Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Kindles antigos perderão acesso à loja de e-books em agosto

Os(As) donos(as) dos modelos Kindle (2ª geração) internacional, Kindle DX internacional, Kindle Keyboard, Kindle (4ª geração) e Kindle (5ª geração) vão perder o acesso à loja de e-books da Amazon em agosto, impossibilitando a navegação, compra ou aluguel de e-books pelo próprio Kindle. A Amazon está avisando quem tem um desses modelos por e-mail.

Ainda será possível comprar no site da Amazon e enviar o e-book ao Kindle defasado.

A Amazon não informou o motivo da baixa. Especula-se que seja devido à falta de suporte a novos protocolos de criptografia na web, necessários para transações sensíveis como as que envolvem pagamentos, e à dificuldade ou mesmo impossibilidade de atualizá-los. O modelo mais novo dos afetados, o Kindle (5ª geração), foi lançado em setembro de 2012.

No nosso grupo do Telegram (para assinantes), pelo menos um leitor relatou que seu Kindle DX já não acessa mais a internet, que nele funcionava via conexão 3G. Via Good e-Reader (em inglês).

Atualização (14h20): A primeira versão desta nota informava que os Kindles antigos perderiam acesso à internet. Na realidade, eles só perderão o acesso à loja de e-books da Amazon.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

10 comentários

  1. mas não deu pra entender direto uma coisa: o kindle ainda vai sincronizar e transferir as compras feitas no site? ou vai ter q ser tudo por usb?
    pq se ainda vai sincronizar e enviar as compras feitas no site, é super tranquilo. só seria meio chato se tiver q usar cabo pra tudo.

    1. Falha minha, Mariana. Segundo o e-mail que os usuários estão recebendo, os Kindles antigos perderão acesso à loja da e-books, não à internet, ou seja, ainda poderão sincronizar e receber e-books comprados por outros dispositivos.

      Atualizei o texto e incluí uma errata no final. Valeu pela dúvida!

  2. Podendo comprar no site e enviar para o Kindle tudo bem. Tenho o de quarta geração e me lembro de uma vez só comprar direto por ele.

  3. 10 anos (no mínimo) acho bastante razoável, por mais que um livro não tenha durabilidade estimada desse jeito. Mas considerando custo x benefício me parece ok, é o tempo que atualmente eu considero bom também para eletrodomésticos e afins.

  4. Tenho um modelo antigo e recebi e-mail da Amazon com essa notificação. Eles estão oferecendo 25% de desconto na compra de um modelo novo mais R$ 40 de crédito em ebooks.

  5. Vai dar pra transferir e-books e pdf para ele via USB ou outra forma?

    Desculpem, nunca usei um Kindle e por isso sou leigo.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário