iOS/iPadOS 16.2 e macOS 13.1 trazem novo aplicativo Freeform e correções de segurança.

A Apple lançou nesta terça (13) o iOS/iPadOS 16.2 e o macOS 13.1. O destaque da atualização é o novo aplicativo Freeform, uma folha em branco infinita com suporte a colaboração em tempo real. Parece interessante para se usar com a canetinha no iPad.

Nos Estados Unidos, as atualizações liberam a criptografia de ponta a ponta do iCloud. O recurso é opcional e vem desativado por padrão. No resto do mundo, o recurso só chega no início de 2023.

Outros recursos dignos de menção é o modo karaokê para o Apple Music e a nova restrição ao AirDrop, que passa a funcionar de modo público em blocos de 10 minutos — depois disso, ele reverte para o modo limitado a contatos.

Mesmo que os novos recursos não lhe chamem a atenção, as atualizações são importantes devido à segurança: as listas de correções (iOS/iPadOS, macOS) são grandes e contêm falhas graves, que permitem a execução remota de código. watchOS e tvOS também foram atualizados. Via Apple (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

5 comentários

  1. Pelo jeito o mercado de apps de canvas infinito tem potencial pra Apple resolver entrar. Miro, Figjam, Mural, Freehand… Tem tantas alternativas. Se a Apple restringir a aplicação só aos seus dispositivos, talvez nunca ganhe muita tração no mundo corporativo, que é basicamente movido a Windows. E ano passado a Adobe anunciou um produto similar, o Creative Cloud Canva, mas não mencionou mais na Adobe Max deste ano (por causa do FigJam será?)

  2. Eu usava o notes.app pra tomar notas de reuniões e palestras, o Freeform ainda não foi posto à prova pra isso, mas me parece muito melhor do que o anterior. Veremos. A ideia de “quadros” é muito mais interessante do que notas manuscritas apenas.

  3. Com toda certeza esse mesmo “modo karaokê” vai chegar no Spotify estando disponível até para as geladeiras e torradeiras.
    Porém, no mundo da Apple, muitos terão que comprar um iPhone novo para ter acesso a um recurso imensamente besta que funciona em aparelhos simples da década de 90.
    Esse é, definitivamente o suprassumo da obsolescência programada.
    Quanto ao Freeform: foi desinstalado com 1 minuto de experimento. Se até 2022 vc não precisou de um app assim, não é agora que vai precisar.
    No fim, essa atualização só me serviu para otimizar os apps e fechar brechas de segurança.

    1. Entendo a crítica, mas convenhamos: quem compraria um iPhone novo só para ter o modo karaokê do Apple Music? Esse recurso está mais para um daqueles “nice to have”, mas que de modo algum direcionam/forçam vendas.

      O Spotify já tem um modo karaokê desde junho, embora (até onde sei) ele não tenha sido lançado oficialmente nem esteja disponível a todos os usuários.