Google dará alertas de ondas de calor extremo em seu buscador.
O Google anunciou que, nos próximos meses, passará a dar alertas de ondas de calor extremo em seu buscador.
Pesquisas pelo termo também retornarão dicas para se refrescarem e informações gerais a respeito do impacto na saúde das ondas de calor extremo.
A empresa cita uma pesquisa que constatou que 500 mil pessoas morrem por ano em decorrência dessas ondas de calor e o fato de que julho de 2022 registrou o recorde de interesse pelo assunto na internet. (Julho é verão no hemisfério Norte.)
Sinal (do fim?) dos tempos. Via Google (em inglês).
Pessoal de SP acha que tem onda de calor.
Pesquisa por “heat dome Porto Alehgre 2022” e “heat dome Porto Alegre 2023”.
Nesses dois casos, aliás, o Metsul fez um trabalho muito bom em avisar com dias de antecedência que a coisa ia ficar feia. Em 22 foram 15 dias acima dos 40 graus no RS.
Eu me lembro de ter esses avisos no celular, mas da defesa civil daqui e do Geometric Weather (algumas vezes o app Tempo da Apple também avida, na interface, ondas de frio, chuva e calor).
Aqui em Fortaleza esses alertas vão ser diários.
Em São Paulo já vi o Notícias alertar várias vezes (vira um icone amarelo com a temperatura alta do lado).
ok
O “Notícias” do Windows (aquele famigerado item que fica na barra de tarefas) já faz isso há algum tempo. Creio que a interface do Bing tbm tem essa função logo de cara no buscador.
Vejo algo interessante nisso, mesmo em uma situação como a atual.
O problema maior é que 500.000 é pouco. Muitos países (meu brasilsao!!) tem dificuldade de contar, como em covid: se o calor causa um problema que causa a morte, a problema é a causa da morte não o calor.
Pelas internetes…: “O especialista, porém, lembra que no Brasil também há mortes pelo calor intenso. “No Brasil, a onda de calor mata sim, porém esses dados muitas vezes podem ser prejudicados por conta de não haver um controle rígido desses tipos de mortes”, afirma.”
Sim, adoramos contar as mortes pelo frio. Mas o calor provavelmente mata muito mais, tanto bichos como pessoas. E se refrescar, no Brasil, é caro demais. Eu mantenho um termometro na minha casa e no verão de Porto Alegre passa dos 33 graus se eu não ligar o AC.