Huawei lança oficialmente o HarmonyOS, seu novo sistema operacional

A Huawei anunciou nesta quarta (2) o HarmonyOS, seu novo sistema operacional para celulares, tablets e outros dispositivos conectados. Gestado desde 2016, o projeto ganhou uma importância maior depois que a empresa foi proibida de fazer negócios com parceiros norte-americanos em maio de 2019. A medida unilateral do governo dos Estados Unidos impede até hoje que a Huawei use o Android do Google, o que freou o movimento de expansão global da marca. Via Bloomberg (em inglês, com paywall).

Veja os destaques da apresentação da Huawei (em inglês).

O HarmonyOS chega primeiro no tablet Mate Pad Pro e no relógio inteligente Watch 3, ambos anunciados junto ao sistema. Cerca de 100 dispositivos já lançados serão atualizados para o HarmonyOS. A previsão da Huawei é de que o sistema esteja em 200 milhões de aparelhos até o final de 2022.

O visual do HarmonyOS é bastante familiar — lembra o Android, mas com elementos visuais do iOS. Embora a Huawei afirme que se trata de um sistema totalmente novo, análises independentes apontam que o HarmonyOS é baseado no Android. Via Ars Technica (em inglês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Ué, não era ele que era baseado num outro kernel que não lembro o nome? Se não me engano era até um kernel RT… não?

  2. O desafio deve ser o mesmo do Windows Phone: apps.
    Se conseguissem fazer compatibilidade com Android, seria um trunfo para o SO.

    1. Compatível eu imagino que seja, afinal é um sabor de Android. O problema é não ter as APIs do Google, cuja ausência “quebra” muitos apps — quem já se aventurou num LineageOS sem o microG sabe como é.

      Ainda assim, o desafio permanece o mesmo. A Huawei tem que convencer desenvolvedores Android a mexerem em seus apps a fim de adaptá-los ao HarmonyOS/a um sistema não-Google. Parece pouco, mas é realmente uma tarefa ingrata.

      1. Correto.
        Em sendo compatível, aqueles apps de lojas alternativas à Play deveriam funcionar sem grandes problemas, ou não?
        E, sim, Lineage sem microG == hell.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário