Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi ou plano de dados.

— Fabio Faria, ministro das Comunicações.

A declaração do ministro foi dada em um evento em Natal (RN). Como lembra o Telesíntese, o sonho (dos radiodifusores) de transformar todo celular em um radinho FM não é novo — há um projeto de lei de 2017 parado na Câmara, por exemplo.

Seria legal ter esse recurso — eu ouço rádio todo dia pelo celular usando um aplicativo que transmite rádios FM do mundo inteiro via internet —, mas é inegável que tal demanda soa a um anacronismo em um mercado tão globalizado e que tem outras prioridades, como o de celulares. (Já imaginou a Apple anunciando o iPhone 13 com rádio FM? Nem eu.) Via Telesíntese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Uma coisa importante para a discussão: a maioria (se não todos) os SoC modernos de celulares já vem com receptores de FM embutido. É uma questão de habilitar pelo driver e instalar o software. Inclusive é bem comum em ROMs da comunidade elas liberarem rádio FM de aparelhos que na ROM stock não tem.

  2. Estranho.

    Não creio que deveria ser prioridade este tipo de coisa – a propósito, pelo que sei, teve uma bagunça devido a ideia que seria desativada as rádios AM devido a ativação da rede 5G, só que uma ideia que botaram, que era a de migrar rádios para a FM, inclusive em faixas de onda nas quais rádios fabricados atuais não trabalham não vingou.

    Sei que tinha os estudos (ainda mais por entusiastas do que por profissionais de mercado) para a implantação de um sistema digital de rádio (o Digital Radio Mondiale era o esperado dos entusiastas, enquanto que padrões com especificações mais restritas como DAB era o esperado pelos profissionais do mercado).

    Prefiro – inclusive – na verdade separar o rádio FM do celular. Não que integra-lo seja ruim, tem suas praticidades. Mas incentivar este tipo de segregação ajuda a entender que o celular não deveria ter muita coisa concentrada também.

    Outra coisinha que as comunicações deveriam se atualizar seria na legislação dos canais de TV – revisar, atualiza-los e estudar criar leis que possam até prever o futuro em relação a eles. Infelizmente o ministro da comunicação atual é ligado a máfia das TVs, então…

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário