Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

A lerdeza do Google

Para gravar o último vídeo do site, sobre organização de newsletters, criei uma conta descartável no Gmail. Fazia alguns anos que não usava o serviço, e assustei-me com a lentidão. Mesmo atividades triviais, como listar mensagens de um marcador ou mover uma mensagem de lugar, demoram — literalmente — mais de dez segundos.

O Google Docs, que usamos para editar o Tecnocracia, também me impressiona pela lerdeza. Estava editando o episódio desta semana e lembrei-me do Gmail. Minha digitação é normal (~80 ppm), mas nem se fosse duas vezes mais rápido que isso justificaria ver palavras se formando segundos depois de digitá-las em um editor de texto.

O YouTube é outra lerdeza, em tudo — de renderizar as páginas de vídeos a listar comentários e estatísticas no Studio, o painel de controle dos canais.

Uso um notebook de 2015 equipado com um Core i5 e 8 GB de RAM — nada super rápido, mas longe de ser lento —, e o navegador Safari. Talvez seja algo dessa combinação, mas suspeito que os serviços do Google sejam realmente lentos e quem os use assiduamente acabe não percebendo, como naquela história dos caranguejos que não notam a fervura gradual da água em que são cozidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 comentários

  1. Eu utilizo o Google Chrome ou Firefox, em um PC com a modesta configuração:

    Windows 7 (64 Bits)
    Core i3-4150 3.50GHz
    8 GB RAM
    SSD 480GB

    Nos testes que fiz aqui agora, não demorou nem 1 segundo para abrir o Gmail; nem 1 segundo para carregar a lista de emails (lotada) ou alternar entre as listas; e também nem 1 segundo para abrir um e-mail qualquer.

    Percebi tempos semelhantes ao navegar pelos produtos da Microsoft (Outlook, Ondrive, Office 365, etc).

    Também não percebi nenhuma lentidão no YouTube nem no Docs.

    Talvez seja interessante dar uma verificada na(s) sua(s) rede(s).

  2. Core2quad, win10 19xx, 8gb ram, placa de vídeo, firefox, uBlock + P. badger + modo rigoroso, wi-fi n

    Cara, o Mail demora um tequinho, o Outlook por outro lado demora mais.

    YouTube carrega razoavelmente bem, sem delongas.

    Não uso outros do Google no pc

  3. Eu me acostumei a abrir o Meet sempre no Chrome, apesar de usar normalmente Safari, porque alguns recursos da vídeo-conferência simplesmente não funcionam fora do navegador do Google.

    Gmail não acho tão lento, mas Google Drive é às vezes inutilizável de lento.

  4. Uso Chrome num notebook i5 2450m + 6GB RAM e não vejo lentidão alguma no Gmail, Google Docs ou Drive. No YouTube, só ficar em tela cheia demora um pouquinho, em torno de 1s, mas não é um grande problema. O problema está em sua máquina ou no navegador Safari; testei aqui e vi que os serviços Google também rodam bem no Firefox.

  5. Montei uma nuvem pessoal com nextcloud num servidor bem limitado. É mais lerdo que os do Google, mas funciona. Um dos motivos foi justamente achar que alguns dos serviços deles estavam ficando muito pesados.

  6. Meu note é bem antigo também e uso as ferramentas do google no Firefox e Chrome.
    Isso que você relata é provavelmente algo mais localizado para o seu ambiente.

    Não acredito que o último ponto que você relata seja real (dos usuários não perceberem a lentidão por estarem “acostumados”).

  7. As vezes quando vou procurar por uma extensão na lojinha do Chrome, dígito o nome, dou enter, mas mesmo primeiro preenche letra por letra pra depois mostrar a pesquisa.

  8. Notei no vídeo a lerdeza no carregamento e estranhei, aqui não é assim não. Não são um primooor de velocidade, mas bem usáveis. Fui fazer o teste e é isso mesmo: no Edge/Brave/Opera (todos chromium) funcionam bem; no Firefox piora um pouco; no Safari é um desastre. Testes não científicos e apenas da minha percepção, não medi nada, mas dá pra notar uma diferença sim. Sacanagem hein, Google.

    1. Já tive essa percepção em regra os serviços do Google funcionam melhor nos navegadores baseados no chromium, e já percebi lentidões notavéis no Firefox e Safari.

  9. É de conhecimento comum que serviços do Google são piores em browsers que não são “Chromium-based”. Mozilla em 2018 demonstrou que o YouTube era (propositalmente) muito mais lento no Firefox do que no Chrome. Conheço muita gente que prefere e usa outros browsers mas acaba usando Chrome ou Edge da Microsoft quando precisa usar coisas como Google Drive, Docs, Sheets, etc.

  10. O meu Gmail não demora tudo isso, até testei aqui quando li. Acho que deu menos de 1s para fazer qualquer coisa. O Google Docs é absurdamente lento, ainda mais quando eu comparo com o que eu uso normalmente, o Office 365, que tem uma experiência utilizável. YouTube sempre foi lento, eu me acostumei mesmo com isso porque as opções são muito mais lentas.

    Edge + 12GB de RAM + SSD + FX6300.

  11. No computador da empresa eu troquei o Chrome pelo Edge por conta da lentidão. Abria o Chrome e demorava demais pra carregar.

  12. Acho que tem haver com o webkit do safari, a Google com certeza otimiza e prioriza browsers baseados em chromium.
    Baixe o Brave e faça o teste, se não quiser usar o Chrome.
    Hoje uso o Edge, com todas as opções de privacidade e sem as personalizações da Microsoft, ótimo desempenho e compatibilidade.

  13. Voce usa o Safari, tá aí a explicação. Pelo que percebo, o Google só funciona bem no Google Chrome.

    1. Eu acho que pode ser uma combinação disso com o fato de não ter a tonelada de cache que quem usa assiduamente tem.

      1. Dentre todas as opções apresentadas aqui, também creio que essas sejam as mais prováveis.
        No Gecko/Quantum o problema não chega a aparecer, mas noto que ele é levemente mais lento que o Chromium.

        PS: uso o Firefox.

    2. É uma forte possibilidade, e indica um problema ainda pior: a sabotagem que o Google faz de outros navegadores que não sejam o dele próprio (Chrome). Em tese, a web é um território neutro e, seguindo-se as convenções do meio, um site deveria abrir da mesma maneira em todo navegador aderente a essas convenções (Safari e Firefox se enquadram aí).

      No fim, é mais um motivo para rejeitar o Chrome, né?

      1. Pior que o Google pode definir o que é padrão, pois a maioria dos concorrentes também usam Chromium

    3. Uso Safari no Mac e Firefox no linux, aqui abre tudo direto, tirando a animação do gmail. Youtube deve abrir mais rápido que netflix e prime vídeo… o drive eu não uso.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!