o tempo de release das versões deles comparada ao Ubuntu.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário