Os(As) donos(as) dos modelos Kindle (2ª geração) internacional, Kindle DX internacional, Kindle Keyboard, Kindle (4ª geração) e Kindle (5ª geração) vão perder o acesso à loja de e-books da Amazon em agosto, impossibilitando a navegação, compra ou aluguel de e-books pelo próprio Kindle. A Amazon está avisando quem tem um desses modelos por e-mail.
Ainda será possível comprar no site da Amazon e enviar o e-book ao Kindle defasado.
A Amazon não informou o motivo da baixa. Especula-se que seja devido à falta de suporte a novos protocolos de criptografia na web, necessários para transações sensíveis como as que envolvem pagamentos, e à dificuldade ou mesmo impossibilidade de atualizá-los. O modelo mais novo dos afetados, o Kindle (5ª geração), foi lançado em setembro de 2012.
No nosso grupo do Telegram (para assinantes), pelo menos um leitor relatou que seu Kindle DX já não acessa mais a internet, que nele funcionava via conexão 3G. Via Good e-Reader (em inglês).
Atualização (14h20): A primeira versão desta nota informava que os Kindles antigos perderiam acesso à internet. Na realidade, eles só perderão o acesso à loja de e-books da Amazon.
Quando comprei o Saraiva Lev / Bookeen Cybook, na época acho que a Saraiva já tinha problemas para sincronizar a conta. Transformei o Lev em um Cybook (basta mudar um código via ADB) e bem, o bichinho tá parado pois sou um preguiçoso para ler :1
mas não deu pra entender direto uma coisa: o kindle ainda vai sincronizar e transferir as compras feitas no site? ou vai ter q ser tudo por usb?
pq se ainda vai sincronizar e enviar as compras feitas no site, é super tranquilo. só seria meio chato se tiver q usar cabo pra tudo.
Falha minha, Mariana. Segundo o e-mail que os usuários estão recebendo, os Kindles antigos perderão acesso à loja da e-books, não à internet, ou seja, ainda poderão sincronizar e receber e-books comprados por outros dispositivos.
Atualizei o texto e incluí uma errata no final. Valeu pela dúvida!
Podendo comprar no site e enviar para o Kindle tudo bem. Tenho o de quarta geração e me lembro de uma vez só comprar direto por ele.
10 anos (no mínimo) acho bastante razoável, por mais que um livro não tenha durabilidade estimada desse jeito. Mas considerando custo x benefício me parece ok, é o tempo que atualmente eu considero bom também para eletrodomésticos e afins.
Ufa, por enquanto escapei. 7ª geração.
Tenho um modelo antigo e recebi e-mail da Amazon com essa notificação. Eles estão oferecendo 25% de desconto na compra de um modelo novo mais R$ 40 de crédito em ebooks.
É uma boa oferta.
Vai dar pra transferir e-books e pdf para ele via USB ou outra forma?
Desculpem, nunca usei um Kindle e por isso sou leigo.
Acredito que sim. Tem outras maneiras de enviar e-books para o Kindle, tanto os comprados na Amazon (pelo site, comprando/enviando de outro dispositivo), quanto documentos de fora (via USB ou envio por e-mail).