
A imagem do Papa Francisco vestindo um casaco estiloso é provavelmente a primeira imagem falsa gerada por inteligência artificial (IA) a viralizar como real. Muita gente (eu também) achou que ela era verdadeira — antes que alguém notasse um glitch na mão direita do papa.
A imagem foi gerada com a IA Midjourney, que em sua versão mais recente aprendeu a contar os dedos das mãos de seres humanos. (Pelo visto, precisa treinar mais.)
Na newsletter Garbage Day, Ryan Broderick fez a cronologia da imagem. Ela foi criada por alguém no Reddit, mas viralizou no Twitter.
Nota relacionada: semana passada, o TikTok publicou regras para conteúdo gerado por IAs. Agora, “mídias manipuladas ou sintéticas que mostrem cenas realistas devem apresentar informação clara sobre a natureza do conteúdo”.
Seria pedir muito que o Twitter de Elon Musk tivesse ou estivesse preparando algo similar. Musk acredita que a solução para esse problema é todo mundo pagar R$ 42/mês para o Twitter, o que não faz o menor sentido, mas… né, o que faz sentido no Twitter da era Musk? Via Garbage Day, @elonmusk/Twitter (ambos em inglês), TikTok.
Nossa. Pior que eu também caí nessa fake news kkkkkkk.
https://twitter.com/weirddalle/status/1617240690290839553
Aí a gente descobre que a AI é o Cyriak Harris