Obsidian chega à versão 1.0 e deixa “beta” de lado.
Semana passada o Obsidian chegou à versão 1.0, trazendo uma reformulação visual e alguns novos recursos. Segundo a dupla de desenvolvedores, a marca não significa que o aplicativo de anotações está completo, nem que esteja livre de falhas. “Significa que estamos orgulhosos o bastante para abandonar a palavra ‘beta.’”
Criado em 2020, o Obsidian é um dos favoritos da galera que aderiu a esses novos aplicativos de anotações com links internos, usados por quem deseja criar um “segundo cérebro” ou PKM (sigla em inglês para “gerenciador de conhecimento pessoal”). É gratuito para uso pessoal e tem uma base enorme de plugins, algo notável para um projeto tão recente.
Acho coisa demais, um tipo de gerenciamento de conhecimento que foca muito na forma, mas para quem gosta é difícil encontrar pontos fracos no Obsidian. Via Obsidian (em inglês).
Já uso o Obsidian faz tempo. O principal atrativo é poder manter os arquivos localmente, sem depender de “nuvens” terceirizadas. E no caso da sincronização, só pra ter no PC e no celular, prefiro a simplicidade do Syncthing. Antes de sair, sincronizo, pra ter tudo no celular e se anoto algo na rua, sincronizo quando chego em casa. Até agora tá ótimo! Mesmo a reformulação visual ficou muito boa com o Gnome do Fedora.
Agora, também vejo como um ponto negativo o fato de ser código proprietário. Não tenho certeza se o app não faz algum tipo de telemetria obscura. Mas não tenho o conhecimento necessário pra verificar isso e não sou paranoico o suficiente para desligar a internet toda hora que eu for usar o app. Então, vai ficar por isso mesmo! Haha!
Já tentei usar, mas não rolou comigo. Eu gosto demais dessa coisa de ideias conectadas com a facilidade de um “[[]]”, mas não consigo achar quase nada lá. Deve ser legal para quem está construindo conhecimentos, não os sedimentando e fortalecendo. Sou do tipo libraryan e continuo com meu Evernote (legacy, é bom dizer, porque não suporto aquela atrocidade que é o electron app), onde acho melhor para estudar. Só sinto MUITA falta dos backlinks. Para o trabalho, uso o Notion e gosto bastante, mas falta muito para dominar a ferramenta.
Ele seria tipo o Notion pelo que eu entendi?
Eu adotei o Notion e acho ótimo.
Nah, o Notion tem um componente muito forte de banco de dados que o Obsidian não tem.
O Obsidian é um Bloco de notas que entende Markdown, indexa todas as suas notas e tem suporte a plugins (esses sim podem transformar o aplicativo, mas aí foge da proposta básica/oficial).
Interessante o projeto e o seu potencial, não conhecia. Podemos dizer que Obsidian e o OneNote são concorrentes? Há pontos de comparação entre eles?
Mais ou menos. O Obsidian só lida com texto puro/Markdown, ao contrário do OneNote, que dá para desenhar na tela, pode escrever em qualquer lugar etc. Ambos servem para o mesmo fim (anotações), mas têm propostas um tanto diferentes.
Eu me tornei completamente dependente do Obsidian, mas um ponto fraco gritante é não ter código aberto. O https://logseq.com/ é open source, mas não tem a mesma usabilidade.
https://www.zettlr.com/ é meio que uma alternativa livre também, mas não sei como é a usabilidade.
Obsidian é excelente. Eu uso para minhas anotações de estudo.
Ele tem vários plugins da comunidade e vários temas muito bons e, por ser meramente um editor de textos que usa Markdown, eu não fico tão preocupado com minhas notas corromperem que nem já aconteceu com alguns arquivos que eu tinha do Word.
Dá para você fazer um uso simples ou um uso mais complexo da aplicação. Com os plugins da comunidade, dá para incrementar muito o uso. Eu abandonei o Notion porque achava bem chata a limitação de ter que estar conectado à internet sempre. Por padrão, o Obsidian não sincroniza suas notas. Você escolhe como fazer isso, se quiser. Eu sincronizo usando algum serviço de armazenamento entre meus dispositivos e posso ver as notas normalmente sem internet.
Das coisas que eu adoraria usar, mas nunca consegui me acostumar
Migrei do Notion pra ele, estou gostando bastante. Por incrível que pareça, é mais simples que as alternativas, e não é difícil criar os gráficos de ligações, que tem me ajudado a achar as coisas no meio de tantos tópicos.
Uso como um simples editor markdown sem firulas e nada mais.