
Ao pedir a seus usuários para que liberem o rastreamento dos seus passos no iOS 14.5, recurso chamado de Transparência no Rastreamento em Apps (ATT, na sigla em inglês, o Facebook apelou. Na mensagem (acima), presente nos apps do Facebook e do Instagram, a empresa diz que rastrear todos os passos do usuário em sites e outros apps do celular “ajuda a manter o Facebook/Instagram gratuito”. Via @ashk4n/Twitter (em inglês).
O apelo tem razão de ser. Há meses o Facebook reclama do novo recurso de privacidade do iOS 14.5, lançado segunda passada (26/4). E os primeiros sinais do “ad-pocalipse” começam a aparecer: dados preliminares da consultoria Branch Metrics apontam que apenas 4% das pessoas que viram a tela de autorização do ATT liberaram o rastreamento irrestrito por apps. Via @alexdbauer/Twitter (em inglês).
Até 2019, o Facebook estampava na capa do seu site que o serviço “é gratuito e sempre será”. Mais uma evidência do valor que a palavra das grandes empresas tem. Via Insider (em inglês).
Eu arrisco a dizer que essa nova política do iOS se tornou um marco, um catalisador de uma revolução em potencial. No mínimo, é a novidade mais importante da Internet da última década. Pena que pouco falada, ainda.
Isso me animou muito, não tenho condição financeira pra comprar iphone/ipad/macbook/imac, mas quero ter dispositivos com privacidade. Espero que a Apple faça a divulgação “pró-privacidade” com muita força, e consiga que mais gente saia do android para o ios, e assim TALVEZ as fabricantes de smartphones android façam pressão para a Google TALVEZ fazer algo a respeito.
Sério, quero muito que isso aconteça. Quem sabe quando eu conseguir um emprego eu compre um iphone em 24x pra “mostrar apoio”.
todo mundo copia a Apple, o Google podia seguir o mesmo caminho com o Android né…
O choro é livre, Facebook! RSrsrsrs