O Gnome 42 foi lançado nesta quarta (23). A nova versão do ambiente gráfico para Linux é ambiciosa: conta com grandes novidades e uma série de melhorias nas fundações, como a migração de aplicativos básicos/pré-instalados para o framework GTK 4 e o novo padrão visual libadwaita.
Os destaques do Gnome 42:
- Modo noturno nativo.
- Nova ferramenta de prints.
- Vários aplicativos atualizados para o GTK 4 e libadwaita — melhor desempenho, novo estilo de interface moderno e novos elementos de interface do usuário.
- Novos aplicativos padrões: Text Editor (editor de textos básico; entra no lugar do Gedit) e Console (novo emulador de terminal).
- Suporte ao protocolo RDP em sessões remotas.
- Vários ajustes e melhorias na interface.
O Fedora 36, provavelmente a melhor distribuição para quem gosta do Gnome puro, está previsto para 26 de abril e trará o Gnome 42. Quem estiver curioso pode instalar o Gnome OS em uma máquina virtual. Via Gnome (em inglês).
Gosto muito do GNOME. Torço muito para que o projeto cresça cada dia mais. Testaremos as mudanças daqui uns dias. =D
PS: outro vídeo feito pela Freehive. Bah, acho muuuito legal isso.
Aos poucos as melhorias vão acumulando e deixando o sistema ainda mais bonito e funcional.
Deu até vontade de instalar no macbook
Gostei das melhorias. Realmente são muito bem vindas, especialmente o uso de recursos. O GNOME merecia essa upgrade, tava andando meio pesadão. O Debian Sid está recebendo a nova versão. Espero que tais melhorias sejam constantes, apesar de ser uma interface diferentona das demais, o GNOME é apaixonante. Parabéns aos desenvolvedores do projeto pelo trabalho nesta release.