LibreOffice 7.4.
O LibreOffice 7.4, lançado nesta quinta (18), traz melhorias pontuais nos três principais aplicativos da suíte, como suporte a imagens no formato WebP, opções de hifenização no Writer e extensão do limite de colunas para 16.384 no Calc. Aqui tem as notas da versão.
Nas melhorias e correções gerais, o foco da Document Foundation continua sendo a compatibilidade com arquivos do Microsoft Office. Segundo a fundação:
Os arquivos da Microsoft ainda são baseados no formato proprietário descontinuado pela ISO em 2008, e não no padrão ISO aprovado, de modo que eles escondem uma grande quantidade de complexidade artificial. Isso gera problemas com o LibreOffice, que adota um formato verdadeiramente padronizado (o OpenDocument).
Baixe aqui o LibreOffice 7.4 para Linux, macOS e Windows. Via Document Foundation (em inglês).
Assino o Office (36 reais por mês) porque presto serviço pra uma editora que usa arquivos em Word. Salvo automaticamente as alterações feitas em Word no OneDrive e, fora isso, não uso mais nada do Office. Seria bom poder receber os arquivos em Word, converter pra Libre, trabalhar nele e reconverter pra Word na hora de enviar o serviço feito. Quem sabe um dia consiga e não precise mais pagar assinatura, mas acho que a Microsoft vai continuar criando empecilhos pra isso.
Dá para ter de forma mais barata comprando giftcards de lojas em vez de diretamente da Microsoft.
O Word é muito superior às alternativas.
LibreOffice só precisa baixar atualizações automaticamente pra ficar perfeito.
Tô usando há alguns meses e a compatibilidade com arquivos do Office tem sido bastante satisfatória, até o momento.