Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

Atualização altera a interface e muda comportamento do Kindle

O leitor Andre Nakano chamou a atenção à atualização 5.13.7 do software do Kindle, disponibilizada há poucos dias. Ela alterou o desenho da página inicial e do menu rápido, no topo do aparelho, aproximando a interface da dos aplicativos para celulares e tablets. Nessa, a setinha “Voltar”, que retrocedia à tela imediatamente anterior, sumiu.

Era assim:

Esquema do antigo menu no topo da página dos Kindle.
Imagem: Amazon/Reprodução.

Ficou assim (via r/kindle):

Print do novo menu no topo da página dos Kindle.
Imagem: Amazon/Reprodução.

Embora o ícone da seta tenha sido preservado, sua função não foi. Ele virou o que na interface anterior era o ícone da casa, ou seja, ao ser tocado, leva o usuário de volta à tela inicial do Kindle.

Andre conversou com o suporte da Amazon, que reconheceu o deslize: “Lamento informar que você tem razão, isso é parte da nova atualização em que a antiga opção de voltar à página/tela anterior não está mais disponível e [agora] te leva ao início/biblioteca.”

Em comunidades no Reddit, onde reclamações apareceram, alguém deu a dica de que arrastar o dedo de baixo para cima, no rodapé da tela, revela marcações do texto e permite navegar entre elas. Não é como o antigo botão “Voltar”, mas é algo similar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Fiquei revolts com a Amazon desde que o meu Kindle atualizou pra mostrar a capa (não uso) e não pro modo escuro (queria!).

    Meu aparelho tá desligado, entao ainda não teve essa atualização de layout. Como todos os livros já estão baixados, pensando em mantê-lo off até o botão voltar voltar. XD

  2. Eu abri a reportagem achando que tinham implementado o Goodreads no Brasil… Atualização estética para mim não serve para nada.

  3. Eu adorei! Ficou ainda mais lindo! A tecnologia de leitores digitais pedem isso, atualizações e benefícios constantes!
    Leitura digital favorece ao hábito!

  4. O meu estava fora do WiFi por esses dias e não recebi a atualização. Gostei da nova interface. Deu uma modernizada interessante.

  5. Estranho, aqui no meu Kindle ainda não apareceu essa atualização.

    Será que posso dizer que estou com sorte? Ou retiraram a atualização do ar após esse erro?

    :)

    1. O meu é um Paperwhite mais antiguinho, comprei em 2015. Demorou bastante pra receber a atualização anterior, que deixou a capa do livro na tela de bloqueio.
      Acho que deve ser só questão de tempo pra essa atualização chegar também

  6. Eu achei que o Kindle ficou bem bonitinho com essa atualização, mas não sei como nem percebi esse erro na navegação :P

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário