Gnome 44 chega à versão final.

O Gnome 44 “Kuala Lampur” foi lançado nesta quarta (22).

A nova versão de um dos principais ambientes gráficos para Linux traz diversas melhorias — nada muito drástico, todas bem-vindas.

Alguns destaques são recursos que, estranhamente, o Gnome não oferecia até então ou já teve e removeu, como a visualização por miniaturas no “file picker” e expansão do conteúdo de diretórios na visualização em lista, no Arquivos/Nautilus.

Para ver as mudanças, dê uma olhada no vídeo de divulgação e na página da versão no site do Gnome.

Fedora 38 e Ubuntu 23.04, ambos previstos para abril, deverão já trazer o Gnome 44. Via Fundação Gnome (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

4 comentários

  1. Gnome e Fedora é o que uso no meu computador (que uso muito pouco atualmente, praticamente só para assistir vídeos baixados de maneira “alternativa”)

    ao contrário dos haters, sempre gostei muito do Gnome justamente por ser minimalista, mas … o Gnome que está no Fedora 37 (acho que é o Gnome 42) fez umas alterações no Nautilus (gerenciador de arquivos) que não gostei muito

  2. Gnome foi bom no passado quando era igual o “mate”, depois não prestou mais. Interface grafica pouco produtiva, totalmente voltada aos mobiles, para desktop não serve para nada.

    1. Depois que a Freehive começou a parceria com eles as produções da GNOME Foundation ficaram muito boas.