PicPay encerrará aplicativo Guiabolso em novembro.

O PicPay vai encerrar o Guiabolso em novembro. Compra em julho de 2021 para transformar-se em “protagonista em OpenBanking e acelerar marketplace financeiro”, o Guiabolso é (era?) um aplicativo simples de controle financeiro que se conectava às instituições bancárias do país.

“O objetivo é centralizar todas as funcionalidades, serviços e produtos em um único app, que é ainda mais completo”, disse a empresa em seu blog. O PicPay afirma que todas as funcionalidades do Guiabolso foram migradas para o app do PicPay.

Usuários do Guiabolso serão avisados do fim do aplicativo ao longo da semana e poderão baixar seus dados em formato de planilha eletrônica. Ótima escolha, aliás: bem flexível e à prova de aquisições e encerramentos abruptos. Via PicPay.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

13 comentários

  1. Uso o minhaseconomias a anos. Infelizmente fizeram uma atualização tenebrosa do app pra iPhone no dia 24 e piorou a experiência. Consegui fazer o downgrade pra versão antiga e sigo usando mas com medo de perder os dados algum dia.

  2. MEU DINHEIRO FOI BLOQUEADO POR VOCÊS E AGORA O QUE VAI ACONTECER…EU PRECISO DO MEU DINHEIRO.

  3. Ainda bem que na primeira tentativa de uso, percebi que era uma cilada e caí fora.

    Esses controles financeiros estão sumindo mais rápido que figurinhas da copa. Ainda bem que desde o ano passado, larguei para uma planilha. Muito melhor.

  4. Esse picpay é só ladeira abaixo viu. Depois do pix perdeu totalmente a utilidade. Se bem que gosto do cashback pra Nintendo. Mas o transtorno que é pagar a fatura, acho que nem compensa mais. Final do ano fecho a conta.

  5. Triste isso.

    Sempre tento usar esses apps que sincronizam direto com o banco, facilita a vida de usar tudo em um cartão só e etc. Nunca tive problemas de segurança, apesar de dar um medinho.

    Desde que o Picpay comprou o GuiaBolso a qualidade caiu demais, diversão conexões com bancos pararam de funcionar. Até procurei outras alternativas, a melhor que encontrei (Olivia) foi comprada pelo Nubank e descontinuada.

    Acredito que agora não restam mais bons apps que funcionem desta forma.

    1. PH, eu uso o https://www.organizze.com.br faz um bom tempo.

      Ele não faz a sincronização automaticamente com os bancos, mas ele usa as notificações dos apps dos bancos para criar os lançamentos para você.
      Isso pra mim é um diferencial gigante. Um dos motivos que abandonei a planilha era o trabalho de manter tudo em sincronia. Agora, creio que 95% das minhas transações são criadas com um clique.

      Também, eles não possuem mais planos gratuitos, o que vi como um bom sinal, pois o serviço se mantém com a sua base de usuários pagantes.

      1. Eu testei ele algumas vezes mas não gosto dessa sincronização por notificações, normalmente eu silencio todas as notificações; mas acho que vou voltar a testar né haha

    2. Eu (ainda) uso o Mobills porque ele oferece essa sincronização automática (mas acho que só com o Nubank). Pra mim não rola ficar registrando todos os gastos manualmente. Ele importa tanto as transações na conta (débito/pix/transferência) quando no cartão, e já importa a categorização que o próprio Nubank faz (que não é lá muito boa, mas eu arrumo manualmente a cada 5-10 dias sem muito esforço).

      Só que há um tempo o app foi comprado pela Toro…. e desde então virou fachada pra oferecer “dicas de investimento” e empréstimo. A qualidade do app decaiu, e sinceramente não gosto nem um pouco da ideia de eles terem meus dados financeiros pra tentar oferecer investimento. Gostaria de uma alternativa, mas desconheço… acho que no fim vou virar adepto da boa e velha planilha (ou talvez algo similar no Notion)

      1. Esse tempo que você gasta arrumando a categorização do Nubank não é muito menor do que fazer os lançamentos no braço. Parece algo laborioso, mas é bem rápido depois que se pega o jeito. Só tem que lembrar de fazer a cada poucos dias para não deixar acumular — aí complica um pouco.

        1. Pois é, imagino. A parte mais trabalhosa, imagino, seria aprender a fazer os gráficos e filtros, visto que de “Excel” só sei o básico das fórmulas de soma entre células. Você criou o seu do zero ou seguiu algum modelo?

          1. Criei do zero.

            Não precisa se preocupar com fórmulas ou gráficos num primeiro momento. (Pelo menos, eu fiz assim.) Comecei lançando as transações e aí quando já tinha um bom volume, depois de pelo menos um mês, sentei, abri uma nova página na planilha e fui criando as tabelas dinâmicas (“pivot tables”) e gráficos para matar uma ou outra curiosidade específica ou alguma demanda (por exemplo, saber quanto entrou de dinheiro das assinaturas do site para fazer o cálculo dos pagamentos da Jacque e do Guilherme).

        2. Será que não existe nenhuma alternativa Open Source que faça essa leitura de apps de bancos?

      2. Já usei o Mobills, pelo menos com o Nubank funcionava bem mesmo, apesar da forma que eles registram os gastos do cartão (jogando tudo pro mês seguinte).