Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Gnome 42 é lançado com modo escuro, alterações cosméticas e novo editor de textos e terminal

O Gnome 42 foi lançado nesta quarta (23). A nova versão do ambiente gráfico para Linux é ambiciosa: conta com grandes novidades e uma série de melhorias nas fundações, como a migração de aplicativos básicos/pré-instalados para o framework GTK 4 e o novo padrão visual libadwaita.

Os destaques do Gnome 42:

  • Modo noturno nativo.
  • Nova ferramenta de prints.
  • Vários aplicativos atualizados para o GTK 4 e libadwaita — melhor desempenho, novo estilo de interface moderno e novos elementos de interface do usuário.
  • Novos aplicativos padrões: Text Editor (editor de textos básico; entra no lugar do Gedit) e Console (novo emulador de terminal).
  • Suporte ao protocolo RDP em sessões remotas.
  • Vários ajustes e melhorias na interface.

O Fedora 36, provavelmente a melhor distribuição para quem gosta do Gnome puro, está previsto para 26 de abril e trará o Gnome 42. Quem estiver curioso pode instalar o Gnome OS em uma máquina virtual. Via Gnome (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

4 comentários

  1. Gosto muito do GNOME. Torço muito para que o projeto cresça cada dia mais. Testaremos as mudanças daqui uns dias. =D

    PS: outro vídeo feito pela Freehive. Bah, acho muuuito legal isso.

  2. Gostei das melhorias. Realmente são muito bem vindas, especialmente o uso de recursos. O GNOME merecia essa upgrade, tava andando meio pesadão. O Debian Sid está recebendo a nova versão. Espero que tais melhorias sejam constantes, apesar de ser uma interface diferentona das demais, o GNOME é apaixonante. Parabéns aos desenvolvedores do projeto pelo trabalho nesta release.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário