Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

Facebook libera conteúdo que sugere que o coronavírus foi criado pelo homem

O Facebook removeu a proibição de postar conteúdo sugerindo que o SARS-CoV-2, o coronavírus causador da COVID-19, tenha sido criado pelo homem. (O tópico ainda consta na versão em português do Brasil, porém; veja um comparativo.) Em nota enviada ao site Politico, um porta-voz da empresa justificou a mudança “à luz das investigações em andamento da origem da COVID-19 e em consulta a especialistas em saúde pública”. Via Politico (em inglês).

De fato, nesta quinta (26), o presidente norte-americano Joe Biden pediu à inteligência do país para que “redobre os esforços” a fim de determinar a origem do coronavírus. Só que, ao contrário do que a regra agora derrubada do Facebook sugere, nenhuma das hipóteses consideradas é a de que o vírus foi criado pelo homem. A nova suspeita é de que ele teria vazado de um laboratório chinês, e não pulado de um animal selvagem para os seres humanos, teoria mais aceita até o momento. O New York Times tem um bom “explainer” (em inglês).

Conforme explica o Politico, “estudos genéticos do vírus encontraram falhas na proteína que ele usa para se conectar a células humanas”, característica que certamente seria evitada por alguém que estivesse criando uma arma biológica.

A vasta lista de tópicos proibidos sobre a pandemia, o vai-e-vem das regras e, agora, este erro conceitual grave do Facebook, demonstram a complexidade que existe na moderação de conteúdo pelas grandes plataformas. Lá vem (mais) uma onda de teorias da conspiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Tudo é teoria da conspiração, até que não seja mais.
    É como eu tenho dito: não pode dar o poder de censura mem pra governo nem pra big tech, tem que permitir tudo na internet, tem que ter liberdade de expressão plena. Vai existir gente que acha que terra é plana? Vai, mas deixa eles. O que não pode é censurar essas pessoas. O que não pode é um big tech decidir o que pode e o que não pode, o que é certo e o que é errado.
    Agora caíram na real do vírus. E depois? Quantas coisas não foram tachadas de falsas e não eram falsas?

    1. mesmo as palavras levem a morte aos pessoas? que gerem problemas de saúde e gerem violência? como fica a justiça com seus leis?

    2. O dilema da censura é o seguinte: ocultar fatos só é difícil quando muitos sabem sobre o mesmo.

  2. Se chegarem a descobrir que de fato foi criado pelo homem não me espantaria. E os países do mundo inteiro não fizerem nada contra a China mesmo assim, também não.

      1. Então Ghedin, foi por isso que eu falei SE descobrirem. E logo depois confirmei com MESMO ASSIM. O que eu quero dizer é que, caso isso ocorra e os países do mundo não fizerem nada contra a china, não me espantaria em nada.

        1. Perfeito, eu que me precipitei. Não parece, pelos indícios que temos hoje, que o coronavírus tenha sido feito em laboratório. Tanto que essa hipótese, fora nesse fiasco do Facebook, não é suscitada pelas autoridades.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário