Talvez seja uma boa esperar para atualizar o iPhone para o iOS 16.

Um alerta do tipo “first world problems”, mas… né, importante: se você tem um iPad ou Mac além do iPhone, talvez seja uma boa esperar para atualizar o celular para o iOS 16, a nova versão disponível ao público nesta segunda (12).

O iPadOS 16 e o macOS 13 Ventura saem mais tarde, provavelmente em outubro. Nesse ínterim, usar o iOS 16 no celular pode causar algumas anomalias na sincronização entre esses dispositivos, daí a recomendação para adiar a atualização do iPhone.

Às vezes, essas incompatibilidades são sutis e difíceis de detectar. Mês passado, por exemplo, notei que o Safari do meu MacBook não estava sincronizando com o celular e o tablet. Daí vi que o notebook era o único do trio que ainda não estava na versão mais recente, que corrigia umas falhas, entre elas uma no Safari. Bastou atualizado o macOS e o Safari voltou a sincronizar direito.

O iOS 16 traz algumas novidades relevantes, com destaque para a nova tela de bloqueio personalizável e com suporte a widgets. Apesar disso, eu escolhi esperar.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

8 comentários

  1. Att sem ser att limpa, apenas retirei todos os apps não essenciais. Também desativei algumas interações do iCloud para não ter conflito (notas e Safari).

    Para a minha surpresa esses apps são melhores locais, sem a interação com iOS pois pelo menos no meu caso, o uso entre os dois sistemas é muito diferenciado. No Mac faço coisas que quero guardar. Já no mobile eu não quero ter nada importante salvo pois o risco de perder ou estragar é muito maior. Sem falar que no iOS as coisas são mais efêmeras e também tudo ocupa espaço demais.

    Próximo passo desvincular a fototeca.

  2. Sempre atualizo depois de alguns meses, assim posso ter a sensação de ter menos problemas com as atualizações.

  3. Meu aplicativo Notas sincronizava do Macbook pro iPhone, mas não do iPhone pro Macbook (não todas, mas algumas). Vi que meu macOS não estava atualizado na última versão (12.5.1) e bastou fazer isso que o problema se resolveu.

  4. Não só pro iOS, mas a regra geral é nunca atualizar pra uma versão XX.0 de qualquer sistema ou aplicação, porque sempre tem aqueles bugs de lançamento.

  5. Eu fui uma das pessoas que embarcou no beta do iOS 16 e do watchOS 9. Essa foi a segunda vez que participei do programa de beta público da Apple e foi uma experiência interessante… Mas acho que, no iOS 17, vou pular o beta. iOS 15 foi um beta tranquilo, iOS 16 acabou me forçando a restaurar as configurações de fábrica via Find My quando o meu iPhone 13 mini travou sem rcuperação. Também houve uma versão do beta que puxava tanta bateria que aquela mágica da bateria resiliente em stand-by sumiu. Mas agora, na versão que vai à público, as coisas ficaram bem mais estáveis.

    1. Você usa os betas no seu aparelho principal?

      Quando participava dos betas, seja no iOS, quanto no macOS, fazia sempre em um aparelho alternativo (tinha um iPod touch 2g e um macbook white). Depois que esses aparelhos deixaram de ser atualizáveis , deixei de participar dos betas. Rs

      1. Sim, eu participei dos betas nos meus aparelhos principais. Eu geralmente entro no beta algum tempo depois da publicação do beta público, sempre com vários backups do meu aparelho no estado anterior.

  6. Imaginei msm que algo assim viesse a ocorrer. Acho prudente msm esse cuidado, pois depois para resolver um bug ou algo é um parto.

    Tô me preparando para fazer uma instalação limpa, já que provavelmente será a última q meus queridos devices irão receber.

    Mas não vou aguentar esperar até outubro. Até lá já enjoei das novidades e vou poder me dedicar as novidades no macOS