Pessoa de sexo não identificado, com cabelo roxo e pele azul, segurando uma xícara de café com vários ícones em alusão ao Manual do Usuário na fumaça e um celular na outra mão. Embaixo, o texto: “Apoie o Manual pelo preço de um cafezinho”.

KDE Connect chega ao iOS

O KDE Connect, solução para integrar celulares a computadores rodando Linux com o ambiente gráfico KDE Plasma (ou Gnome, usando a extensão GSConnect), ganhou sua primeira versão oficial para iOS.

Devido a limitações impostas pela Apple, o KDE Connect do iOS é menos capaz que seu par para Android. Ainda assim, ele faz bastante coisa:

  • Área de transferência compartilhada: copiar e colar entre os seus dispositivos.
  • Envie arquivos e URLs para o computador a partir de qualquer aplicativo.
  • Touchpad virtual: use a tela do celular como touchpad do computador.
  • Apresentação remota: controle um pontinho de destaque no seu computador movimentando o celular de um lado para o outro.
  • Comandos à distância: execute comandos no seu computador a partir do celular.

Toda a comunicação entre celular e computador é criptografada de ponta a ponta. O aplicativo, por ora, está disponível apenas em inglês. Via OMG! Ubuntu (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

5 comentários

    1. Existe Kde Connect na Microsoft Store.
      Mas eu não uso, era mais complicado do que eu queria. Eu estava procurando apenas compartilhamento de arquivos entre Android/Windows e para isso achei o Dukto mais direto.

    2. Uso no windows e funciona bem. Uso pra compartilhar área de transferência e enviar links do celular para o PC, não sei se os outros recursos funcionam.

  1. Estive usando o KDE Connect via TestFlight há alguns meses. É um aplicativo essencial para quem usa Linux e iOS. O único problema (que na verdade é uma limitação imposta pelo iOS) é que ele precisa ficar ativo para ser detectado. No Android, ele pode ser executado ao fundo sem problemas. Mas ainda assim, muito útil!

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário