Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

iPadOS 16 ganha janelas flutuantes e aplicativo Tempo

Foto de um iPad Pro e um monitor Apple Studio Display, conectados, mostrando oito janelas flutuantes com o uso do Stage Manager do iPadOS 16.
Foto: Apple/Divulgação.

Levou apenas 12 anos, mas enfim o iPadOS 16 ganhará o aplicativo Tempo, aquele do iOS/iPhone que dá a previsão do tempo.

Outra novidade há muito aguardada é a possibilidade de usar os aplicativos do tablet da Apple em janelas flutuantes. A liberdade de movê-las, porém, não será completa (veja imagem acima).

Para essa finalidade, a Apple criou o Stage Manager (também presente no macOS 13.3 Ventura), que centraliza janela e organiza as em segundo plano em pilhas à esquerda da tela. Outro detalhe chato é que o Stage Manager só estará disponível nos modelos de iPad com chip M1. Via Apple (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

10 comentários

  1. State Manager, mas pode chamar de Tilling Window Manager, exatamente como o Amethyst e o Yabai pro macOS que existem faz alguns anos (porque o gerenciamento de janelas do macOS é muito ruim).

    “Ah, mas não é exatamente um ‘tilling window’ porque tem as janelas sobrepostas …” apenas mudaram um pouco (*muito pouco*) o paradigma de organização e chamaram de uma coisa nova.

  2. Provavelmente limitaram aos modelos M1 por causa da largura de banda da portas USB-C: Os mais antigos usam protocolo Usb 2.0 (Lightning) Usb 3.0 (Pros antigos) e Usb 3.1 (Mini 6 e Pro 2020) todos com largura de banda para transferência de dados abaixo de 5GB/s.

    O Air 5 tem protocolo 3.2 (10GB/s) e os Pro são Thunderbolt (40GB/s) que permite o uso de monitores 4k.

    1. Pra mim isso é papinho da Apple só pra justificar o M1 nos iPads. Fiquei bem chateado de não vir essa função pro meu iPad Air 4. A Samsung enfia modo dex em qualquer tablet há anos e duvido que tenham essas portas usb C super avançadas aí…

      1. Bom, vamos lá. Os DEX funcionam do S9 adiante com uso de cabo proprietário, em 2019 ele passou a funcionar com outros cabos comuns. A Samsung não trouxe o modo DEX para aparelhos lançados antes do S9 e entregou uma experiência tão ruim nas primeiras implementações que o DEX ficou marcado como uma “tentativa ruim de emular um desktop”. Queda de perfomance, incompatibilidade de apps, travamentos, estão nas letras miúdas da página de suporte do DEX.

        Voltando à Apple, todos iPads sem M1 tem menos de 6GB de RAM limitado a 4GB para uso em apps, além do barramento que entrega uma largura de banda baixa para grandes resoluções. Quando o usuário ligar o iPad no monitor 4k e sofrer com lentidão, aquecimento e fechamento de apps, quem será responsabilizado?

        1. Amigo, eu usei o dex desde o s8+ e o lance não era um cabo especial, era uma Dock vendida pela Samsung mas que podia ser usada com outros adaptadores.
          Usei no s8+, s9, s10e, s20, s20FE, s20+ e s21 todos sem um adaptador ou cabo original.
          E durante muito tempo o DEX foi meu computador e ia super bem nas tarefas básicas que um iPad 9 por exemplo sofre (vide arquivos).
          Todos eles com desempenho inferior ao iPad Air 4 por exemplo. O lance não é a Apple não poder, é ela não querer fazer mesmo.

          1. Que bom que sua experiência com DEX foi boa por tanto tempo, para mim, nunca conseguiu entregar o básico.

            Sobre o iPad entreguei 2 argumentos técnicos que impactam na experiência de uso. Entendo sua frustração como usuário, mas minha intenção aqui não é tentar te convencer de algo, apenas entregar um pouco de informação.

            Grande abraço!

    2. Não sei a questão é bem essa não. Por essa lógica, o recurso estaria disponível também ao mini 6.

        1. Por isso que eu gosto do MDU! Entendi seu ponto e acho que talvez essa seja a justificativa oficial mesmo, só é uma puta sacanagem.
          Tipo vender o Apple Watch Series 3 de forma oficial até semana passada e agora matar ele.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário