Dois homens, em poses diferentes, usando cuecas pretas da Insider, um em cada canto da imagem. No centro, a frase: “A cueca mais confortável com 12% Off. Cupom MANUALDOUSUARIO12”

Duas novidades legais do Firefox 93

Duas coisas legais do novo Firefox 93 — uma consta nas notas da versão, a outra não. A primeira é a descarga automática do conteúdo de abas quando houver pouca memória disponível no sistema. Funciona igual em celulares: quando o sistema está sem memória, uma aba em segundo plano fica “oca”, ou vazia, e só é recarregada novamente quando o usuário a traz ao primeiro plano, preservando a posição da rolagem e dados preenchidos em formulários. Por ora, só no Windows — em Linux e macOS o recurso chega em breve. No link ao lado há uma explicação mais técnica/detalhada. Via Mozilla Hacks (em inglês).

A outra novidade diz respeito aos temas claro e escuro. Uma nova opção no about:config, a layout.css.prefers-color-scheme.content-override, permite destacar as duas coisas — usar o sistema em modo escuro, mas carregar os sites nas versões claras. Os códigos são os seguintes: escuro (0), claro (1) ou sistema (2). Via Hacker News (em inglês).

Outras novidades dignas de nota são o suporte padrão ao formato de imagens AVIF, um sistema de proteção contra downloades potencialmente inseguros e melhorias nos recursos de proteção à privacidade nativos. Via Mozilla (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

2 comentários

  1. Sobre o modo escuro, isso é bem bacana.
    As vezes coloco o Windows em modo escuro, e o Chrome, meu navegador padrão, segue o modo.
    Mas, as páginas seguem claras, aí, fica ruim demais.
    Sei que dá pra forçar modo escuro no Chrome, mas o resultado não é tão legal.

    1. Eu acho que justamente por causa dessas inconsistências que o modo escuro é inviável. Pior do que ter tudo no modo claro é ter muita coisa no modo escuro e, do nada, uma tela branca ofuscar a sua visão e incomodar. A alternância cansa bem mais do que um modo claro consistente

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário